Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 16.02.2011 16.02.2011

Direitos autorais em debate

O escritor norte-americanoBenjamin Moser – autor da biografia Clarice, –  defende mudança na lei dasbiografias não-autorizadas no Brasil. A informação ganhou destaque no blogCiberescritas da jornalista portuguesa Isabel Coutinho.

“Vetar biografias e censurarlivros é coisa indigna de um país civilizado. Se você não gosta de umainterpretação alheia, escreva então um artigo explicando sua posição”, declarouBenjamin Moser na entrevista ao Terra Magazine,ao defender a aprovação do projeto de lei do atual ministro da Casa Civil,Antonio Palocci, que pretende permitir a divulgação de imagens e informaçõesbiográficas de personalidades públicas.

O Brasil tem uma das piores leisde Direitos Autorais do mundo, basta lembrar os famosos problemas com asbiografias de Garrincha e de Roberto Carlos, que foram retiradas de circulação.O direito de imagem ultrapassa princípios constitucionais como a liberdadeexpressão.  

A ministra da Cultura, Ana deHollanda, que já afirmou ser contrária a “”mudanças radicais”” na Leide Direitos Autorais, promete discutir alterações necessárias em sua gestão.Resta-nos aguardar e cobrar mudanças efetivas.

> Assista à entrevista exclusiva de Benjamin Moser sobre a biografia de Clarice Lispector

Recomendamos para você