Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Dwayne Johnson desponta como novo astro de músculos avantajados

Por Fernanda Oliveira
 
Estrelado por Dwayne Johnson, o filme Hércules – sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, arrecadando US$ 29 milhões apenas no final de semana de estreia – tem lançamento no Brasil agendado para o dia 4 de setembro. A nova produção mostra que os longas de ação com astros musculosos continuam tendo grande apelo entre o público, desde que Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger começaram a popularizar o "gênero".
 
André Gatti, professor do curso de cinema da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), explica que, na verdade, a exploração do visual atlético dos atores vem do gênero épico do cinema italiano, "com seus filmes mitológicos recheados de Hércules e Macistes". "Como são histórias de interesse universal, isso acaba facilitando o diálogo com um certo tipo de público", afirma o docente.
 
No entanto, quando se fala em Hollywood, pode-se destacar os primeiros sucessos de Stallone e Schwarzenegger. Em 1976, Stallone protagonizou Rocky, que teve resposta positiva da crítica – inclusive recebendo o Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor edição – e também do público. Já Schwarzenegger alcançou a fama com Conan, o Bárbaro (1982), que teve um grande retorno de bilheteria. Em ambas as produções, o físico dos atores é explorado e, então, acabou se tornando marca tanto dos astros como de grande parte dos trabalhos que protagonizaram ao longo de suas carreiras.
 
De acordo com Gatti, a qualidade desses atores está na capacidade de atuar na faixa do que se convencionou chamar de cinema físico americano. Nesse caso, o físico (a ação) é o principal recurso do ator. E por que esse tipo de cinema desperta tamanho interesse dos espectadores? "O público quer ver a saga do herói ser cumprida, onde o triunfo de uma verdade ou fé se faz valer. Acho que a franquia Rocky é a mais bem-sucedida sob o ponto de vista cinematográfico e mercadológico, ao mesmo tempo", diz o professor.
 
Estrelado por Sylvester Stallone, o filme Rocky foi sucesso de crítica e público
O filme Conan, o Bárbaro levou Arnold Schwarzenegger ao estrelato
 
Com isso, outros atores com mesmo perfil atlético foram surgindo com o tempo – por exemplo, Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren, que têm estrelado longas de ação e artes marciais. Atualmente, "na casa" dos 70 anos, Stallone e Schwarzenegger continuam na ativa, valendo destacar a série de filmes Os Mercenários (2010, 2012 e 2014), que reúne em três longas gerações diferentes de atores de físico avantajado.
 
No entanto, o "mercado" está aberto para novos astros musculosos. "Espaço para novos sempre existe. Isso na medida em que os produtores entendem que alguns 'figurões' tenham entrado em declínio, o que é natural quando se tem [quase] 70 anos de idade", acrescenta o docente.
 
Aproveitando esse espaço aberto pelos "setentões", pode-se destacar o protagonista de Hércules. Vindo da luta-livre, Dwayne Johnson começou a carreira como ator usando o nome The Rock (que deixou de adotar entre 2007 e 2008) quando recebeu o convite para atuar no filme O Retorno da Múmia (2001), justamente por causa de seu porte físico.
 
No ano seguinte, ganhou o papel principal em O Escorpião Rei (2002), longa que conta a história do personagem Rei Escorpião do longa O Retorno da Múmia. Após o grande sucesso nos Estados Unidos de seu primeiro trabalho como protagonista, o astro atuou em uma série de produções, desde filmes de ação e aventura – entre eles G.I. Joe: Retaliação (2013) – até comédias, como O Fada do Dente (2010). Assim, ganhou espaço em Hollywood e passou a participar de filmes de grande orçamento e bilheteria, como Velozes e Furiosos e o atual Hércules.
 
Entre outros atores de músculos avantajados que estão se destacando hoje no cinema norte-americano, não tem como deixar de mencionar Vin Diesel. Ele despontou para a fama protagonizando a franquia de sucesso mundial Velozes e Furiosos. O protagonista de Triplo X (2002) o consolidou em produções de ação, e atualmente ele faz parte do elenco de Os Guardiões da Galáxia (2014) dublando o personagem Groot.
 
Vin Diesel em cena de Velozes e Furiosos
O ator britânico Jason Statham
 
É interessante ressaltar uma semelhança com Stallone. Assim como o veterano, que escreveu e atuou em Rocky buscando espaço na indústria cinematográfica, Vin também foi roteirista e ator do curta-metragem Multi-Facial (1994). Esse trabalho possibilitou que o astro fizesse seu primeiro longa-metragem, Strays (1997), filme que participou do Festival de Cinema de Sundance e lhe garantiu visibilidade em Hollywood.
 
Jason Statham está seguindo o caminho de Dwayne Johnson e Vin Diesel. O ator britânico, que é lutador de artes marciais, não é tão "grande", mas tem um porte atlético invejável e explorado nas produções em que tem atuado. Depois de trabalhos com o também britânico Guy Ritchie, como Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998) e Snatch – Porcos e Diamantes (2000), conquistou espaço no cinema norte-americano.
 
Além de estrelar filmes como Carga Explosiva (2002) e Assassino a Preço Fixo (2011), também faz parte do elenco de blockbusters, como do sexto e sétimo capítulos da franquia Velozes e Furiosos (este último está em produção e deve ser lançado nos cinemas em 2015), junto com Dwayne e Vin, e dos três longas da franquia Os Mercenários (2010, 2012 e 2014), com Stallone.
 
Confira o trailer de Hércules:
 
 
Recomendamos para você