Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 27.03.2014 27.03.2014

Duelo de gigantes: a dinâmica dos estúdios de animação

Por Edu Fernandes
 
No passado, fãs de animação tinham uma data específica para aguardar todo ano: o lançamento do filme da Pixar em junho/julho. Atualmente, as coisas mudaram, e prova disso é que uma das animações mais aguardadas de 2014 é Rio 2 (Fox). O filme chega aos cinemas brasileiros em 27 de março.
Em 2011, Rio (Fox) fez sucesso e conquistou corações. Agora, as araras-azuis vão para a Amazônia conhecer outros representantes de sua espécie. Os números musicais continuam sendo o grande atrativo do título. Desta vez, há participações de Janelle Monáe e Bruno Mars na trilha.
Rio 2 é uma realização da Blue Sky, estúdio de animação que ganhou renome com o sucesso da franquia Era do Gelo (2002-2016). Outro feito da empresa foi o fantasioso Reino Escondido (Fox).
Não é apenas a Blue Sky que oferece produtos para competir com a Pixar. A empresa fundada por Steve Jobs era imbatível poucos anos atrás, com a conquista de quatro Oscars consecutivos em longas de animação, de 2008 a 2011. Na última premiação da Academia, a empresa já era parte do conglomerado Disney e não foi sequer indicada com Universidade Monstros (Disney).
“Outros estúdios viram que a animação era um filão rentável”, diz Roberto Guerra, editor do site Cineclick. “Isso gerou uma competição geral no mercado”.
 
Cena do filme Universidade Monstros
Atualmente, o estúdio dá prioridade para continuações. Procurando Dory (Disney) chega em 2016, e já foram anunciados Os Incríveis 2 e Carros 3.
“O caminho da sequência é bom financeiramente, porque o sucesso é praticamente garantido”, analisa Guerra. “Mas para quem se pautou por bons roteiros é ruim, porque [a Pixar] estagna e não se arrisca”.
Miguel Barbieri Jr., crítico da Veja São Paulo, concorda com o colega. “Na falta de boas histórias originais, a Pixar requenta o que já foi feito”, afirma. “Uma continuação de Procurando Nemo mais de dez anos depois faz sentido. Os Incríveis também foi feito há bastante tempo, mas acho Carros 3 dispensável”.
Conheça outros concorrentes do mercado de animação:
DREAMWORKS
 
Cena do filme Shrek para Sempre
A empresa ganhou o primeiro Oscar de animação em 2002 com Shrek (Paramount). Desde então, tem em seu time as franquias Madagascar (2005-2012), Kung Fu Panda (2008-2015) e Como Treinar o Seu Dragão (2010-2014).
Ao contrário da Blue Sky, a DreamWorks tem mais candidatos a novas franquias. É o caso de A Origem dos Guardiões (Paramount), Os Croods (Fox), Turbo (Fox) e As Aventuras de Peabody e Sherman (Fox). No futuro, há a estreia de Como Treinar o Seu Dragão 2 (Fox) em 19 de junho; além de spin-offs, como Os Pinguins de Madagascar, em março de 2015, e outras sequências, como Kung Fu Panda 3, em dezembro de 2015.
ILLUMINATION
 
Cena do filme Meu Malvado Favorito 2
A produtora tem como carro-chefe a franquia Meu Malvado Favorito (2010-2017), com o spin-off The Minions, cuja estreia está marcada para julho de 2015. “A Illumination é uma empresa muito competente, que soube aproveitar a popularidade dos minions”, diz Roberto Guerra.
Há mais títulos na carteira da produtora, como O Lorax (Universal). A próxima aposta da empresa é um filme sobre animais que ainda não tem título, mas deve chegar aos cinemas em 2016.
STOP-MOTION
 
Cena do filme Piratas Pirados!
Todos os exemplos anteriores são de animação por computação gráfica. No entanto, há outras empresas com sucesso no mercado que fazem uso de uma técnica mais artesanal: o stop-motion, em que bonecos são fotografados para dar a ilusão de movimento.
“Adoro o trabalho da Aardman, tanto com Piratas Pirados quanto com Operação Presente”, declara Barbieri. A produtora ficou famosa por Wallace e Gromit, mas atualmente traz outros personagens para as telas.
Outro grande nome nesse tipo de produção é a Laika Entertainment. A companhia foi a primeira a realizar um longa de stop-motion em 3D com Coraline (Universal), em 2009. Em seguida, foi a vez de ParaNorman (Universal), em 2012. No futuro, há a estreia de The Boxtrolls (Universal), agendada para 9 de outubro.
Veja o trailer de Rio 2:
 

 
 
Recomendamos para você