Selecionado para a mostra competitiva de documentários do 26º Festival Sundance, que acontece entre 21 e 31 de janeiro, o “”Lixo extraordinário””, de Lucy Walker, também estará na mostra Panorama da 60ª edição do Festival de Berlim, realizado entre 11 e 21 de fevereiro. O filme documenta o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz e tem como pano de fundo o trabalho que ele realizou no Jardim Gramacho, Rio, um dos maiores aterros sanitários do planeta.
A mostra Panorama exibirá outro filme brasileiro, a ficção “”Besouro””, dirigida pelo publicitário João Daniel Tikhomiroff. Baseado no livro “”Feijoada no paraíso“” (de Marco Carvalho), o filme narra a trajetória do capoeirista baiano Manoel Henrique Pereira (1895-1924), o Besouro Mangangá, também conhecido como Besouro Cordão de Ouro. A coreografia das cenas de luta ficou a cargo de Huen Chiu Ku, chinês que trabalhou com Ang Lee em “”O tigre e o dragão“”, e Quentin Tarantino, em “”Kill Bill“”.
O Festival de Cinema de Berlim comemora em 2010 seu aniversário de 60 anos e vai realizar, no Portão de Branbemburgo, a projeção da cópia restaurada de “”Metrópolis“”. A Berlinale também terá retrospectiva dos 40 melhores filmes exibidos nas últimas seis décadas. Com o nome de “”Play it again…!””, a mostra foi organizada pelo crítico de cinema britânico David Thompson e irá incluir clássicos como “”Acossado”” (1960), de Jean-Luc Godard, “”O franco atirador“”, de Michael Cimino (1978), e “”O sorgo vermelho”” (1987), de Zhang Yimou.
A seleção da Panorama tem ainda o novo filme de Mat Whitecross (diretor de “”Estrada para Guantanamo””), o documentário “”Sex & drugs & rock & roll””, sobre o ícone punk Ian Dury. Veja abaixo a lista completa dos filmes da mostra:
Panorama – Ficção/2010:
“Amphetamine,” Scud,
“Besouro,” João Daniel Tikhomiroff, Brasil
“Initiation,” Peter Kern, Áustria
“l mal ajeno,” Oskar Santos, Espanha
“Golden Slumber,” Yoshihiro Nakamura, Japão
“Just Another Love Story,” Kaushik Ganguly, Rituparno Ghosh, Índia
“Kawasaki’s Rose,” Jan Hrebejk, República
“Kosmos,” Reha Erdem, Turquia/Bulgária
“Family Tree,” Olivier Ducastel, Jacques Martineau, França
“Born To Suffer,” Miguel Albaladejo, Espanha
“Parade,” Isao Yukisada, Japão
“Phobidilia,” Doron Paz, Yoav Paz, Israel
“Going South,” Sebastien Lifshitz, França
“It’s Your Fault,” Anahi Berneri, Argentina/França
“Sex & Drugs & Rock & Roll,” Mat Whitecross, Reino Unido
“Son Of
“The Man Who Sold The World,” Swel Noury,
“The Actresses,” E J-Yong,
Panorama – Documentários/2010
“All My Tumbler Girls Or All About Women Who Dare To…,”
“Beautiful Darling: The Life And Times Of Candy Darling, Andy Warhol Superstar,” James Rasin, EUA
“Gay Days,”
“Making The Boys,”
“Postcard To Daddy,” Michael Stock, Alemanha
“
“Lullaby,” Tamara Trampe, Johann Feindt, Alemanha