Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 30.11.-0001 30.11.-0001

Festivais de Verão: música para todos os gostos em diversos pontos do país

Por Andréia Silva
Na foto, o cantor James Blunt
Férias regadas a música, praia e muito calor. A fórmula irresistível vai ser aproveitada por muita gente já neste mês, quando começam os tão esperados festivais de verão, que reúnem artistas de diferentes estilos em diversos palcos espalhados pelo país.
 
O principal é o Festival de Verão de Salvador, que este ano chega à sua 14ª edição e acontece entre os dias 25 e 28 de janeiro.
 
Os destaques são, mais uma vez, a cantora Ivete Sangalo e a atração internacional James Blunt.
 
Tocam ainda Paula Fernandes, Vanessa Da Mata, Luan Santana e Banda Eva.
 
O evento tem, ao todo, 11 espaços diferentes. Os shows principais acontecem no Palco 2012. Já quem quiser curtir uma programação só com samba, forró e axé poderá aproveitar o Casarão dos Ritmos.
 
Ele traz ainda uma tenda eletrônica, onde se apresentarão, entre outros, Yves Larock, Hugo Haus, Michael Kutalek e Bibba Pacheco. A tenda terá 32 horas de programação sem intervalos.
 
 
Veja outros festivais que vão rolar por aí:
 
 
Ressonar Festival
Começa logo na primeira semana de janeiro, de 6 a 9, em Lençóis, na Chapada Diamantina. O festival é um palco aberto onde artistas de diferentes áreas e experiências interagem e, por isso, seu ponto forte é combinar concertos e performances de música experimental, como jam sessions, com estilos regionais e de raiz, sem contar o espaço dedicado à música eletrônica, um dos carros-chefe do evento. 
 
O clima é de total aventura, já que o festival – assim como as acomodações para quem vai – rola na Cratera Lunar, um dos maiores garimpos da região.
 
Fest Verão Itamaracá
Para o festival que acontece nos dias 7 e 14 de janeiro, já foram confirmados os shows Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Garota Safada e Aviões do Forró. Os shows acontecem no forte Orange, na beira da praia que dá nome ao evento.
 
A cantora Ivete Sangalo
 
Festival Verão Jequitimar
 
De 6 a 21 de janeiro acontece o Verão Jequitimar, que rola na praia de Pernambuco, no Guarujá, litoral sul de São Paulo. Para os shows desse ano foram escalados Saulo Fernandes, Alinne Rosa (da banda Cheiro de Amor), Alexandre Pires, Fábio Jr., Maurício Manieri e Edson & Hudson.
 
Summer Soul Festival
No dia 24 de janeiro, São Paulo recebe o Summer Soul Festival, que depois segue para Rio de Janeiro, no dia 25, e Florianópolis, no dia 28.
 
Ele é o mesmo que trouxe Amy Winehouse em 2011. Em sua segunda edição, o festival traz o pop do americano Bruno Mars, vencedor do Grammy na categoria de interpretação vocal masculina por "Just The Way You Are" e autor de outros hits como “Grenade” e “Talking to the Moon”; a celebrada banda inglesa Florence and The Machine, considerada a voz da nova geração de songwriters britânicos e liderada por Florence Welsh; o hit maker brasileiro Seu Jorge; a inglesa Dionne Bromfield, lançada por Amy; e a banda Rox.
MECA Festival
Se você precisava de um pretexto – dos bons – para visitar o litoral gaúcho, não precisa mais procurar. No dia 28 de janeiro acontece o MECA Festival, na praia de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, inteiramente dedicado ao indie e famoso pela organização e preços acessíveis.
 
O line-up deste ano está recheado de boas opções: os brasileiros do CSS e do Copacabana Club, The Rapture, Mayer Hawthorne (que tocou na edição passada do Summer Soul em Floripa, em 2011), Breakbot, o duo alemão Boy e Penguin Prison. Para quem não se lembra, a edição do ano passado deu o que falar com as apresentações de Two Door Cinema Club e Vampire Weekend.
 
Psycho Carnival
Não é raro encontrar pessoas que não curtem a folia e buscam outros estilos para “pular” durante o Carnaval.
 
É justamente para esse público que, há 10 anos, foi criado o Psycho Carnival, com o melhor do gênero psychobilly. O evento rola em Curitiba, de 17 a 21 de fevereiro, em casas noturnas da cidade. Uma das atrações principais é a banda inglesa Coffin Nails, que se apresenta no dia 20.
 
Coffin Nails 
 
Grito Rock
 
O Grito Rock é outra oportunidade para os que não levam jeito para a folia escaparem do Carnaval, embora ele se estenda para além do feriado carnavalesco.
 
O evento é coletivo, um dos maiores no formato em todo o mundo, e acontece em diversas cidades. A organização fica a cargo do Fora do Eixo. 
 
A previsão é que o Grito Rock aconteça em pelo menos 200 cidades do Brasil – em 2011 foram 130 cidades – e em onze países da América Latina, entre os dias 17 de fevereiro e 17 de março de 2012.
 
A expectativa dos organizadores é atingir público de aproximadamente 350 mil pessoas com apresentações de mais de 1.000 artistas. As atrações ainda não foram divulgadas.
Rec Beat
A cantora Yusa (Cuba), Criolo (SP) e Gang do Eletro (PA) já estão confirmados para a 17ª edição do festival que acontece de 18 a 21 de fevereiro, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, na capital pernambucana.
 
Cantora Yusa
 
Yusa é conhecida de alguns brasileiros. Ela gravou com Lenine um DVD ao vivo em Paris, o Incité. Sua música coleciona prêmios e nomeações, entre eles o internacional da BBC de Londres. O ponto alto do festival é apostar no experimental e no encontro da tradição com as novas tendências.
 
 
 
Recomendamos para você