Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 19.02.2013 19.02.2013

Duro de Matar: Uma franquia acidental

Por Edu Fernandes
 
O cinema de ação tem uma longa galeria de heróis marcantes. Um deles é o policial John McClane (Bruce Willis, de RED – Aposentados e Perigosos), protagonista da série Duro de Matar (1988-2013).
Sua mais nova aventura se passa na Rússia, onde ele vai atrás de seu filho (Jai Courtney, de Spartacus), preso por assassinato. Depois que cruza o globo, John descobre que Jack é na verdade um espião da CIA.
Em Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer, os fãs têm a oportunidade de ver pela primeira vez John McClane aventurar-se fora dos Estados Unidos. Outra novidade do lançamento é que o filme, que entra em cartaz no Brasil em 22 de fevereiro, estará disponível no formato IMAX.
 
Investimentos desse porte no formato da produção e nas locações só são possíveis porque a série Duro de Matar é um sucesso. No entanto, até chegar aos números de bilheteria, o caminho foi complicado. Trata-se de uma franquia fora do comum. Os longas são lançados em intervalos irregulares – de dois até doze anos – e apenas dois deles têm o mesmo diretor.
 
 
Duro de Matar
 
Sinopse: Um grupo de bandidos invade um prédio para arrombar o cofre. Cabe ao policial John McClane, que conseguiu passar despercebido, acabar com o plano dos criminosos e salvar os reféns.
 
Curiosidades
 
Se os feitos do personagem principal são impressionantes, o ator Bruce Willis também teve uma jornada hercúlea. Durante as filmagens, Willis ainda estava gravando o seriado A Gata e o Rato (1985-89) e teve de fazer jornada dupla.
Esse é o primeiro filme de Alan Rickman, que viria a ser o professor Snape da franquia Harry Potter. Ele foi escolhido depois que os produtores o viram no teatro na pele de um vilão.
 
 
Duro de Matar 2
 
Sinopse: Militares rebeldes tomam o controle do aeroporto em Washington. McClane é o único que pode impedir um desastre.
 
Curiosidades
Uma das primeiras dificuldades foi achar locações. Nenhuma das cidades cotadas tinha neve, essencial para o roteiro. Por fim, os produtores optaram por criar neve artificial.
 
Há cenas gravadas em túneis de estação de tratamento de água em Los Angeles. A locação foi usada novamente no quarto filme da série.
 
 
Duro de Matar – A Vingança
 
Sinopse: O irmão (Jeremy Irons, de A Casa dos Espíritos) do antagonista do primeiro filme faz John McClane rodar por Nova York cumprindo tarefas perigosas. O vilão ameaça explodir uma bomba se suas demandas não forem atendidas.
 
Curiosidades
Esse é o primeiro filme da franquia a ter um roteiro original. Os dois anteriores são baseados em romances e o quarto é inspirado por um artigo. O último também tem roteiro original.
O roteiro foi concebido para ser o terceiro filme de outra franquia de ação: Máquina Mortífera (1987-98).
 
 
Duro de Matar 4.0
 
Sinopse: Uma organização terrorista usa a internet para desabilitar serviços básicos dos Estados Unidos. McClane será a escolta de um hacker (Justin Long, de Aprovados) que pode ajudar o FBI no combate.
 
Curiosidades
O filho de John McClane deveria aparecer nesse episódio, e não apenas no quinto. A ideia era que o hacker fosse Jack.
A data de nascimento do protagonista é revelada: 25/05/1955. Assim, ele teria 33 anos de idade no primeiro filme. Nas outras aventuras, ele teria 35, 40, 52 e 58 anos, se todas as histórias se passarem entre o aniversário e o final do ano.
 
Veja o trailer de Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer:
 

 
 
 
Recomendamos para você