Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 15.10.2010 15.10.2010

DOUTOR HONORIS CAUSA

O poeta Ferreira Gullar recebe nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O poeta será saudado pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A distinção foi proposta pelo Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras.

Gullar é autor de diversas obras, entre elas João Boa-Morte, cabra marcado para morrer; Poema Sujo; Crime na flora ou Ordem e progresso; Resmungos; Se correr o bicho pega, se ficar o bicho comeRabo de foguete – Os anos de exílio. Neste ano, em comemoração aos 80 anos, Gullar lançou um novo livro de poemas, Em alguma parte alguma, depois de 11 anos desde a edição de Muitas vozes, em 1999, pela editora José Olympio. Além disso, publicou Zoologia bizarra, um livro com suas colagens a ser lançado pela Casa da Palavra.

Sua extensa produção literária lhe valeu os prêmios Molière, Jabuti e Camões, além de uma indicação ao Prêmio Nobel de Literatura. Ferreira Gullar profeiru a Aula Magna da UFRJ em 2006.

>> No dia 23 de outubro, às 18h30, Ferreira Gullar participa de uma mesa-redonda na Primavera dos Livros.

>> Assista a duas entrevistas exclusivas com o poeta:

Recomendamos para você