Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 08.09.2011 08.09.2011

Digital Copy: formato vai conquistando espaço e é destaque em três grandes lançamentos da Disney até o final do ano

Por Andréia Silva
 
Já pensou em carregar sua coleção de filmes preferidos aonde você for e poder assisti-los a qualquer hora e em qualquer lugar? Bem, hoje muita gente não só pensou como já faz isso, mas de uma forma considerada ilegal. É esse cenário que o formato Digital Copy quer mudar.
 
O diferencial do Digital Copy – ou simplesmente, cópia digital – é a mobilidade. Esse formato permite que você transfira o filme e o conteúdo extra direto para o seu computador, smartphones e tablets, como iPod e iPhone, de forma legal e com diferencial no preço e na experiência.
 
A ideia faz sentido em um momento em que cada vez mais pessoas carregam músicas, fotos, anotações, enfim, o mundo, na “palma da mão”.
 
Quem está apostando suas fichas nesse formato agora é a Disney. O próximo grande lançamento do estúdio, Rei Leão 3D, chega aos cinemas no dia 26 de setembro e, dois dias depois, estará nas lojas em um combo com DVD, Blu-ray e cópia digital. Além disso, outros dois grandes lançamentos da Disney para este ano também já estão com o combo especial garantido: Carros 2, que sai em novembro nos Estados Unidos, e Piratas do Caribe – Navegando em Águas Misteriosas.
 
O conteúdo liberado na cópia digital é oferecido em diversos padrões, de acordo com cada estúdio. A licença para baixar a versão digital pode vir em um DVD ou através de um código que o usuário deve digitar na hora de transferir o conteúdo. O código pode ser usado uma única vez – ou mais de uma vez pela mesma conta no iTunes -, forma encontrada pelas produtoras para impedir a reprodução do filme.
 
Entre as vantagens de se adquirir a cópia digital é que você não precisa esperar e baixar programas para adaptar os filmes em DVD comum para o computador (isso quando eles não vêm bloqueados para cópia digital) e, ao copiar o filme, não perde na qualidade da resolução na hora de rodá-lo no computador, netbook ou tablet.
 
O formato já é bem comum nos Estados Unidos, mas tem um consumo ainda tímido no Brasil. Entre os motivos, talvez esteja o fato de que até 2011, tal formato rodava apenas em computadores da Apple ou que tivessem dispositivos iTunes. Só neste ano o formato chegou também aos usuários do Android.
 
Para quem gosta da ideia de carregar os filmes em seus computadores e tablet, mais uma dica: no próximo dia 28, além de Rei Leão, também chega às lojas a versão em Blu-ray, DVD e cópia digital de X-Men- A Primeira Classe que trará dez HQs em versão digital, com direito a uma história inédita, extras e cenas estendidas.
Recomendamos para você