31 outubro 2018
Papos & Ideias

Conversas ao pé do Físico 2018 sobre Uma (Re)visão de Raios X, com Instituto de Física da Universidade do Rio Grande do Sul

Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen foi o primeiro a reconhecer um “novo tipo de raio”, e o denominou como “X” para indicar que era um tipo desconhecido. A repercussão mundial de sua descoberta lhe rendeu o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901. Prof. Roentgen descobriu-os quase por acidente, munido apenas com sua curiosidade e capacidade de executar experimentos bem planejados, e com a metodologia científica adequada. Os raios X são uma forma de radiação eletromagnética de alta frequência capaz de penetrar objetos sólidos, o que lhes rendeu um grande número de aplicações quase que imediatas e ao mesmo tempo admiráveis para nossa sociedade. Tamanho impacto foi suficiente para que em 2009 os raios X fossem eleitos como a mais importante descoberta moderna pelo público britânico.

Nesta palestra será apresentada e discutida a importância dos raios x em diversas áreas da ciência, desde seu uso em diagnósticos médicos até no desenvolvimento de materiais avançados.

O palestrante será Jonder Morais – Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991), e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Realizou pós-doutorado na Johannes Gutenberg Universitaet (Alemanha-1996), University of California at Berkeley e Lawrence Berkeley National Lab (EUA-1997). Atualmente é Professor Titular no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e coordena o Laboratório de Espectroscopia de Elétrons (LEe-) onde se dedica a produzir novos materiais nano-estruturados e a explorar suas propriedades inusitadas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Superfícies, e sua pesquisa é norteada pelo desenvolvimento de nano-catalisadores, os quais podem ser aplicados na produção de energia limpa, para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e em alguns processos industriais. Mais recentemente seu trabalho também envolve o desenvolvimento de novos biossensores mais eficientes e de menor custo, tais como os utilizados para determinar o índice glicêmico em diabéticos.


Praia de Belas Shopping Center

Av. Praia de Belas, 1181 - Lj 29 Shop. Praia de Belas - Loja 05 - 2º Piso - Praia de Belas
Cep: 90110-001 - Porto Alegre - RS
Telefone:

Horario de Funcionamento

Segunda à Sexta 10h00 às 22h00
Sábados 10h00 às 22h00
Domingos e Feriados 13h00 às 21h00

-30.049779 -51.22847059999998

Aproveite e conheça os Livros

icone-eventos Acompanhe Nossos Eventos