Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 20.11.2014 20.11.2014

Filmes que têm livros como personagens primordiais da história

Por Fernanda Oliveira
 
É interessante observar como muitos livros narram histórias que giram em torno de um livro, ou seja: essas obras têm como um de seus personagens principais um livro. Confuso? Redundante?
 
Para ilustrar, vale usar como exemplo a obra do autor espanhol Carlos Záfon, A Sombra do Vento (2001). O título narra a história do garoto Daniel Sempere, que, após encontrar o livro A Sombra do Vento no Cemitério dos Livros Esquecidos, envolve-se em uma trama misteriosa, marcada pela queima de todos os exemplares dessa obra.
 
No entanto, em outros casos, além de personagens literários, muitos livros acabam se tornando personagens de filmes. Afinal, inúmeros títulos têm ganhado adaptações cinematográficas (A Sombra do Vento ainda não "virou" filme, mas muitos têm comentado de seu potencial para um bom enredo).
 
Então, para comemorar o Dia Internacional do Livro (22 de novembro), nós do SaraivaConteúdo listamos cinco longas com enredos que giram em torno de um livro ou mesmo de uma série deles. Confira a seguir.
 
ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS
 
1. A HISTÓRIA SEM FIM
 
Baseado no livro homônimo escrito pelo alemão Michael Ende, o filme A História Sem Fim (1984) começa quando Bastian (Barret Oliver), ao se esconder em uma livraria para fugir de garotos da escola que o perseguiam, encontra a obra A História Sem Fim. Ao ler o grande e curioso volume, o menino é transportado para o mundo de Fantasia. A partir daí, Bastian dá início a uma grande aventura, na qual precisa ajudar a Imperatriz Criança (Tami Stronach), que governa Fantasia – ela está morrendo e seu mundo sendo destruído pelo Nada. Nessa jornada, o garoto encontra diversos seres fantásticos, como o dragão da sorte Falkor, além do jovem guerreiro Atreyu (Noah Hathaway). O longa ganhou duas sequências: A História Sem Fim 2 (1990) e A História Sem Fim 3 (1994).
 
Livro A História Sem Fim
 
2. A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
 
O longa-metragem A Menina que Roubava Livros (2013) é uma adaptação do best-seller do escritor australiano Markus Zusak. A obra, que se passa na Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial, narra a história de Liesel Meminger (Sophie Nélisse). A jornada da garota começa quando sua mãe, uma comunista perseguida pelos nazistas, a envia, junto com seu irmão mais novo, para viver com uma família adotiva. No trajeto, o menino morre e, durante seu enterro, o coveiro deixa cair um livro, que é pego por Liesel. Depois desse primeiro exemplar, já acolhida pelos pais adotivos, a menina passa a roubar livros. Através deles, ela desenvolve o gosto pela leitura, que é estimulado tanto pelo pai Hans (Geoffrey Rush) como pelo judeu Max (Ben Schnetzer), refugiado na casa de sua nova família.
 
Mesmo durante os difíceis anos da Segunda Guerra Mundial, a garota Liesel Meminger desenvolve o gosto pela leitura
 
3. CORAÇÃO DE TINTA
 
O filme Coração de Tinta (2008) é baseado no livro infantojuvenil homônimo da escritora alemã Cornelia Funke. A obra literária faz parte da trilogia O Mundo de Tinta, composta ainda por Sangue de Tinta (2005) e Morte de Tinta (2007). No longa, Mortimer Folchart (Brendan Fraser), junto com sua filha de 12 anos, Meggie (Eliza Hope Bennett), segue em uma jornada em busca de um exemplar do livro Coração de Tinta. O objetivo é libertar sua esposa Theresa (Sienna Gillory), que há muitos anos segue aprisionada na história. Tanto Mortimer quanto Meggie têm o poder de dar vida a personagens de livros ao ler as histórias em voz alta; por isso, são chamados de "língua encantada". Porém, ao longo dessa busca, vilões "saem" das páginas do exemplar e até mesmo o autor do livro participa do regaste de Theresa.
 
Mortimer Folchart, junto com sua filha Meggie, busca um exemplar do livro Coração de Tinta, no qual sua esposa está aprisionada
 
4. HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
 
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) é o sexto filme da saga Harry Potter, baseada nas obras literárias de J. K. Rowling. Nesse longa, Harry Potter (Daniel Radcliffe) está em seu sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Durante uma das aulas de Poções, ele encontra um antigo exemplar da obra Curso Avançado no Preparo de Poções, pertencente a um ex-aluno da escola que se intitulava "O Príncipe Mestiço". Com as anotações do ex-dono do livro, Harry se torna o melhor aluno da aula de Poções, que nesse ano é ministrada por Horácio Slughorn (Jim Broadbent), já que Severo Snape (Alan Rickman), o antigo professor da disciplina, passa a dar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. No entanto, o livro, que, além de anotações, conta com poções e feitiços criados por seu antigo dono, foi de propriedade de Snape, ou seja, "O Príncipe Mestiço". O jovem bruxo acredita que o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas é um Comensal da Morte, sobretudo após ele matar Alvo Dumbledore (Michael Gambon), diretor de Hogwarts.
 
No livro do Príncipe Mestiço, Harry Potter encontrou inúmeras anotações que ajudavam no preparo das poções
 
5. O ÚLTIMO PORTAL
 
Adapto do romance O Clube Dumas, do escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, o filme O Último Portal (1999) é protagonizado por Johnny Depp, que vive Dean Corso, um especialista e negociante de livros raros. Ele é contratado por Boris Balkan (Frank Langella), um milionário de Nova York, para verificar a autenticidade da obra Os Nove Portais Para o Reino das Sombras. Acredita-se que ele tenha sido escrito por Aristide Torchia e por Lúcifer (o demônio) e publicado em 1666. Como existem apenas três originais, o trabalho de Dean é comparar o exemplar de Balkan com os outros dois que restam em Portugal e na França. Na viagem para realizar sua pesquisa, o especialista em livros se depara com mortes e situações estranhas e misteriosas. Assim, mesmo não acreditando no diabo, Dean fica cada vez mais determinado a resolver o mistério em torno da obra, que teria o poder de invocar o demônio e abrir as portas para o inferno – real objetivo do milionário norte-americano.
 
Dean Corso é um especialista e negociante de livros raros que precisa verificar a autenticidade do livro Os Nove Portais Para o Reino das Sombras, o qual teria sido escrito por Lúcifer
 
 
Recomendamos para você