Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 09.05.2013 09.05.2013

Filmes, séries e comics que viraram games. Quais são seus favoritos?

Por Guilherme Machado
 
Tornou-se comum vermos adaptações de filmes, séries e comics para os jogos, e apesar de parecer uma transição fácil e com um sucesso certo, não é assim que funciona.
 
O público gamer é bem exigente em relação a isso, o que fez com que séries extremamente populares se tornassem jogos não tão bons, que não agradaram aos fãs.
 
No entanto, alguns dos maiores clássicos dos games tiveram suas origens nas páginas dos quadrinhos e nas telas dos cinemas e das TVs. Aqui vão alguns exemplos:
 
DRAGON BALL Z
 
Um dos mangás/animes mais famosos do mundo fez sua transição para os jogos pela primeira vez em 1986, no game chamado Dragon Ball: Shenron no Mazho para o NES.
 
A partir daí, o número de títulos só foi aumentando, passando por praticamente todas as gerações de consoles, desde os clássicos Super Nintendo, Game Boy e Sega Saturn até PS1, PS2, PS3, Wii e XBOX.
 
Ao todo, somam-se mais de 40 jogos da série Dragon Ball Z.
 
JAMES BOND – 007
 
O Agente 007 foi outro que saiu das telonas para os jogos eletrônicos há algumas décadas. Em 1983 saiu James Bond 007 para o Atari 2600 e 5200.
 
James Bond 007
 
Os games mais famosos de James Bond baseados nos filmes são GoldenEye 007 (1997) para Nintendo 64 e Quantum of Solace (2008) para Playstation 3. Ambos seguem fielmente a trama dos filmes.
 
O Agente possui inúmeros outros jogos, mas a maioria deles com enredo original.
 
THE WALKING DEAD
 
Uma das séries de TV mais assistidas atualmente e um dos quadrinhos de maior sucesso também tiveram seus representantes no mundo gamer.
 
The Walking Dead: The Game foi o primeiro a ser lançado. Baseado nos quadrinhos, o game no estilo point-and-click levou o prêmio de jogo do ano em 2012. 
 
The Walking Dead: Survival Instinct
 
O jogador tem a capacidade de tomar o rumo que quiser, já que a história se baseia nas escolhas que cada um faz a partir dos problemas que são apresentados, tornando a experiência única para cada pessoa.
 
Em 2013 foi lançado o game The Walking Dead: Survival Instinct, com enredo baseado nos fatos que ocorrem antes de a série começar, mostrando a caminhada dos irmãos Daryl e Merle Dixon até chegarem à cidade de Atlanta, onde o seriado se inicia.
 
BATMAN
 
O cavaleiro das trevas apareceu pela primeira vez nos games em 1986, no jogo Batman, que tinha um enredo original no qual o objetivo era salvar Robin. Em 2009 foi lançado Batman: Arkham Asylum. Baseado nos quadrinhos da DC Comics, o game foi um sucesso de vendas e recebeu críticas muito boas, chegando a ganhar diversos prêmios.
 
O enredo parte do momento em que Coringa ataca o gabinete do prefeito de Gotham, mas é surpreendido por Batman, que o leva para o Asilo Arkham.
 
Dois anos depois, Batman protagonizou outro grande jogo baseado nos quadrinhos, Batman: Arkham City, ganhando prêmios de Melhor Jogo Adaptado, Melhor Jogo de Ação e Aventura e Melhor Jogo para XBOX 360.
 
Sua participação no mundo gamer não se limita apenas a esses games, já que também ganhou sua versão em forma de LEGO e aparições em jogos como Injustice e Mortal Kombat vs. DC Universe.
 
O PODEROSO CHEFÃO (THE GODFATHER)
 
 The Godfather
 
Don Corleone e sua família fizeram parte do mundo dos games em dois jogos, The Godfather e The Godfather 2. O primeiro título foi lançado em 2006 para PS2, PC e XBOX e se baseia na produção de 1972, uma obra-prima do cinema mundial. Diversos atores do filme participaram com suas vozes para dublar os personagens do jogo, como James Caan (Sonny Corleone), Robert Duvall (Tom Hagen) e Abe Vigoda (Salvatore Tessio). A continuação saiu em 2009, com o game The Godfather 2, baseado no segundo filme da trilogia.
 
MAIS GAMES/FILMES
 
Inúmeros outros jogos lançados tiveram suas origens nos filmes, séries e quadrinhos, como Game of Thrones, Prison Break, Harry Potter, Spider-man, Quarteto Fantástico e muitos outros.
 
Alguns se destacaram mais do que os outros, mas com certeza todos são um prato cheio para os gamers fanáticos, proporcionando uma diversão diferente da que temos lendo e assistindo – já que passamos a controlar nossos personagens favoritos.
 
O próximo lançamento de game baseado em filme será The Smurfs 2, jogo inspirado no segundo longa-metragem da série, que será produzido pela Ubisoft e tem como mês de lançamento julho de 2013.
 
Ele dará sequência ao jogo The Smurfs Dance Party, lançado em 2011, estará disponível para as plataformas PS3, XBOX360, Wii, WiiU e Nintendo 3DS.
 
Veja o trailer do game: 
 

 
 
 
Recomendamos para você