Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.02.2011 26.02.2011

Drama “”Incêndios’ impacta com imagens, trilha e história ‘universal’

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2011, o canadense Incêndios é uma ótimasurpresa. Com diretor e elenco “desconhecidos”, esse drama usa como pano defundo questões como imigração, choque cultural, política, religião e guerra para acompanhar a (verdadeira)saga de dois irmãos em busca de um passado (e um presente) que desconheciam.Daí surgem conflitos que, universais, tocam qualquer público sensível.

Tudo começacom a morte de Nawal (Lubna Azabal), que deixa para seus filhos, Jeanne (MélissaDésormeaux-Poulin) e Simon (Maxim Gaudette), um último desejo surpreendente. Aela, Nawal pede que saia em busca de seu pai, que ambos irmãos julgavam morto.A ele, a mãe encarrega a missão de procurar um irmão, cuja existência era atéentão desconhecida.

Em suaviagem à terra natal da mãe, um país sob escombros da guerra no Oriente Médio, Jeanne defronta-se com uma realidadecompletamente diversa da que conhece no “suave” e ocidental Canadá. Diante deobstáculos diversos e mistérios cercando o passado de sua mãe, ela acabapedindo ajuda ao irmão, que está relutante. Os desdobramentos são como peças de um quebra-cabeças que resiste a ser montado.

Comimagens dramáticas e uma trilha sonora forte, Villeneuve, que assina também aadaptação da peça homônima de Wajdi Mouawad, arrasta o público ao encontro deseus personagens e conflitos, prendendo sua atenção por mais de duas horas. Oque há de tão universal nele? Já pensou o impacto de conhecer o passado de seuspais? Entender as motivações, os percalços, as aventuras e desventuras quefizeram daquela pessoa alguém com quem você convive – ou deixou de conviver –da sua infância a sua vida adulta… não é pouco. 

 Vejaabaixo um trailer legendado do filme:

Recomendamos para você