Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 30.11.-0001 30.11.-0001

Escorada nos seus hits dos anos 90, Alanis faz bom show na volta ao Rio

Por Mauro Ferreira, do Blog Notas Musicais
 
O recém-lançado oitavo álbum de estúdio de Alanis Morissette, Havoc and Bright Lights (Collective Sounds / Lab 344), renovou o interesse pela música da cantora e compositora canadense. Sob a luz da maternidade, a artista enterneceu seu cancioneiro sem perder a dureza com que expõe sua visão crítica do mundo.
 
No show da turnê internacional que promove o disco e que está passando pelo Brasil neste mês de setembro de 2012, o single "Guardian" confirmou em cena seu amplo poder de sedução – com refrão irresistível – e "Celebrity" (reflexão ácida sobre a busca desenfreada pela fama) cresceu a tal ponto no palco que se torna um dos destaques do roteiro. Mas o show em essência não é tão diferente assim do espetáculo apresentado por Alanis no Brasil em janeiro de 2009 para promover seu anterior álbum de estúdio, Flavors of Entanglement (2008), de textura eletrônica.
 
A pegada roqueira da banda é a mesma e o roteiro continua centrado nos sucessos de Jagged Little Pill, o álbum de 1995 que projetou a artista canadense em escala mundial. Em sua volta ao Rio de Janeiro (RJ), em show que mobilizou o público que lotou os camarotes e a pista mais acessível do Citibank Hall carioca (a pista premium estava mais confortável), Alanis se escorou mais uma vez em seus hits dos anos 90. Cantou todos os seis singles de Jagged Little Pill – "All I Really Want", "You Learn", "Ironic", "Head Over Feet", "You Oughta Know" e "Hand In My Pocket" (este já no bis, em número em que a cantora toca gaita) – e ainda adicionou ao roteiro uma sétima música desse seu emblemático  álbum, "Right Through You".
 
O arranjo de Numb amplificou as sedutoras estranhezas da gravação que se destaca no CD Havoc and Bright Lights. Em contrapartida, a balada "Havoc" resultou menos envolvente na transposição para o palco. Com energia em números como "Woman Down", Alanis sacudiu a cabeleira, se revezou em diversos modelos de guitarra e entreteve seu público com seu pop confessional de pegada roqueira. No fim, já no bis, a balada "Uninvited" – gravada pela cantora para a trilha sonora do filme Cidade dos Anjos (1998) – mais uma vez se impôs em cena com sua beleza arrebatadora, preparando o clima para o fecho quente com "Thank U". Alanis Morissette concilia bem passado e presente.
 
Resenha de show
Título: Havoc and Bright Lights
Artista: Alanis Morrissette
Local: Citibank Hall (Rio de Janeiro, RJ)
Data: 7 de setembro de 2012
Cotação: * * * 1/2
 
Agenda da turnê Havoc and Bright Lights no Brasil:
* 9 de setembro de 2012 – Chevrolet Hall (Belo Horizonte, MG)
* 12 de setembro de 2012 – Chevrolet Hall (Recife, PE)
* 14 de setembro de 2012 – Cidade da Folia (Belém, PA)
* 16 de setembro de 2012 – Goiânia Arena (Goiânia, GO)
 
 
 
 
 
 
 
Recomendamos para você