Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Filmes brasileiros que vão além da comédia

Por Edu Fernandes
 
Nos últimos anos, as maiores bilheterias do cinema brasileiro são as comédias. Entretanto, uma pesquisa recente da RioFilme indica que o público demonstra interesse por outros tipos de produção, com tramas com mais ação.
Prova da veracidade desse estudo é o sucesso que Alemão (Downtown/Paris) vem fazendo no circuito. Até o momento, o filme já levou quase 1 milhão de pessoas aos cinemas, segundo dados do FilmeB. Para ler entrevista com elenco e diretor do longa, clique aqui.
No dia 10 de abril chega às salas de cinema Confia em Mim (Downtown/Paris), um thriller com claras ambições de atingir o grande público. A previsão é de que o filme seja lançado em cerca de 250 salas – um feito considerável em um circuito pequeno tomado por blockbusters hollywoodianos em cartaz.
A história é sobre Mari (Fernanda Machado, de Amanhã Nunca Mais), uma chef de cozinha com grande potencial, mas que ainda não se sente segura para dar saltos em sua carreira. Isso muda com a chegada de Caio (Mateus Solano, de A Novela das 8) em sua vida, um empresário com quem começa um namoro. Ele a motiva a abrir o próprio restaurante, mas isso pode ser parte de um golpe.
A inspiração para o roteiro veio de um acontecimento real: uma conhecida do diretor Michel Tikhomiroff (O Negócio) foi vítima de um namorado golpista. A partir do contato com outros casos semelhantes, começou-se uma pesquisa que levou ao texto.
 
Na cozinha, Mari ainda se sente insegura
Confia em Mim é um thriller despretensioso que quer entreter o espectador com um enredo com muitas reviravoltas. “A esperança é de poder suprir a demanda por outros gêneros, diferente do que a gente tem visto nos últimos tempos”, disse Tikhomiroff em entrevista para o SaraivaConteúdo.
Para 29 de maio está agendado o lançamento de outro thriller nacional. O Lobo Atrás da Porta (Imagem) acompanha Rosa (Leandra Leal, de Bonitinha, Mas Ordinária), uma mulher que sequestra a filha de seu amante (Milhem Cortaz, de Dores de Amores). O longa é narrado fora da ordem cronológica dos acontecimentos, acompanhando a investigação do delegado (Juliano Cazarré, de Serra Pelada) que cuida do caso.
 
Cena do filme O Lobo Atrás da Porta
Assim como Confia em Mim, a produção traz um elenco estrelado com o intuito de atrair o público para um roteiro instigante. Ambos também contam histórias que poderiam acontecer em qualquer lugar do mundo, mas trazem elementos próprios da sociedade brasileira.
“Não podemos ignorar o país em que a gente está”, analisa Michel. “A história vai automaticamente se impregnar dos temperos brasileiros. É preciso respeitar as regras da gramática do gênero, mas não ignorar a origem, por mais que sejam histórias universais”.
 
Mari desabafa com amiga em cena de Confia em Mim
Quando Mari desconfia de que foi vítima de uma enganação, vai à polícia, mas se depara com agentes corruptos e falta de vontade. Por sua vez, as cenas de O Lobo Atrás da Porta se passam em paisagens tipicamente cariocas (para turistas e para locais), da mesma maneira que 2 Coelhos (Imagem) fez com seu cenário paulistano.
Para Tikhomiroff, o futuro é promissor para os longas nacionais fora do meio cômico. “Tem espaço para todos os tipos de filmes, dos mais intimistas aos filmes de ação. É importante o público brasileiro perceber que é possível contar qualquer tipo de história e abrigar qualquer tipo de gênero”.
 
Veja o trailer de Confia em Mim:
 

 
 
Recomendamos para você