Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 30.11.2012 30.11.2012

Fantasia em bloquinhos

Por Míriam de Souza
 
No final de 2012, estreia a versão cinematográfica de O Hobbit, livro escrito em 1937 pelo britânico J. R. R. Tolkien. Mas Uma Jornada Inesperada não é a única homenagem ao autor, que completaria 120 anos. Chega no dia 7 de dezembro de 2012 Lego The Lord of the Rings, jogo baseado nos filmes da série O Senhor dos Anéis.
 
A Terra Média, universo onde acontecem as histórias de Tolkien, é retratada com peças de Lego no novo game. É a quinta homenagem que a empresa dinamarquesa faz a produções famosas. Já foram adaptadas séries como Star Wars, Indiana Jones e Harry Potter.
 
Assim como nos outros jogos da série Lego, o desenvolvimento ficou a cargo da empresa inglesa Traveller’s Tales. A companhia tentou realizar uma tarefa ousada: recriar toda a Terra Média, não apenas os cenários contemplados pela trilogia O Senhor dos Anéis. O jogador pode conhecer todo o mapa do universo criado por Tolkien, do pacato Condado ao reino de Gondor.
 
É possível encontrar pelo caminho peças Lego feitas de Mithril, um valioso metal mais resistente que aço. Com elas, são forjados equipamentos e armas. Uma novidade do game são alguns elementos de role-playing games (RPG), como a possibilidade de equipar itens para atingir objetivos.
 
Cada personagem tem um conjunto de habilidades. Algumas são exclusividade de certos habitantes do universo de Tolkien. O hobbit Frodo, por exemplo, pode colocar o Um Anel e tornar-se invisível. Enquanto está nessa condição, ele consegue interagir com itens que só podem ser vistos nesse modo de jogo.
 
A Terra Média, universo onde acontecem as histórias de Tolkien, é retratada com peças de Lego
 
Na maioria dos jogos já feitos pela Traveller’s Tales, as cenas são mudas – os personagens Lego não falam. Isso mudou com Lego Batman 2: DC Super Heroes, lançado em junho. Em Lego The Lord of the Rings, os diálogos são diretamente tirados dos filmes, o que dá um tom mais sério aos acontecimentos.
 
Diversos episódios são fiéis aos longas, como a passagem pelas minas de Moria. No entanto, alguns momentos foram adaptados para inserir cenas bem-humoradas, como é tradicional nos jogos Lego. Os puzzles, também marca registrada da série, ficam ao lado de cenas de aventura e são essenciais para completar estágios.
 
OUTROS MUNDOS RECRIADOS EM LEGO
 
Lego Star Wars
O primeiro foi Lego Star Wars: The Video Game, baseado em coleções de brinquedos Lego que homenageavam a série de George Lucas. Não é possível perder definitivamente, já que não há uma tela de game over – o que se tornou marca registrada dos jogos Lego.
 
Enquanto o primeiro game, de 2005, retratava os episódios I, II e III da franquia cinematográfica, em 2006 foi lançado Lego Star Wars II: The Original Trilogy. Dessa vez, os filmes retratados eram Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, das décadas de 1970 e 1980. O terceiro game, Lego Star Wars III: The Clone Wars, é baseado no desenho animado de mesmo nome produzido pela Lucasfilm.
 
Lego Indiana Jones
São dois jogos. Lego Indiana Jones: The Original Adventures, de 2008, retrata os filmes clássicos Os Caçadores da Arca Perdida, Indiana Jones e o Templo da Perdição e Indiana Jones e a Última Cruzada. Em Lego Indiana Jones: The Adventure Continues, o jogador encontra melhorias nas fases dos três longas clássicos, além de conhecer a parte dedicada à quarta produção de Harrison Ford como o aventureiro norte-americano, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal.
 
Lego Batman
É o primeiro jogo da série a ter uma história original. O game não é baseado em nenhum filme do Homem-Morcego. É possível controlar o herói por Gotham City, que é composta por cenários realísticos – alguns elementos são feitos de bloquinhos Lego, como acontece em outros games da franquia. No primeiro jogo, Lego Batman: The Videogame, há 15 níveis jogáveis para os heróis e 15 para os vilões. A continuação, Lego Batman 2: DC Super Heroes, conta com a presença do Super-Homem e do vilão Lex Luthor.
 
Lego Harry Potter
Dois jogos retratam os oito filmes da série: Lego Harry Potter: Years 1-4, de 2010, e Lego Harry Potter: Years 5-7, de 2011. Cada personagem, com sua varinha, pode usar diversas habilidades especiais, que ajudam a desvendar puzzles e explorar o cenário da escola de Hogwarts.
 
Lego Pirates of the Caribbean
Lançado em 2011, o game é baseado na série cinematográfica Piratas do Caribe. É possível jogar com personagens como o Capitão Jack Sparrow ou a mocinha Elizabeth Swann. Cada um deles tem sua habilidade especial. Davy Jones, por exemplo, pode respirar embaixo d’água.
 
 
 
Recomendamos para você