Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 20.07.2009 20.07.2009

Festival Audiovisual Visões Periféricas 2009

O  Festival Audiovisual Visões Periféricas 2009 chega à sua terceira edição, que vai de 21 a 26 de julho, na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, com novidades. Criado para dar espaço e vez às produções realizadas nas periferias brasileiras, através de associações, ONGs, coletivos, grupos informais organizados e produtores independentes, este ano o Visões Periféricas também abre espaço para uma mistura de públicos, com realizadores que não atuam ou residem nas periferias. No entanto, o conceito segue o mesmo: oferecer visibilidade aos projetos educacionais que se utilizam das novas mídias para a produção audiovisual, ou seja, fundir educação e tecnologia.
Entre as mostras competitivas, mais mudanças: Visorama, tradicional do festival e que exibe os filmes feitos em contextos de formação em audiovisual; Fronteiras Imaginárias, que a partir deste ano tem caráter competitivo e abriu o leque para realizadores mais experientes e que não necessariamente sejam da periferia ou a tenham como tema central; e Tamojuntoemisturado, com foco em produções realizadas exclusivamente através de câmera fotográfica, aparelho de celular e webcam. As mostras Periferia Animada e Cinema da Gema continuam no programa.
Na abertura do festival será exibido o filme Pachamama, de Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, que lança um olhar sobre a América Latina e tem tudo a ver com o conceito do “Visões 2009”, que vai além do Brasil através da novíssima Mostra Ibero-Americana, com filmes das periferias e centros urbanos da América Latina, Portugal e Espanha. Outra novidade é a Mostra Lugar Incomum, que conta com produções do Ceará, Alagoas, Pernambuco e Rondônia.
> Assista à apresentação de Pachamama, feita por Amir Labaki
Durante os seis dias de festival, serão exibidos gratuitamente 125 filmes de todos os cantos do Brasil, do Amazonas a pequena Conceição das Crioulas, na Bahia, divididos em mostras temáticas competitivas ou não. Além de ocupar as duas salas de cinema da Caixa Cultural, no centro do Rio de Janeiro, o festival abriga a exposição fotográfica “Vidas Paralelas”, que documentou o projeto homônimo do Ministério da Saúde para formar uma rede de trabalhadores que utilizem o audiovisual na educação para a saúde familiar. Este ano, o Visões Periféricas oferece ainda cursos gratuitos de utilização básica das novas tecnologias, como as oficinas de VJ, Imagens Remix, e a de blog, Imaginação Digital, entre outras.
Paralelamente ao festival de vídeos, acontecerá o “Deseducando o olhar – Seminário Nacional de Educação Popular em Audiovisual”, realizado em parceria com a ONG Cidadela e o Fórum de Experiências Populares em Audiovisual (FEPA). O evento é voltado para ONGs, coletivos e educadores da rede pública que utilizam tecnologia em sala de aula, oferecendo palestras e debates entre os dias 23 e 25. A inscrição também será gratuita e os participantes receberão um CD-ROM com artigos pertinentes ao tema.
> Confira a programação e a cobertura completa do evento no blog e no site oficial.
Serviço

Festival Audiovisual Visões Periféricas 2009
De 21 a 26 de julho.
Local: Caixa Cultural – Cinemas 1 e 2
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (ao lado da estação Carioca do Metrô). 
Tel.: 2544-4080
Horário: ver a programação em anexo.
ENTRADA FRANCA com distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão.
Classificação: 16 anos.
Acesso para portadores de necessidades especiais.
Recomendamos para você