Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Filmes de super-heróis, como ‘Batman’, ‘Vingadores’ e ‘Homem-Aranha’, invadem as telas dos cinemas em 2012

 
Por André Bernardo
Os Vingadores
 
Filme de super-herói é um dos gêneros mais rentáveis de Hollywood. Cada novo lançamento é aguardado com ansiedade por fãs, críticos e executivos.
 
Só a trilogia Homem-Aranha, de Sam Raimi, arrecadou 2,5 bilhões de dólares.
 
Batman, o Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, não fica atrás. Conquistou o terceiro lugar entre as maiores bilheterias da história, com 1,1 bilhão de dólares.
É por essas e outras que 2012 promete fazer a alegria de muita criança – e marmanjo também! – pelo mundo afora.
 
 
 
Até dezembro, estão previstas as estreias de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de Christopher Nolan; Os Vingadores, de Joss Whedon; O Espetacular Homem-Aranha, de Mark Webb; O Motoqueiro Fantasma 2, de Mark Neveldine e Brian Taylor, e Dredd, de Pete Travis. 
Mas qual desses filmes será o “arrasa-quarteirão” da temporada? A resposta divide especialistas.
 
Alexandre Callari, autor de Quadrinhos no Cinema – O Guia Completo dos Super-Heróis, aposta na inédita e ambiciosa reunião de vários heróis da Marvel, como Capitão América, Homem de Ferro e Thor, em uma única superprodução. “Os Vingadores será tudo o que a Marvel fez até agora elevado à potência”, acredita.
 
Já André Morelli, de Super-Heróis no Cinema e Nos Longas-Metragens da TV, leva fé na terceira e última parte da trilogia do Homem-Morcego. “O único inimigo à altura de Batman é a enorme expectativa criada pelo público em torno desse filme. Posso estar enganado, mas nem mesmo a reunião dos heróis da Marvel em Os Vingadores vai conseguir chamar tanta atenção”, arrisca.
 
Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Editor da revista Mundo dos Super-Heróis, Manoel de Souza não esconde uma leve predileção pelo filme da Marvel. “Não posso arriscar 100%, mas acho que será um divisor de águas”, palpita.
 
Mesmo assim, Souza evita fazer previsões. “Ano passado, quebramos a cara. Enquanto X-Men –Primeira Classe ficou melhor do que o esperado, Lanterna Verde foi uma grande decepção”, justifica.
 
Nas teias da incerteza
Na briga pelo título de maior “blockbuster” do ano, um “escalador de paredes” que atende pela simpática alcunha de “amigão da vizinhança” parece estar em desvantagem.
 
“Acho que sentiremos falta de (Tobey) Maguire. Ele já estava sedimentado no papel de Peter Parker. Além disso, me incomoda o fato de o filme mostrar de novo a origem do personagem. É desnecessário!”, queixa-se Callari.
 
Andrew Garfield na pele do Homem-Aranha
Morelli concorda. Para ele, o diretor Mark Webb e o ator Andrew Garfield terão pela frente a dificílima tarefa de ter o trabalho comparado a uma das mais bem-sucedidas franquias da história do cinema.
 
“O problema é que se passaram apenas cinco anos desde Homem-Aranha 3. O universo criado pelo diretor Sam Raimi para o aracnídeo ainda está presente na memória das pessoas”, explica.
Mas, em um mercado tão lucrativo quanto o das adaptações de HQs para o cinema, o “reboot” é uma tendência. Quase uma obrigação.
 
Por isso, os especialistas são da opinião de que o “alter ego” do milionário Bruce Wayne não deve ficar muito tempo sem dar as caras em Gotham City. “A Warner não vai deixar uma franquia rentável como Batman desativada por muito tempo”, tranquiliza Callari.
 
Das HQs para as telas do cinema
Se isso ocorrer, não será a primeira vez. Em 2006, o cineasta Bryan Singer tentou reativar a franquia do Super-Homem. Não deu muito certo.
 
O filho mais famoso de Krypton vai aterrissar novamente na telona em 14 de junho de 2013. No lugar de Brandon Routh, Henry Cavill. Alguns filmes, como Superman – O Retorno, Demolidor – O Homem sem Medo e O Incrível Hulk, não passaram da primeira tentativa.
“Todos os três merecem uma segunda chance”, opina Souza. Se pudesse, Morelli daria uma segunda chance ao Demolidor, o Homem Sem Medo, e Callari, a Elektra, a Ninja Assassina. “No caso de Elektra, o pessoal acertou na escolha da atriz (Jennifer Garner), mas errou feio na do diretor, roteiro e tudo mais”, lamenta.
Do vasto universo de personagens criados por duas das maiores editoras de quadrinhos do mundo, a Marvel e a DC, alguns deles, como Namor, Punho de Ferro e Luke Cage, da Marvel, assim como Mulher-Maravilha, Aquaman e Flash, da DC, ainda não ganharam vida fora das HQs.
 
“Um personagem aquático, como Namor ou Aquaman, proporcionaria um perfeito espetáculo visual. É um sonho!”, empolga-se Callari.
Para Morelli, o sonho mesmo de qualquer aficionado por quadrinhos é reunir Batman e Super-Homem, integrantes da Liga da Justiça, em uma mesma superprodução.
 
“O problema são os altos custos de um projeto que envolve tantos atores e efeitos especiais. Só imagino que um projeto desses possa sair do papel se Os Vingadores se tornar o maior sucesso de 2012”, especula Morelli. Aos fãs de HQs, só resta esperar.
 
 

FILMES DE SUPER-HERÓIS COM ESTREIA PREVISTA PARA 2012

 
Motoqueiro Fantasma – O Espírito de Vingança
 
 
Previsão de estreia: 17 de fevereiro de 2012.
Diretor: Mark Neveldine e Brian Taylor.
Elenco: Nicolas Cage (Johnny Blaze/Motoqueiro Fantasma) e Fergus Riordan (Danny Ketch).
Sinopse: Nove anos depois de tornar-se o Motoqueiro Fantasma, Johnny Blaze se refugia no Leste Europeu. Lá, leva uma vida normal até ser obrigado a entrar em ação novamente para salvar a vida de Danny Ketch, um garoto de apenas 10 anos.
 
 
Os Vingadores
 
Previsão de estreia: 27 de abril de 2012.
Diretor: Joss Whedon.
Elenco: Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr (Tony Stark/Homem de Ferro), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Bruce Banner/Hulk), Scarlet Johansson (Natasha Romanoff/Viúva Negra), Jeremy Renner (Clint Barton/Gavião Arqueiro) e Samuel L. Jackson (Nick Fury).
Sinopse: Quando um inimigo desconhecido ameaça destruir a Terra, Nick Fury, o diretor da agência internacional SHIELD, recruta uma equipe de super-heróis para livrar o mundo de uma possível catástrofe.
 
O Espetacular Homem-Aranha
 
Previsão de estreia: 03 de julho de 2012.
Diretor: Mark Webb.
Elenco: Andrew Garfield (Peter Parker/Homem-Aranha), Emma Stone (Gwen Stacy), Tio Ben (Martin Sheen), Tia May (Sally Field) e Rhys Ifans (Curt Connors/O Lagarto).
Sinopse: Peter Parker é um tímido estudante que, após ser picado por uma aranha geneticamente modificada, ganha superpoderes, como escalar paredes ou saltar edifícios. Criado pelos tios, o rapaz investiga o estranho sumiço dos pais.
 
Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge
 
Previsão de estreia: 27 de julho de 2012.
Diretor: Christopher Nolan.
Elenco: Christian Bale (Bruce Wayne/Batman), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Gary Oldman (Comissário Gordon), Anne Hathaway (Selina Kyle/Mulher-Gato) e Tom Hardy (Bane).
Sinopse: Acusado pela morte do promotor Harvey Dent, o “alter ego” do Duas Caras, Batman é perseguido pela polícia de Gotham City. Mesmo assim, o Homem-Morcego precisa voltar à ativa para enfrentar Bane e Mulher-Gato.
 
Dredd
 
Previsão de estreia: 21 de setembro de 2012.
Diretor: Pete Travis.
Elenco: Karl Urban (Joseph Dredd), Olívia Thirlby (Cassandra Anderson) e Lena Headey (Madeline Madrigal).
Sinopse: Em um futuro distante, Joseph Dredd, membro de uma corporação com permissão do Estado para autuar, julgar e executar criminosos, é acusado de um crime que não cometeu. Sem alternativa, precisa provar a própria inocência. 
 
Confira o trailer de O Espetacular Homem-Aranha
 
 
 
Recomendamos para você