Ramiro Fajuri por Ramiro Fajuri Games 28.08.2020 28.08.2020

29 de agosto é dia do gamer e você pode comemorar

29 de agosto é o Dia do Gamer, uma data que nasceu na Espanha em 2008, como iniciativa de 3 revistas daquele país especializadas em games: Play Mania, Happy Consolas e PC Mania. Esse feriado geek logo se espalhou por outros países do mundo, e você pode comemorar, não importando se você é um piloto, lutador, soldado ou jogador de futebol. Também não interessa se você joga no PC ou no console. O Dia do Gamer é pra todo mundo.

Se você gosta de jogar sozinho, não tem problema. Mas se joga online e tem amigos que jogam sempre com você, fez novos graças aos games ou ainda conheceu o amor jogando online e o game foi a primeira coisa que você descobriu que ele ou ela tinha tudo a ver com você, mais um motivo para comemorar. E se você descobriu os games durante a pandemia, não tem problema. O Dia do Gamer é pra todo mundo, mesmo!

Porque o dia do gamer é 29 de agosto

O dia 29 de agosto foi a data escolhida pelos organizadores do evento porque coincidia com o lançamento de vários games de peso naquele ano.  Não conseguimos apurar quais eram, mas 2008 foi um grande ano para os games, com lançamentos como World of Warcraft: Wrath of The Lich King, Fall Out 3, Grand Theft Auto 4, The Witcher: Enhanced Edition, Far Cry 2, Call of Duty – World at War, Tomb Raider – Underworld, e Pro Evolution Soccer 2009.

Quem merece ser homenageado no dia do Gamer

Logicamente todo gamer merece os parabéns no seu dia, mas achamos que a melhor maneira de fazer essa homenagem é lembrar dos personagens de jogos famosos que nasceram da imaginação de escritores e desenvolvedores em todos os lugares do mundo, ganharam seu lugar na cultura pop e chegaram também às outras mídias

5 personagens famosos dos games, e porque gostamos deles.

1 – Lara Croft – Tomb Raider

Lara Croft foi criada em 1996 por uma equipe da desenvolvedora britânica Code Design Studios, liderada por Toby Gard . Uma arqueóloga aventureira e sem medo de nada, Lara é a mulher mais famosa dos games e estrelou todas as edições de Tomb Raider já lançadas. Mas apesar de sua origem nobre, ela é a Condessa de Abbingdon, Lara Croft com certeza não faz o estilo donzela em apuros. Ela mesma sempre se salva.

Lara Croft Live Action

Tomb Raider teve 3 versões para o cinema, que colocaram uma Lara Croft de carne e osso: Lara Croft Tomb Raider de 2001 e Lara Croft  – Tomb Raider a Origem da Vida, de 2003, onde ela foi vivida por Angelina Jolie. Em Tomb Raider – A Origem, que mostra uma Lara mais jovem, começando sua carreira de aventureira, a arqueóloga mais famosa dos games foi vivida por Alicia Vikander.

3 – Curiosidades sobre Lara Croft.

O primeiro visual de Lara Croft foi inspirado pela cantora sueca de hip hop Neneh Cherry e pela personagem cult dos quadrinhos Tank Girl.

Lara Croft já foi capa de mais de 1100 revistas. Ela superou supermodelos como Cláudia Schiffer, que entrou para o Guiness Book ao ultrapassar 1.000 capas de revista. Mas ainda perde para Gisele Bundchen, que estrelou 1.200 edições de revistas de moda.

Lara Croft existe na vida real? Mais ou menos! Para batizar a personagem, a equipe do estúdio pesquisou a lista telefônica de Londres. A homenageada foi Lara Croft Mandy DeMonay.

Kratos – God of War.

Também conhecido como O Fantasma de Esparta, Kratos foi criado em 2005 por David Jaffe, do Santa Monica Studio para a franquia God of War. No primeiro game da série, Kratos é enganado por Ares, o deus da guerra e assassina sua família. Em todos os games da série, é mostrada a busca de Kratos por vingança, não somente contra os deuses gregos do Olimpo, mas também contra os deuses nórdicos de Asgard.

Kratos em outras mídias

Kratos já estrelou vários livros que foram escritos por J.M. Barlog, Mathew Strover, Robert E Vanderman e Chris Roberson. E também uma adaptação em quadrinhos pelo selo Wildstorm, que pertence à DC Comics, com arte de Andrea Sorrentino e roteiro pelo consagrado Marv Wolfman, responsável pelos Novos Titãs e Crise nas Infinitas Terras, entre outros clássicos do gênero.

Os fãs querem muito ver Kratos live action. A ideia existe desde o lançamento do game. Em 2010, chegou-se a falar do 007 Daniel Craig, mas já foram especulados nomes como os de Jason Momoa, Vin Diesel, Dwayne “The Rock” Johnson e Tom Hardy, todos bons atores e com aparência e porte físico para o papel. O nome mais recente a ser falado foi o de Dave Bautista, o Drax de Guardiões da Galáxia.

Mario – Super Mário Bros

O encanador italiano, baixinho e bigodudo Mário foi criado em 1988 pelo designer japonês Shigeru Miyamoto para o game Super Mário Bros, da Nintendo, e desde então apareceu em mais de 200 jogos, um recorde absoluto,  ao lado de seu irmão também encanador, Luigi, para salvar a princesa Peach , também chamada de Princesa Cogumelo, do Rei Koopa, ou Bowser.

Super Mário foi adaptado para o cinema em 1993, tendo Bob Hoskins no papel de Mário, John Leguizamo no de Luigi e Dennis Hopper como Bowser.

Sonic – Sonic The Hedgehog

Criado pelo pogramador Yuji Naka e pelo desgner Naoto Ohshima, Soniic é um ouriço azul capaz de correr a velocidades supersónicas e se transformar em uma bola, com a qual ataca o Dr. Robotnik para salvar outros animais. Sonic virou filme em 2019, com o simpático ouriço azul criado em CGI e o Dr. Robotnik vivido por Jim Carrey, que ficou impagável.

Recomendamos para você