Ramiro Fajuri por Ramiro Fajuri Outros 11.08.2020 11.08.2020

Dicas para estudar em casa no sistema home office

Estudar em casa, no sistema home office, sempre foi algo que alguns universitários  sempre tiveram mais facilidade que outros, no que se refere a se organizar para serem focados e produtivos. Mas, enquanto as aulas presenciais nas universidades não voltam, todos precisam se adaptar às aulas online e aos conteúdos de EAD – Ensino à Distância.

Pensando em quem não perdeu o foco nos objetivos e está preocupado em como se organizar na faculdade nesse período de distanciamento social, o Blog da Saraiva preparou um post com dicas de como se organizar para estudar home office e também lidar com o estresse e a distância de amigos e colegas.

DOS NOVATOS AOS VETERANOS: TUDO QUE O UNIVERSITÁRIO PRECISA TEM NA SARAIVA!

Defina horários e rotinas de estudo.

Se suas aulas online são ao vivo, não tem segredo. Não perca nenhuma e faça seu login no horário. Para evitar surpresas que podem te atrapalhar, verifique se sua internet está funcionando bem e se está familiarizado com o aplicativo que será utilizado para transmitir a aula. Pode parecer um excesso de zelo, mas é o tipo de precaução que evita muitos problemas.

Se a sua faculdade usa conteúdos prontos, aulas de EAD gravadas, não tem problema. Se você pode definir os seus horários de estudo, a dica é manter uma rotina parecida com a de antes da pandemia. Tente acordar, tomar o café da manhã e começar a estudar, almoçar mais ou menos nos mesmos horários que fazia antes.

E se junto com a faculdade, você também trabalha, use o mesmo método. Café da manhã, almoço, jantar, horário de trabalho e de estudo parecidos com os que tinha antes de implementarem as medidas de distanciamento social e suspenderem as aulas presenciais. Vai te ajudar muito!

Faça uma lista de estudos e tarefas

Disciplina é a palavra-chave de qualquer atividade home office. Especialmente estudar. Faça uma lista de todas as matérias que você tem para estudar, e até das suas atividades extras, que não tem a ver com a faculdade, e tente segui-la rigorosamente. Estudando em casa, você é dono do seu tempo, e tem que fazê-lo render o melhor possível.

Se sentir que é necessário, baixe um app de organização de estudo. Existem várias opções de aplicativos, inclusive aqueles que facilitam o trabalho em grupo. Escolha o que você, ou seu grupo de estudo, se adaptar melhor. Se preferir, faça uma lista impressa com todas as suas tarefas diárias, e execute uma a uma.

VAI PRA FACUL? VEM PRA SARAIVA!

Defina momentos de pausas e refeições.

Tente manter todos os seus horários de almoço, pausa para o lanche, cafezinho, tomar um banho e até daquele momento de dar um tempinho para levantar-se da cadeira, esticar o corpo e checar o Whatsapp e as redes sociais. Mas lembre-se de limitar esse intervalo a um máximo de 10 minutos, para não perder o foco e a concentração.

Determine onde será seu local de estudo.

Estudando uma hora em cada lugar, a tendência é que você se desorganize, deixando materiais e anotações pelo caminho. Então, defina onde será o seu espaço de estudo. Se não puder separar esse espaço só para você, monte e desmonte seu local de estudo todos os dias.

Isso pode ser um pouco mais difícil para os que precisam dividir o espaço com pais e irmãos, ou para quem mora em uma república e tem colegas na mesma situação. A dica nesse caso é: converse, negocie, chegue a um acordo. Lembre-se que se você precisa manter suas atividades do jeito que puder, o mesmo vale quem vive com você.

Mantenha seu local de estudo organizado

Não é porque você está estudando home office que o seu local de estudo precisa virar a casa da mãe Joana, certo? A organização, além de facilitar a sua vida e aumentar o seu aprendizado, vai tornar a vida dos que moram com você muito mais fácil. Todos ganham se você mantiver seu local de estudo limpo e organizado.

Uma dica interessante é sempre guardar o seu material de estudo separado de todas as suas outras coisas.

Evite distrações e interrupções na hora do estudo.

Seus irmãos, pais e colegas de república vão dividir com você o espaço da sua residência, 24 horas por dia. Então, converse antes e explique que aquele é o seu horário e local de estudo. Interrupções, somente em casos de real necessidade. Se não for algo que te interromperiam se você estivesse na faculdade, em aulas presenciais, pode esperar um pouco.

Se você tiver um animal de estimação que pode te atrapalhar, como um cachorro, por exemplo, coloque-o em um cômodo separado, o mais longe possível, para que ele não tire sua concentração.

Mas, antes de exigir dos outros que respeitem o seu momento estudo, lembre-se de que você precisa fazer o mesmo. Uma das maiores dificuldades de estudar no sistema home office é que tudo o que existe na sua casa pode ser uma fonte de distração que pode comprometer a sua produtividade: televisão, Netflix, quadrinhos, um bom livro. No horário de estudo, simplesmente evite.

Mas não podemos ignorar que você estará frente a frente com a maior fonte de distração já inventada pelo ser humano: a internet. Vai depender somente de você não se dispersar. Uma boa dica é desconectar das redes sociais. Celular, somente se estiver usando para acessar o conteúdo da aula e WhatsApp, só em caso de estar fazendo um trabalho em grupo.

HUMANAS, EXATAS OU BIOLÓGICAS? NA SARAIVA TEM O QUE TODOS PRECISAM.

Organize os horários de reuniões para trabalhos em grupo

Procure manter as interações com colegas de faculdade o mais próximo do que acontecia em situação normal. Uma das coisas interessantes dessas ocasiões é que você pode acabar descobrindo afinidades e fazer amizade com pessoas com quem você nunca teve muita proximidade.

Para fazer o trabalho em grupo render, mantenha seus colegas a par do que você está fazendo e peça informações sobre as atividades deles. Utilize grupos de WhatsApp e todos os aplicativos que permitem o trabalho em equipe à distância como o Google Drive e Slack.

Tome a iniciativa e proponha ao seu grupo de estudo os dias e horários para reuniões no Skype, Google Hangouts, Zoom ou qualquer uma das ferramentas similares gratuitas. Certifique-se de que o horário e data definidos são convenientes para todos e respeite-os. Além do estudo, a interação com os colegas e professores ajuda a atenuar as dificuldades do isolamento social.

Se você precisar adiar a call do grupo por alguma razão, tenha consideração com seus colegas e avise com o máximo de antecedência. Lógico que podem aparecer imprevistos, que exigirão flexibilidade em relação a isso. Use o bom-senso para saber se é o caso, e seja tolerante para que os outros sejam tolerantes com você.

Dicas para lidar melhor com o isolamento social

Para que o seu estudo renda bem, você precisa estar bem, e ter também seus momentos de lazer e relaxamento. Então, seguem algumas dicas para lidar com o isolamento social e tornar a experiência mais fácil. Isso ajudará a manter seu equilíbrio emocional e consequentemente, melhorara seu rendimento nas aulas online e assimilação dos conteúdos de EAD.

Seja legal

Estar em isolamento social não é muito fácil para ninguém, especialmente para quem  costumava ter uma vida mais agitada. Mas todos estão na mesma situação que você. Então, seja legal com quem mora com você, e com os seus colegas de estudo e professores. Se em algum momento eles não forem com você, dê um desconto. Seja tolerante.

Promova encontros virtuais.

A pandemia fez a maioria dos eventos legais em que você se encontrava para curtir com o pessoal da faculdade ser cancelado, e ainda não se sabe exatamente quando eles vão voltar. Mas dá pra compensar um pouco com os encontros virtuais. Use o Zoom ou outros aplicativos para agitar uma live da galera da faculdade, uma balada virtual.

Faça exercícios físicos e se alimente corretamente

Se você faz o estilo esportista, sua vida fitness pode ter ficado bem comprometida. Mas será bom para o seu corpo e sua mente você manter a disciplina com alimentação saudável e praticando os exercícios físicos que puder. Seja criativo! Vale fazer flexão, abdominal e até subir vário lances de escada, para quem mora em sobrado ou prédio.

Convide seus colegas para jogar online.

Se você curte um vídeo game, ele é uma boa opção para os seus momentos de relaxamento, desde que isso não atrapalhe a sua rotina de estudo. Na quarentena, os games online ganharam um novo significado, porque permitiram que se interagisse com que estava em outras casas.

Então, por que não achar colegas que gostem de games online para um jogo com a turma da faculdade?

Conclusão

Não perca o foco nos seus objetivos, mantenha a concentração e tenha paciência, porque a vida voltará ao normal. Inclusive as aulas na faculdade.

Recomendamos para você