Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 02.09.2013 02.09.2013

Diablo III aterrissa nos consoles totalmente em português

Por Guilherme Machado
 
Diablo III terá três novos "endereços" daqui pra frente: Xbox 360, Playstation 3 e Playstation 4. Depois de mais de um ano de seu lançamento para PC e Mac, o game chegará totalmente em português para os consoles.
 
ADAPTAÇÃO PARA OS CONSOLES E NOVIDADES A CAMINHO
 
Assim que adquirir uma cópia de Diablo III para seu videogame, ligue para três amigos e prepare o sofá, pois o modo co-op offline estará disponível no jogo. É isso mesmo: não será mais obrigatório ter uma conexão com a internet para aproveitar o game, já que agora é possível jogar offline sozinho ou com até quatro gamers.
 
Outra novidade é que a tela não será dividida como se vê em jogos co-op. Os desenvolvedores pensaram nesse detalhe e mudaram a posição da câmera, aproximando-a para que ela pegue todo o campo de batalha sem prejudicar nenhum jogador. Além disso, para diferenciar quem é quem, os personagens terão cores diferentes em suas bases.
 
Por fim, os controles também receberam muita atenção, já que o joystick toma o lugar do clássico mouse e teclado. Os analógicos funcionarão para se movimentar e esquivar, dando liberdade e praticidade em relação aos botões, que serão de fácil acesso para realizar ataques e outras funções nas batalhas.
 
A verdade é que Diablo III foi cuidadosamente adaptado para Xbox 360, Playstation 3 e Playstation 4, o que o torna quase um novo jogo. A experiência será totalmente diferente da dos que jogaram no PC ou Mac.
 
ENREDO E CLASSES
 
Diablo III se passa 20 anos depois de Diablo II. A história parte da queda de uma estrela misteriosa na Terra, que atinge a catedral de Tristam, criando uma enorme cratera e chamando a atenção de investigadores.
 
O game conta com quatro diferentes modos-história: Normal, Pesadelo, Tormento e Inferno. E também apresenta oito configurações de dificuldade que aumentam gradualmente o desafio e recompensam os jogadores com armaduras, armas e habilidades diversas.
 
As classes disponíveis são:
 
– Bárbaros
– Feiticeiros
– Arcanistas
– Monges
– Caçadores de Demônios
 
DUBLAGEM EM PORTUGUÊS
 
A Blizzard, produtora do jogo, investiu muito na dublagem em português, fazendo um trabalho excelente que agradou a todos. Muitas das vozes contratadas são velhas conhecidas. Portanto, não é difícil nos depararmos com "Shrek" e "Lord Voldemort" no meio de uma batalha.
 
Saiba de quem são as vozes por trás de cada classe:
 
– Bárbaro: Mauro Ramos (Shrek, Mumm-ra do Thundercats, O Coisa do Quarteto Fantástico, John Locke da série Lost, Christopher Lloyd do filme De Volta Para o Futuro e também Illidan do World of Warcraft).
 
– Bárbara: Teresa Cristina (Melina no filme O Vingador do Futuro, Linda Flynn do desenho Phineas e Ferb, Mirian do filme Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões e Sissy Baker em Sexta-Feira 13 – Parte IV).
 
– Feiticeiro: Luiz Carlos Persy (Megatron em Transformers – A Nova Geração, Lord Voldemort em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Treinador em O Galinho Chicken Little, Comandante Cruger em Power Rangers: SPD, entre outros).
 
Alguns dos personagens do game
– Feiticeira: Angélica Borges (Nikki na terceira temporada de Lost, Maya em Heroes, Dra. Sydney Heron em Grey's Anatomy, Dama Vaako em Riddick e Blanca em Família Soprano).
 
– O Arcanista: Duda Espinoza (Ironhide em Transformers, Octavius em Uma Noite no Museu, Boost no filme Carros, Ricardo em O Incrível Mundo de Gumball e Viralata em Perdido nas Estrelas).
 
– A Arcanista: Mariana Torres (Azula em Avatar: O Último Mestre do Ar, Raven Baxter em Cory na Casa Branca e As Visões da Raven, Alyssa em Power Rangers: Força Animal, Ravena em Os Jovens Titãs e Katniss Everdeen em Jogos Vorazes).
 
– Monge: Julio Cezar Barreiros (Leônidas no filme 300, Homer Simpson na série Os Simpsons, Chuck Norris em Vingança Forçada, Indiana Jones, entre outros).
 
– Monja: Priscila Amorim (Víbora em Kung-Fu Panda, Anna em Eu Sou a Lenda, Amelie Poulin, Gabrielle em Desperate Housewives, Sylvana Correventos em World of Warcraft e Anna Farris em Todo Mundo Em Pânico).
 
– Caçador de Demônios: Hércules Fernando (Capitão Pirata em Piratas Pirados!, Varian Wrynn em World of Warcraft, Alpha 5 na série Power Rangers, Cérebro em Pinky e o Cérebro, David Wenham em 300 e o Dentista no filme Procurando Nemo).
 
– Caçadora de Demônios: Andrea Murucci (Lucy Liu em As Panteras, Julia Roberts em Closer – Perto Demais, Os Queridinhos da América, Um Lugar Chamado Notting Hill, A Mexicana, O Sorriso de Mona Lisa, entre outros).
 
OPINIÃO DE QUEM ENTENDE DO ASSUNTO
 
Ninguém melhor para falar sobre as expectativas em relação ao jogo do que os próprios fãs, que passam horas duelando nos campos de batalha. Um dos que mais aguarda o lançamento é André Costa, 18 anos.
 

Ele já fechou o game duas vezes com amigos online, no PC, e pretende comprar a versão de console para jogar novamente com o grupo, só que agora com todos no mesmo lugar no modo co-op offline. “Uma das coisas que sinto muita falta nas novas gerações de videogames é aquela sensação de reunir o pessoal em casa. Hoje em dia fazemos isso pela internet, o que é muito bom, mas não substitui a disputa pelo melhor lugar no sofá da sala e pela concorrida posição de player 1!”.

 
RECORDES
 
Diablo III estabeleceu um novo recorde em 2012: o de mais vendido em menos tempo, com 3,5 milhões de cópias nas primeiras 24 horas de seu lançamento, e também de game mais vendido do ano, com mais de 12 milhões de cópias.
 
Tela do game Diablo III
 
Recomendamos para você