Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 11.02.2011 11.02.2011

Fliporto 2011 homenageia Gilberto Freyre e o Oriente

A Feira Literária Internacionalde Pernambuco (Fliporto) continua se estruturando e mostrando que tem forçapara se tornar uma das três maiores festas literárias do Brasil. Tradicionalmenterealizada no balneário de Porto de Galinhas, em 2010 a festa foi para Olinda,em Marins dos Caetés. Antes concentrado em um resort, o festival se expandiupara o Centro Histórico da cidade vizinha a Recife. A mudança foi tão significativa que o eventoatraiu 60 mil pessoas.

Na sétima edição, o tema da feira -“”Uma viagem ao Oriente”” – homenageará Gilberto Freyre, autor de China tropical (UnB, 2003), na qual representou seu pioneirismo ao observar a matriz oriental doBrasil. Além do diálogo entre Oriente e Ocidente, o evento falará daHolanda, já que em 2011 a expulsão dos holandeses do Brasil completa 350 anos.

Durante a Fliporto 2011, que será realizada entre os dias 11 e 15 de novembro, o acadêmico e presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça, será laureado. Resta torcer para que a preocupaçãoprincipal dos organizadores da Fliporto continue a ser a aproximação dos autoresparticipantes com o público leitor.

Recomendamos para você