Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 30.11.-0001 30.11.-0001

Falante, B.B. King celebra ao vivo com convidados seu reinado no blues

Por Mauro Ferreira do Blog Notas Musicais
Resenha de CD / DVD
Título: B. B. King Live at the Royal Albert Hall 2011
Artista: B. B. King
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * 1/2
 
Ao entrar em cena no palco do Royal Albert Hall, em Londres (Inglaterra), na noite de 28 de junho de 2011, B.B. King cumprimentou o público e contou que haveria surpresas naquela apresentação, gravada ao vivo para edição de CD e DVD que acabam de chegar às lojas do Brasil em edição dupla da Universal Music que junta os dois produtos em embalagem de CD.
 
As surpresas eram convidados como os guitarristas Ronnie Wood (celebrizado nos Rolling Stones), Slash e Mick Hucknall (a voz e a cara do desativado grupo inglês Simply Red). Bom, com ou sem convidados, na aquela altura do campeonato, então com 85 anos de vida e 62 de carreira, King já não tinha mais nada a provar. O registro ao vivo do show somente coroa seu reinado como cantor e guitarrista de blues. 
 
Extremamente falante, King deleita seu público ao soltar a voz – já sem o vigor e o viço de tempos idos, mas ainda embebida da força dos legítimos bluesmen – em temas como I Need You Sou. A presença dos convidados é a deixa para King se exercitar no toque de sua lendária Lucille, guitarra virtuosa que influenciou nomes como Eric Clapton e Robert Cray.
 
O show transcorre como uma grande jam, um encontro de colegas, ao qual a cantora norte-americana de blues Susan Tedeschi se junta em Rock me Baby. A rigor, B. B. King Live at the Royal Albert Hall 2011 talvez nem seja o melhor registro ao vivo de show do artista do blues pelas falas, pela presença de tantos convidados e pelo clima excessivamente descompromissado. 
 
Ainda assim, CD e DVD flagram o cantor e guitarrista no exercício livre e prazeroso da Arte que King domina como poucos. A gravação ao vivo expõe seu (rico) legado.
 
Capa do CD
 
 
Recomendamos para você