Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 24.07.2014 24.07.2014

Do lírico ao pop: superação pela música

Por Edu Fernandes
 
Das várias armas que o cinema usa para emocionar as plateias, duas delas estão presentes em produções recentes: histórias de superação e trilha musical envolvente. Essa mistura cativa em Apenas uma Chance (Diamond) e Mesmo se Nada Der Certo (Imagem), atrações que chegam em breve ao circuito exibidor.
Apenas uma Chance conta a história real do cantor Paul Potts (James Corden, de Os Três Mosqueteiros), que ganhou o reality show Britain’s Got Talent. O rapaz sempre sonhou em se tornar um cantor de ópera, e sua trajetória emocionante ao estrelato é contada no filme que estreia em 24 de julho no Brasil.
A infância complicada de Paul é o combustível para o começo da emoção. Mais adiante, o rapaz teve seu futuro musical colocado em risco em diversas oportunidades. Um tumor, a desaprovação de um especialista, um acidente de carro e outros obstáculos surgiram pelo caminho para tornar sua vitória ainda mais saborosa.
Para que o público não fique com dó demais do sujeito, há alegrias. A principal delas atende pelo nome de Julz (Alexandra Roach, de Anna Karenina), uma garota que Paul conhece pela internet e se torna sua esposa. Julz o apoia em todas as circunstâncias, até quando dificuldades financeiras quase levam ao despejo do casal do apartamento.
 

O casamento foi uma das vitórias de Paul antes da fama
Depois de a história real de Apenas uma Chance conquistar seu público, será a vez de o ficcional Mesmo se Nada Der Certo entrar em cartaz. O lançamento está previsto para 18 de setembro no Brasil.
O longa acompanha o falido produtor musical Dan (Mark Ruffalo, de Truque de Mestre), que conhece a cantora Gretta (Keira Knightley, de Operação Sombra – Jack Ryan) no dia em que perde o emprego. Ele acredita que o talento da moça será sua salvação.
Britânica como Paul Potts, a moça foi a Nova York acompanhar o namorado Dan (Adam Levine, de American Horror Story), cantor e compositor promissor. Depois que a fama chega, o rapaz troca Gretta por outra.
 

Mark Ruffalo em cena de Mesmo se Nada Der Certo
A protagonista encontra refúgio no apartamento do conterrâneo Steve – coincidentemente vivido pelo mesmo James Corden de Apenas uma Chance. Gretta pretende voltar à Inglaterra, mas Dan a convence a ficar e gravar um álbum com canções que ela escreveu.
Além da crise profissional, Dan precisa arrumar sua vida pessoal. Divorciado de Miriam (Catherine Keener, de Vovô Sem Vergonha), ele acabou se distanciando da filha adolescente Violet (Hailee Steinfeld, de Ender's Game: O Jogo do Exterminador). Há, portanto, duas histórias de superação em Mesmo se Nada Der Certo.
 

Keira Knightley aprendeu a tocar violão para o filme
Keira Knightley canta, toca violão e contracena com músicos famosos. Adam Levine tem a companhia dos colegas Mos Def (Dexter) e CeeLo Green (Sparkle: O Brilho de uma Estrela) em participações especiais.
Musicalmente, Apenas uma Chance usa peças clássicas escolhidas para pontuar as cenas emocionantes. Enquanto isso, Mesmo se Nada Der Certo lança mão de canções compostas ao estilo indie especialmente para a produção, mas com o mesmo propósito: sublinhar as emoções. De todo modo, em ambos os casos as letras combinam com o que está sendo encenado, para aumentar a ligação dos personagens com a música.
Veja o trailer de Apenas uma Chance:
 

Veja o trailer de Mesmo se Nada Der Certo:

 

 
 
Recomendamos para você