Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 16.06.2014 16.06.2014

E3 2014: as novidades do maior evento de games do mundo

Por Míriam de Souza
Chegou ao fim a E3 2014, edição mais recente do principal evento de games do mundo. A feira foi realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre os dias 10 e 12 deste mês. Os principais anúncios, no entanto, foram feitos no dia 9 – quando aconteceram as conferências das maiores empresas do mercado.
Vejam os destaques:
MICROSOFT: HALO, TOMB RAIDER E CRACKDOWN
Já era esperado que a Microsoft revelasse mais detalhes sobre Halo 5: Guardians, anunciado no começo do mês. A empresa mostrou um trailer do novo game e ainda revelou Halo: The Master Chief Collection, coleção com os quatro primeiros jogos da franquia para o Xbox One.
Também foi a Microsoft que mostrou o primeiro vídeo de jogabilidade do novo Call of Duty: Advanced Warfare, da Activision, e que anunciou o inédito Rise of the Tomb Raider, nova aventura de Lara Croft. A conferência homenageou o passado ao anunciar o retorno de franquias que já haviam aparecido no Xbox, com novas edições dos games Phantom Dust e Crackdown.
ELECTRONIC ARTS: BATTLEFIELD, MASS EFFECT E ESPORTES
A Electronic Arts tem um grande foco em games esportivos, sendo a principal empresa a explorar esse filão. Não é à toa que sua conferência foi repleta de trailers e vídeos de bastidores do gênero. FIFA 15 ganhou seu primeiro trailer, enquanto EA Sports UFC fez uma homenagem a Bruce Lee – o lendário lutador estará no jogo.
Battlefield Hardline, um spin-off da franquia de tiro em primeira pessoa, teve detalhes espalhados pela internet antes da hora. A intenção da EA era surpreender a todos ao revelar o game na E3, mas não houve chances. Mesmo assim, a empresa confirmou que a fase de testes beta do game já começou. Mass Effect 4, continuação da saga desenvolvida pela BioWare, foi confirmado em um vídeo de bastidores.
Battlefield Hardline, um spin-off da franquia de tiro em primeira pessoa, teve detalhes espalhados pela internet antes da hora
UBISOFT: ASSASSIN’S CREED, FAR CRY E RAINBOW SIX
Quando a conferência da Ubisoft começou, já havia certeza sobre um dos jogos mostrados. Assassin’s Creed: Unity também foi vítima de vazamentos na internet e teve que ser confirmado antes da hora. Mas a empresa soube usar isso a seu favor e mostrou um longo vídeo de jogabilidade.
Outro game confirmado previamente foi Far Cry 4. A Ubisoft mostrou os minutos iniciais do título, cuja história se passa no Nepal e promete um vilão carismático. Um jogo inédito revelado foi Rainbow Six: Siege, novo capítulo da série inspirada nos romances policiais de Tom Clancy.
Assassin’s Creed: Unity é um dos títulos mais aguardados
SONY: UNCHARTED, LITTLEBIGPLANET E GTA V
A conferência da Sony durou quase duas horas – o dobro do tempo das três anteriores. Por isso, a quantidade de informações divulgadas foi grande. Houve anúncio de jogos inéditos, como LittleBigPlanet 3, Magicka 2, Dead Island 2 e Bloodborne, novo game do criador de Dark Souls e exclusivo do PlayStation 4.
Uncharted 4: A Thief’s End teve seu título finalmente confirmado e ganhou um trailer – na E3 2013, houve apenas a confirmação de que a franquia ganharia um novo jogo. Games como Batman: Arkham Knight e o recém-anunciado Mortal Kombat X ganharam vídeos de jogabilidade, mas o anúncio inesperado veio no fim da conferência. Grand Theft Auto V vai ganhar versões para PlayStation 4, Xbox One e PC.
Mais diversão a caminho: LittleBigPlanet 3
NINTENDO: THE LEGEND OF ZELDA, STAR FOX E SUPER SMASH BROS.
Diferentemente das outras empresas, a Nintendo optou por não fazer uma conferência para a imprensa. A companhia japonesa decidiu fazer um anúncio digital diretamente para o público – a exemplo dos já tradicionais Nintendo Direct. Nessa transmissão, Eiji Aonuma, diretor dos jogos The Legend of Zelda, confirmou o novo game da franquia. Exclusivo do Wii U, ele terá um mundo aberto, com mais possibilidades de exploração.
Ao longo do dia, mais novidades foram reveladas. Shigeru Miyamoto, o criador de Super Mario Bros., confirmou que está trabalhando em um novo game da franquia Star Fox para Wii U. O trabalho só deve ser mostrado ao público no ano que vem. Durante a noite do dia 10, um torneio de Super Smash Bros. agitou o público da E3, assim como a confirmação de um novo personagem: Pac-Man, uma das maiores lendas dos games.
Um novo The Legend of Zelda está a caminho
Recomendamos para você