Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 04.04.2011 04.04.2011

É Tudo Verdade começa com os documentários mais esperados do festival

Por Marina Fidalgo
Foto: Filme Meridiano Azul / Divulgação

Por que deixar o melhor só para o final? A 16° edição do É Tudo Verdade começou suas sessões gratuitas com alguns dos documentários mais interessantes do evento. O histórico The Black Power Mixtape e o interativo A Onda Verde estão entre eles.

Destacar-se em meio a produções de 29 países não é tarefa simples, mas algumas obras, seja pela temática ou pela maneira com que foram produzidas, conseguiram esse feito.

Ganham um diferencial instantâneo os trabalhos que fazem parte da Retrospectiva Internacional Marina Goldovskaya, sobre uma das pioneiras do documentário russo, e da Retrospectiva Nacional – Poesia é Verdade, que leva a poesia a grande tela.

Já os demais documentários que fazem parte da extensa programação geram empolgação, mas também dúvida. Quais assistir?

Para ajudar na elaboração do seu roteiro, a Saraiva Conteúdo dá algumas sugestões:

O movimento negro dá as boas vindas

The Black Power Mixtape, de Göran Hugo Olsson abriu o festival em São Paulo contado a história do movimento negro americano entre os anos 60 e 70. Além de ter as presenças de Martin Luther King, Stokely Carmichael, Bobby Seale e Angela Davis, entre outras personalidades fortes na luta pelos direitos civis, o documentário ainda chama a atenção por uma informação de bastidor: foi “”esquecido”” por 30 anos em arquivo pela televisão sueca que o realizou.

Sessões The Black Power Mixtape:
SP: 08/04 às 15h no Centro Cultural Banco do Brasil

Pegue essa onda

Duas produções, em especial, contaram com a participação fundamental das redes sociais para as suas realizações.
Dirigido por Kevin MacDonald, A Vida em um Dia começou a ser feita pela internet. No dia 24 de julho de 2010, atendendo a um chamado prévio dos produtores do documentário, 80 mil pessoas gravaram como é um dia em suas vidas e colocaram seus vídeos no You Tube. O material deu origem a uma produção interativa e original.

Já em A Onda Verde, o diretor Ali Samadi Ahadi, se utiliza de depoimentos e vídeos de redes sociais (como Twitter, Facebook e blogs) para falar da polêmica eleição no Irã em 2009. O que não pode documentar, pela censura local, o cineasta iraniano retrata belamente com animações.

Sessões A Vida em um Dia:
SP: 09/04 às 17h no Cine Livraria Cultura
RJ: 07/04 às 19h e 10/04 às 14h no Unibanco Arteplex

Sessões A Onda Verde:
SP: 07/04 às 15h no CCBB – SP
RJ: 05/04 às 18h e 09/04 às 16h no CCBB-RJ

Realidades diferentes nas Américas
Dois Tempos e Meridiano Azul abordam sociedades do mesmo continente, mas com realidades que por muitos anos foram o oposto do que são hoje.

No documentário brasileiro, Dois Tempos, os realizadores Dorrit Harazim e Arthur Fontes, visitam novamente uma família paulistana que protagonizou um outro trabalho da dupla, o filme A Família Braz, realizado há 10 anos. A nova produção acompanha a evolução na vida, financeira e cultural, dessas pessoas. Um exemplo da ascensão da classe média brasileira.

O mesmo não pode ser dito dos norte-americanos de Meridiano Azul. A diretora belga Sofie Benoot retrata como o povo dos EUA se recupera de tragédias como o furacão Katrina e a crise econômica mundial e vê a esperança se renovar com o presidente Barack Obama.

Sessões Dois Tempos:
RJ: 05/04 às 21h e 06/04 às 13h no Unibanco Arteplex
SP: 07/04 às 21h e 08/04 às 15h no Cine Livraria Cultura

Sessões Meridiano Azul:
SP: 09/04 às 15h no CCBB – SP e 07/04 às 15h no Reserva Cultura
RJ: 07/04 às 12h e 09/04 às 20h no CCBB-RJ

Para quem tem estômago

Trabalhar em condições extremas e perigosas é a rotina de muitos funcionários do setor frigorífico brasileiro. Essa realidade é mostrada em Carne, Osso, de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros. Um dos documentários inéditos que concorrem na Mostra Competitiva Brasileira de Longas e Medias-Metragens, o filme dá voz aos trabalhadores que muitas vezes sofrem problemas médicos irreversíveis para poder atender a carga frenética que lhes é imposta.

Sessões Carne, Osso:
SP: 05/04 às 15h no Cine Livraria Cultura
RJ: A confirmar novas sessões

Confira a programação completa no site do É Tudo Verdade: http://www.itsalltrue.com.br/

Recomendamos para você