Por Manoela Sawitzki
Com supervisão de Amir Haddad, Elisa Lucinda volta ao palco carioca, ao lado da atriz e diretora Geovana Pires, com a peça A natureza do olhar, baseada na obra de Fernando Pessoa, Notas para a recordação de meu Mestre Caeiro, ainda inédita no Brasil. Após estréia nacional em São Paulo, o espetáculo chega ao Rio de Janeiro no Teatro SESI, de sexta a domingo, de 8 de maio a 25 de julho.
As atrizes levam à cena o diálogo intricado entre Álvaro de Campos e Alberto Caeiro – discípulo e mestre – heterônimos criados pelo poeta português. Lucinda vive o cáustico e angustiado Álvaro de Campos, enquanto Geovana Pires, na pele de Caieiro, procura aplacar a inquietação do discípulo com seu olhar simples e apurado sobre a natureza humana. “Com a simplicidade de um pastor, cujo rebanho são os próprios pensamentos, e com a naturalidade de um menino, Caeiro desconstrói as engenharias sensacionistas e mentais de Álvaro e inaugura a ‘ciência do ver’ em seu discípulo”, diz Elisa Lucinda.
A natureza do olhar marca o lançamento do grupo Companhia da Outra, criado com o objetivo desenvolver uma transposição da poesia para o teatro, com linguagem própria, clara e acessível.
A natureza do olhar
Teatro SESI – Rua Graça Aranha, 1 – Centro – Telefone: 2563-4163
De 8 de maio, até 25 de julho, de sexta a domingo, às 19h30
Ingressos a R$ 40 (sex e sab) e R$ 30 (dom)
Capacidade: 350 lugares
Censura livre