Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 25.02.2011 25.02.2011

FLIP 2011

Após a mudança na curadoria da FestaLiterária Internacional de Paraty (Flip) – Flávio Moura, que foi oresponsável pela programação entre 2008 e 2010, foi substituído pelo críticoliterário e jornalista Manuel da Costa Pinto – a programação da edição 2011começa a se desenhar.

A Flip deste ano, marcada para 6a 10 de julho, tem Oswald de Andrade como homenageado. Estão confirmados osescritores argentinos Andrés Neuman e Pola Oloixarac, o português Valter Hugo Mãe eo francês Emmanuel Carrère. Além destes, o jornalista norte-americado David Remnick, o jornalista e quadrinista nascido em Malta Joe Sacco, e o crítico literário italiano Franco Moretti confirmaram presença. Completa a lista até o momento, o  cineasta e jornalista francêsClaude Lanzmann, 85 anos, diretor de Shoah, filme com nove horas de duração quereúne entrevistas com sobreviventes dos campos de concentração nazistas.

O desafio de CostaPinto é manter o sucesso das últimas edições da Flip, com uma programação quefuja das críticas da edição anterior – como repetição de convidados, porexemplo.

Poetas como Augusto de Campos (que completou 80 anos no dia 14 de fevereiro) e Glauco Mattoso (que fará 60anos no dia 29 de junho) poderiam ser convidados para a Flip 2011. Fica asugestão.

Recomendamos para você