Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.07.2012 26.07.2012

Do ensino médio à faculdade: a transição dos personagens na TV

Por Thaís Ferreira
As crianças crescem e se tornam adolescentes. Nessa fase, começa um momento conturbado que envolve problemas com a autoestima, decisões sobre o futuro e as primeiras experiências da vida adulta. Várias séries de televisão retratam o crescimento de seus personagens, passando por conflitos ligados a temas polêmicos como uso de drogas, sexo, gravidez não planejada e a escolha profissional.
Entre os sucessos mais recentes desse tipo de atração, está o seriado musical Glee que acompanha a trajetória dos alunos do Colégio William McKinley e, após três temporadas, chegou ao inevitável episódio da formatura. Mas o que fazer com personagens carismáticos que conquistaram o público durante esse período? Quem vai embora? Quem fica?
Os roteiristas da atração garantem que os formandos não vão simplesmente sumir do enredo. Além disso, o clube do coral deve ganhar mais novos integrantes, como já havia acontecido nos anos anteriores.
 
O que não se sabe ainda é qual será o foco da série, a partir da 4ª temporada, os alunos originais ou os recém-chegados?
A estreia da nova temporada de Glee está marcada para dia 13 de setembro. Enquanto a data não chega e as perguntas não são respondidas, acompanhe como outras séries de televisão acompanharam a saída dos personagens da escola para a universidade.
Beverly Hills, 90210 ou Barrados no Baile
 
 
A série, da década de 1990, foi uma das mais populares do gênero adolescente e enfrentou a mesma questão após três temporadas.
Os alunos do West Beverly Hills High School se formam e, aparentemente, seguiriam caminhos diferentes: Dylan (Luke Perry) e Kelly (Jennie Garth) fazem uma viagem para a Europa. Steve (Ian Ziering) fica em dúvida em relação à faculdade. Brenda pretende voltar para Minessota e Andrea se afastará do grupo ao escolher cursar a Universidade de Yale.
Com o desdobramento do seriado, no entanto, todos os personagens principais acabam decidindo seguir o mesmo caminho e estudar na Universidade da Califórnia, mantendo, assim, o elenco unido. 
 
 
Não basta enfrentar os problemas da adolescência e do ensino médio, Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar) ainda tem que lutar contra as forças do mal. Mas a fatídica terceira temporada também chegou para ela.
 
Após a formatura no Sunnydale High, a caçadora e sua amiga Willow (Alyson Hannigan) começam uma nova fase na universidade de UC Sunnydale.
Com a mudança, a protagonista volta a possuir uma identidade secreta. A principal novidade é a saída do grande amor de Buffy, Angel (David Boreanaz) e de Cordelia (Charisma Carpente) que passam a estrelar seu próprio spin-off.
 
 
Seth (Adam Brody), Summer (Rachel Bilson), Marissa (Mischa Barton) e Ryan (Benjamin McKenzie) se formam após três anos de seriado. O episódio da formatura marca também a morte de Marissa, uma das protagonistas da atração.
 
Summer se separa do grupo ao decidir ir para a Universidade de Brown, mas  ela não some da atração e sua vida na faculdade aparece nos episódios seguintes.
Sem a participação ativa das protagonistas, motivada por esses acontecimentos, a atração perdeu o rumo, um dos principais motivos para que o fim da série fosse decretado na 4ª temporada.
 
Desde o começo da série, Rory (Alexis Bledel) desejava estudar em Havard. Sua mãe, Lorelai, vez todos os esforços para realizar esse sonho, aceitando até mesmo a interferência de seus pais Emily (Kelly Bishop)e Richard (Edward Herrmann) . Na terceira temporada, no entanto, ela escolhe ir para Yale.
A mudança revela um novo foco para a história que passa a se dividir entre acontecimentos da cidade de Stars Hollow e a vida universitária. Posteriormente, Rory chega abandonar o curso, mas retorna na sexta temporada.
One Tree Hill
 
A formatura dos personagens do seriado aconteceu no último episódio da quarta temporada e modificou de forma significativa o enredo da história. 
 
Lucas (Chad Michael Murray) não sabe o que fazer do futuro, Peyton (Hilarie Burton) e Brooke (Sophia Bush) se preparam para ir para Los Angeles, Nathan (James Lafferty) tenta se conformar como uma vida sem o basquete e Haley  (Bethany Joy Lenz) se prepara para ser mãe.
A série, contudo, não segue a ordem cronológica e a temporada seguinte dá um salto de quatro anos, seis meses e dois dias. Os personagens aparecem adultos e com carreiras consolidadas, pulando dessa forma toda a fase universitária.
 
Para os personagens da cidade de Capeside, a formatura também chegou na quarta temporada. Após idas e vindas amorosas de Dawson (James Van Der Beek), Joey (Katie Holmes), Jen (Michelle Williams), Jack (Kerr Smith) e Pacey (Joshua Jackson), eles seguem rumos diferentes.
Dawson vai para a Universidade da Califórina, Joey cursa a Universidade de Worthington, Jack e Jen escolhem a Boston Bay e Pacey, após passar as férias velejando, começa a trabalhar nas docas.
 
Mas para manter os personagens reunidos, o protagonista volta para casa, dessa forma o enredo passa girar em torno das duas cidades: Boston e Capeside.
Fresh Prince Of Bel-Air ou Um Maluco no Pedaço
A série cômica, que revelou Will Smith para o estrelato, chegou ao capítulo de formatura na terceira temporada.  Will e seu primo Carlton (Alfonso Ribeiro) se formam e aparentemente vão viver de longe da família Banks no dormitório da Universidade. Após arrumarem uma confusão, eles perdem o quarto e são obrigados a voltar para casa.
A solução para manter a independência dos personagens foi criar um apartamento na edícula, onde eles passam a morar. Mesmo com a mudança, o foco da história continua sendo as situações entre Will e seus familiares, a vida universitária passa a ser um pano de fundo do enredo.
 
 
Recomendamos para você