Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 24.10.2010 24.10.2010

Doc da Mostra SP revela curioso personagem da street art

Gratíssima surpresa o filme Exit through the gift shop, em cartaz na Mostra de Cinema de São Paulo. Produzido pelo street artist britânico Banksy, o documentário acompanha a curiosa trajetória de Thierry Guetta (foto), um francês vivendo em Los Angeles, que filma quase indiscriminadamente a ação de alguns dos mais famosos nomes da street art no mundo, inclusive o próprio Banksy.

Incentivado por Banksy, Guetta tenta transformar todo o material – horas e horas de fitas, algumas sem identificação – num documentário sobre a street art. Fracasso total. O resultado, uma compilação enlouquecida de imagens, não chega a constituir um filme. Banksy, então, sugere que o amigo invista na própria street art. Aí a coisa fica interessante.

Com o codinome Mr. Brainwash, ou apenas MBW, Guetta prepara uma exposição gigantesca em Los Angeles, usando e abusando de todas as referências que tem do contato com os street artists. Como hype é hype, e propaganda é a alma do negócio, Guetta fatura um milhão de dólares em pouco tempo de vendas.

O doc é um bom ponto de partida para se pensar o hype em torno não só do grafitti, mas de toda a arte contemporânea. E rende um bocado de risadas com um personagem para lá de insólito.

Veja abaixo um trailer sem legendas. E confira o trabalho de Banksy mundo afora

Recomendamos para você