Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 27.05.2011 27.05.2011

Festival intimista começa maratona de três dias

Por Luciana Stabile

A pequena São Francisco Xavier, no interior de São Paulo, recebe grandes nomes da literatura

Neste fim de semana, os amantes da literatura têm um encontro marcado no charmoso distrito de São Francisco Xavier, em São Jose dos Campos (138 km de São Paulo). A região, conhecida por encantar quem busca paz e sossego, recebe grandes escritores da atualidade.

Iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Festival, que está em sua quarta edição, tem motivo para acontecer em São Francisco Xavier. Os organizadores gostam do clima bucólico e intimista da cidade. E é para continuar assim. “O evento está crescendo e poderia crescer ainda mais, mas não é o caso”, afirma André Sturm, curador da Festival e coordenador da Unidade de Fomento e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. 

Para ele o grande diferencial desse festival é justamente esse tom intimista. “O evento é mais ou menos o mesmo há quatro anos”. “Poderíamos ter outras tendas, aumentar as atrações musicais, mas o interessante do festival é você tomar café na padaria da esquina e poder conversar com um escritor importante que também está tomando café ali. Crescer é legal, mas não queremos perder essa intimidade com o público”. “Por isso, o lugar escolhido é fundamental”.

Os escritores que participam do evento também não foram escolhidos ao acaso. Muitos são amigos, todos bons de papo. “Esse ano montamos uma programação baseada no “bom-mocismo”. Os trabalhos desses autores refletem essa idéia”, explica Sturm.

Para alguns dos escritores, como Ignácio de Loyola Brandão, o festival não é novidade. Essa é sua segunda vez em São Francisco Xavier. Outros como Sérgio Sant’Anna, estreiam participação no interior de São Paulo. “É minha primeira vez no Festival e na região”. “Como é o lugar? É bonito por lá?”, pergunta Sant’Anna. “Estou bastante animado. É muito bom poder encontrar com o leitor cara a cara. Moro no Rio de Janeiro e às vezes falo com o pessoal na rua, mas vai ser ótimo encontrar leitores em praça pública”, brinca o autor.


Público e autores se encontram durante o festival / Crédito: Rui Mendes 

Além de Loyola Brandão e Sant’Anna, a programação desse ano ainda traz o argentino Federico Andahazi, que trabalha no próximo romance, assim como Márcio Souza, Antônio Prata, Márcia Tiburi, Luiz Felipe Ponde, Edney Silvestre e Xico Sá.

A música também tem espaço no Festival, Lobão fará dois shows; sábado (28/05), às 22 horas, e domingo (29/05), às 14 horas, e aproveita para conversar com o público sobre sua autobiografia 50 Anos a Mil, escrita em parceria com o jornalista Cláudio Tognolli, que está entre os livros de não ficção mais vendidos do país.

Para quem está nas redondezas e quer participar do evento, a Prefeitura de São Jose dos Campos disponibiliza uma linha especial de ônibus entre os dois locais. Essa linha vai atender, especificamente, o público que se destina ao Festival. Em São José, o ponto de partida do ônibus será no Parque da Cidade e o de chegada, em São Francisco Xavier, na Praça da Igreja São Sebastião.


Praça Cônego Antônio Manzi / Crédito: Cintia Sanchez

Todas as atividades serão concentradas no centro do distrito. A tenda principal (500 lugares), montada na Praça Cônego Antônio Manzi, recebe público e escritores para debates mediados por Cadão Volpato. A programação inclui ainda atividades para as crianças, na biblioteca Solidária: shows no palco principal e no Photozofia Arte & Cozinha (100 lugares), e oficinas exclusivas para professores, estudantes maiores de 18 anos e profissionais que trabalham em bibliotecas. Haverá também um espaço para acessibilidade de portadores de necessidades especiais, criado em parceria com a Assessoria de Políticas para Pessoa com Deficiência. O espaço disponibilizará livros em Braille e áudio books. Uma loja da Livraria Saraiva também será montada na praça principal, onde ficam à venda títulos dos autores presentes. Após as atividades, o local receberá os escritores para sessões de autógrafo.

A programação inteira do evento, gratuito, está disponível AQUI

Recomendamos para você