Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 20.04.2010 20.04.2010

Elisa Lucinda encena Fernando Pessoa

Por Manoela Sawitzki

Com supervisão de Amir Haddad, Elisa Lucinda volta ao palco carioca, ao lado da atriz e diretora Geovana Pires, com a peça A natureza do olhar, baseada na obra de Fernando Pessoa, Notas para a recordação de meu Mestre Caeiro, ainda inédita no Brasil. Após estréia nacional em São Paulo, o espetáculo chega ao Rio de Janeiro no Teatro SESI, de sexta a domingo, de 8 de maio a 25 de julho.

As atrizes levam à cena o diálogo intricado entre Álvaro de Campos e Alberto Caeiro – discípulo e mestre – heterônimos criados pelo poeta português. Lucinda vive o cáustico e angustiado Álvaro de Campos, enquanto Geovana Pires, na pele de Caieiro, procura aplacar a inquietação do discípulo com seu olhar simples e apurado sobre a natureza humana. “Com a simplicidade de um pastor, cujo rebanho são os próprios pensamentos, e com a naturalidade de um menino, Caeiro desconstrói as engenharias sensacionistas e mentais de Álvaro e inaugura a ‘ciência do ver’ em seu discípulo”, diz Elisa Lucinda.
A natureza do olhar marca o lançamento do grupo Companhia da Outra, criado com o objetivo desenvolver uma transposição da poesia para o teatro, com linguagem própria, clara e acessível. 

A natureza do olhar 
Teatro SESI – Rua Graça Aranha, 1 – Centro – Telefone: 2563-4163
De 8 de maio, até 25 de julho, de sexta a domingo, às 19h30
Ingressos a R$ 40 (sex e sab) e R$ 30 (dom)
Capacidade: 350 lugares 
Censura livre
Recomendamos para você