Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 01.07.2009 01.07.2009

FLIP 2009

A cidade já começa a encher para a 7. Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), quando são esperados entre 20 mil e 30 mil pessoas a partir desta quarta-feira, 1. de julho até o próximo domingo. A equipe do SaraivaConteúdo já está na acolhedora cidade do litoral sul fluminense, de onde vai trazer a cobertura diária em nosso Blog de Letras das principais mesas, debates discussões com notas, impressões, pílulas, fotos de tudo o que estiver acontecendo por aqui.

As principais mesas, na Tenda dos Autores, com ingressos praticamente esgotados, vão contar com nomes como o escritor português Lobo Antunes, o biólogo Richard Dawkins, os jornalistas Gay Telese e Catherine Millet, a artista Sophie Calle, o historiador Simon Chama, os escritores chineses Ma Jian e Xinran, o mexicano Mario Bellatin, sem falar nos brasileiros Chico Buarque (cujos ingressos foram os primeiros a esgotarem, tanto pra tenda principal como para a Tenda do Telão), Milton Hatoum, Cristóvão Tezza, Bernardo Carvalho, Zuenir Ventura e Sérgio Rodrigues, entre outros. Confira a programação completa. 
A Flip Etc. este ano passa a se chamar Flip Casa de Cultura e conta também com debates, palestras, pré-estréia de filmes em uma extensão da programação principal. Com o apoio da Saraiva, a Flip Casa de Cultura traz alguns nomes que estarão na Tenda dos Autores, como o afegão radicado na França Atiq Rahimi, que  no ano passado ganhou o principal prêmio de literatura francesa com o romance Syngué sabour: pedra-de-paciência (Estação Liberdade), que participa de uma mesa sobre cinema, ele que também é roteirista, e Milton Hatoum, que vai falar sobre Euclides da Cunha, junto com Walnice Nogueira Galvão, no ano de centenário da trágica morte do engenheiro, escritor e jornalista.
A Flip Casa de Cultura, que tem apoio exclusivo da Saraiva também recebe o jornalista Jon Lee Anderson, que já participou anteriormente da festa literária, autor de A queda de Bagdá (Objetiva) e Che Guevara: uma biografia (Companhia das Letras); o escritor angolano Ondjaki e o brasileiro Marcelino Freire, que vão discutir o Acordo Ortográfico que começou a vigorar por aqui no início deste ano; a pré-estréia de Só dez por cento é mentira, documentário de Pedro Cézar, dedicado ao poeta Manoel de Barros; e De corpo inteiro, adaptação do homônimo livro de Clarice Lispector com entrevistas feitas pela escritora para as revistas Fatos & Fotos e Manchete, nos anos 1960 e 1970. Confira a programação completa.
A já conhecida Flipinha, destinada ao publico infantil e juvenil, teve início nesta manhã de quarta-feira para os estudantes da cidade. Até domingo, recebe nomes como Ruth Rocha, Carlos Heitor Cony, além de apresentações teatrais, musicais, contação de história e uma inédita Oficina de Declamação de Poesia. Dez mil crianças, 600 professores, 30 apresentações das escolas e 24 autores no total integram a programação para a petizada. Confira a programação completa.
E este ano os adolescente ganham programação exclusiva com a FlipZona, com oficinas de produção e edição de áudio e vídeo, de texto, fotografia e debates. Um pouco disso tudo você vai encontrar aqui no SaraivaConteúdo nos próximos dias. 




Share |


Recomendamos para você