Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Estreia gigantesca mostra expectativa em torno de Tropa de Elite 2

Não há filme nacional aguardado com mais expectativa do que Tropa de Elite 2, que estreia hoje. Expectativa em torno não só da reação da crítica – o tom, até agora, tem sido mais para positivo – mas também do público. Será que vai bater Nosso lar nas bilheterias? Será que vai atrair tanto público quanto o primeiro, sem o hype da pirataria pré-lançamento e do Urso de Ouro no Festival de Berlim?

O lançamento em mais de 600 salas brasileiras reforça a expectativa de sucesso – trata-se do maior, entre os filmes nacionais, desde a Retomada (1995). Tropa 2 teve a primeira exibição pública em Paulínia, para jornalistas e convidados, e chega com mais ação e violência às telas. A trama se volta para as relações do crime organizado e a política/os políticos. O capitão Nascimento (Wagner Moura) sai do BOPE e se torna subsecretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Aí ele passa a enfrentar não somente os traficantes, mas, sobretudo as milícias e policiais corruptos.

O elenco traz novidades como Seu Jorge (como o traficante Beirada) e Irandhir dos Santos (como Diogo Fraga, defensor dos direitos humanos). Porém, o destaque é o personagem Major “Russo”, do ator Sandro Rocha, segundo o próprio diretor José Padilha. “Sandro Rocha tem uma atuação inacreditável. As improvisações que ele faz na sequência de uma festa, no lugar onde a milícia está, é surpreendente”, disse Padilha em entrevista.

A crítica, por ora, está um tanto dividida, mas é positiva. Para Rodrigo Fonseca, de “O Globo”, trata-se de uma “”trama complexa, capaz de olhar o Rio de Janeiro sob todos os prismas”. Luiz Oricchio Zanin, de “”O Estado de S. Paulo””, afirma ter gostado, mas faz ressalvas: “Filme forte, bem feito, com cenas de impacto. Gostei, mas em termos. Sinto falta da mesma coisa que sentia em relação ao Tropa de Elite 1: um pouco de sutileza, mais senso de nuance, respeito pela complexidade das coisas. Padilha gosta de simplificar, o que é ok. Só que perde em profundidade”.

Fato é que, apesar do feriado prolongado que começa hoje, Tropa de Elite 2 deve bater recordes já entre hoje e domingo. A ver. Assista abaixo ao trailer do filme:

 

Recomendamos para você