Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Distopias em alta

Por Edu Fernandes
 
Hoje há uma receita para o sucesso que todo estúdio persegue: encontrar uma boa série de livros juvenis, transformá-la em filmes e arrecadar bilheterias milionárias. Atualmente, muitas das histórias contadas nessas adaptações são distópicas, como é o caso de dois lançamentos que os brasileiros terão a chance de conferir em breve no cinema.
O Doador de Memórias (Paris) é baseado na coleção escrita por Lois Lowry há mais de 20 anos. Nos Estados Unidos, O Doador de Memórias – Quando Não Há Memórias, A Liberdade É Apenas uma Ilusão (Arqueiro) é usado como leitura para os alunos de escolas públicas. A adaptação cinematográfica estreia em 11 de setembro.
A trama se passa no futuro, quando a humanidade decide que as memórias e sentimentos devem ser removidos das pessoas para que a sociedade funcione em harmonia. Nessa falsa perfeição em preto e branco, vive Jonas (Brenton Thwaites, de Malévola), um jovem de 16 anos que recebe o resultado de qual será sua profissão pelo resto da vida: ele terá a missão de ser um Recebedor de Memórias, única pessoa que conhece o passado e auxilia como consultor em decisões difíceis.
Jonas começa um treinamento com o Doador (Jeff Bridges, de RIPD), mas as lembranças que ele recebe aguçam seus sentidos e o fazem questionar o mundo no qual vive. Ele percebe que tem sentimentos por sua amiga Fiona (Odeya Rush, de Somos o que Somos) e decide fazer algo para desmascarar a farsa que é a sociedade nessa distopia.
 

Pais de Jonas são vividos por Alexander Skarsgård e Katie Holmes
Um dos atrativos de O Doador de Memórias é o elenco de apoio com nomes estelares. Além de Jeff Bridges, o filme traz participações de Meryl Streep (Álbum de Família), Taylor Swift (Idas e Vindas do Amor), Alexander Skarsgård (True Blood) e Katie Holmes (Cada um Tem a Gêmea que Merece).
Embora não conte com o mesmo peso no elenco do longa, o romance Maze Runner: Correr ou Morrer (Vergara & Riba) tem uma legião de fãs que o ajudarão a obter sucesso na tela grande. A adaptação cinematográfica da obra de James Dashner estreia no Brasil em 18 de setembro.
 

Thomas (Dylan O'Brien) é o protagonista de Maze Runner
Novamente, o protagonista deve desvendar os mistérios da sociedade onde vive, mas Thomas (Dylan O'Brien, de Teen Wolf) é um novato. Ele chegou à Clareira sem memórias de sua vida passada, assim como aconteceu com as dezenas de garotos que moram lá sob o comando de Alby (Aml Ameen, de O Mordomo da Casa Branca).
Ao redor da Clareira está o perigoso Labirinto, onde apenas os Corredores podem entrar. Ninguém sabe por que foi enviado para lá ou como escapar. A situação muda com a chegada de Teresa (Kaya Scodelario, de Fúria de Titãs), a única garota a ser enviada à Clareira. Segundo um bilhete que ela carrega, a moça também será a última claretiana.
 

Maze Runner aposta em tensão e mistério
Por causa de seu cenário, Maze Runner: Correr ou Morrer (Fox) tem uma atmosfera mais tensa e misteriosa do que O Doador de Memórias. Este se calca em uma contestação social mais contundente, apesar de se enveredar em sequências de ação conforme se aproxima do desfecho.
O que ambos trazem em comum é a presença de claros ganchos para sequências. Quanto a se elas vão de fato ocorrer, isso depende do desempenho dos filmes nas bilheterias.
Veja o trailer de O Doador de Memórias:
 

Veja o trailer de Maze Runner: Correr ou Morrer:

 

 
 
Recomendamos para você