Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 23.01.2014 23.01.2014

DEZ séries nacionais que vão chamar atenção na TV

Por Felipe Gatto
 
As emissoras de TV estão com várias estreias programadas para 2014. Do gênero policial ao drama, passando por comédia e pelo universo dos games, as atrações prometem agradar a todos os gostos.
Nos próximos meses, veremos, por exemplo, Fernanda Montenegro de volta como Dona Picucha; João Miguel e Paulo Vilhena se enfrentando em um seriado policial; Heloísa Périssé em dose dupla; e Paulo Gustavo em um divertido mochilão com sua turnê no teatro.
Com a colaboração de Gustavo Baena, do Yahoo!, e Carol Gregnanin, do IG, garimpamos alguns programas que devem fazer sucesso na telinha. Confira!
1. A TEIA
Série policial de Bráulio Mantovani (Tropa de Elite e Cidade de Deus) e Carolina Kotscho (Dois Filhos de Francisco e Flores Raras), A Teia promete surpreender com cenas fortes de violência e suspense. A obra contará a história de um delegado (João Miguel) que, absorvido por dilemas pessoais, parte em busca de um perigoso criminoso (Paulo Vilhena). “O roteiro ágil é uma união da ação do texto de Bráulio com a expertise da Carolina no drama. O resultado é impressionante”, garante o crítico de TV Gustavo Baena.
Emissora: Globo
Estreia prevista: 28 de janeiro
 
2. DOCE DE MÃE
A atuação de Fernanda Montenegro no especial Doce de Mãe (2012) rendeu à veterana o Emmy Internacional de melhor atriz. Impulsionado pelo sucesso, o projeto virou série que vai mesclar alegria com melancolia. “A história trata de um retrato leve e bem-humorado da velhice”, afirma a editora de TV Carol Gregnanin. A produção contará com Matheus Nachtergaele e Drica Moraes no elenco. A direção será de Jorge Furtado (Saneamento Básico).
Emissora: Globo
Estreia prevista: 30 de janeiro
 
3. A SEGUNDA DAMA
Heloísa Périssé vai interpretar gêmeas nesse seriado com tom de comédia romântica. A atriz também assina o roteiro, que contará com supervisão de João Emanuel Carneiro. Os dois repetirão a parceria iniciada em Avenida Brasil (2012), a novela brasileira mais vendida no exterior em todos os tempos. A trama mostrará duas irmãs com gênios bastante peculiares se reencontrando após 30 anos. “Trabalhos com João Emanuel no time são garantias de sucesso. Já Heloísa é fera em comédia, e uma série do gênero com sua assinatura e atuação merece toda atenção”, diz Carol.
Emissora: Globo
Estreia prevista: abril
 
4. NA ESTRADA
Fenômeno no teatro e responsável pela maior bilheteria do cinema nacional em 2013 por Minha Mãe é uma Peça, Paulo Gustavo vai protagonizar uma série que mostrará viagens do ator pelo Brasil com suas peças. Curiosidades dos bastidores e encontros inusitados – com Dilma Rousseff e Caetano Veloso, por exemplo – prometem divertir os telespectadores. “Paulo Gustavo é a bola da vez, e o Multishow tem investido muito nele. Vale conferir”, afirma Baena.
Emissora: Multishow
Estreia prevista: abril
 
Fernanda Montenegro, Heloísa Périssé e Paulo Gustavo
 
5. JOVENS MÉDICOS
Mistura de ficção e realidade, Jovens Médicos se passará em um hospital e contará casos inusitados, além de retratar relações entre pacientes e doutores. A diferença entre essa produção e outras tantas do gênero será o fato de apresentar pessoas e histórias reais, resgatando a memória afetiva de quem já passou pelos dilemas. “Personagens de verdade conferem maior emoção e mais proximidade com o público. Saúde no Brasil é um tema delicado, então será curioso ver com isso será abordado”, explica Baena.
Emissora: Multishow
Estreia prevista: abril
 
6. OS EXPERIENTES
A atração terá a direção de peso de Fernando Meirelles (Ensaio sobre a Cegueira e 360). A ideia da série é abordar de uma maneira densa, mas também descontraída, a chegada da terceira idade e suas agruras. Foi escalado um time de veteranos como Lima Duarte, Othon Bastos, Beatriz Segall e Joana Fomm. “O talento de Meirelles é indiscutível, e com um elenco de tanto valor, a expectativa é a melhor possível”, comenta Carol.
Emissora: Globo
Estreia prevista: abril
 
7. A SEGUNDA VEZ
Inspirado no livro A Segunda Vez que Te Conheci, de Marcelo Rubens Paiva, o seriado contará a história de um jornalista expulso de casa pela mulher após ser demitido. Ao se envolver com prostitutas, ele se vê no meio delas e acaba se tornando cafetão. O protagonista será vivido por Marcos Palmeira. “O ator tem se saído bem na TV fechada. Pela atuação em Mandrake, da HBO, ele chegou a ser indicado ao Emmy internacional”, alega Carol.
Emissora: Multishow
Estreia prevista: abril
 
8. HISTÓRIA DO VIDEOGAME NO BRASIL
Em 26 capítulos, a série mostrará de maneira documental a chegada, o desenvolvimento e a solidificação da indústria dos games no país, sob aspectos mercadológicos, sociais e econômicos. A produção, que é uma parceria entre a Indiana e a Rio Filmes, também contará com depoimentos de especialistas no tema e, claro, do público consumidor. “Os games são parte de um mercado gigantesco por aqui. Será uma boa pedida para os fãs do assunto”, garante Baena.
Emissora: PlayTV
Estreia prevista: abril
 
João Miguel, Lima Duarte e Marcos Palmeira
 
9. TUDO PELA AUDIÊNCIA
Com roteiro de Tati Bernardi (Meu Passado Me Condena), a atração trará Fábio Porchat e Tatá Werneck para satirizar a incessante busca das emissoras de TV em prol de mais números no Ibope. Os humoristas serão apresentadores dispostos a tudo de mais improvável para chamar atenção. “Porchat e Tatá juntos devem ser garantia de boas gargalhadas e muito improviso”, diz Baena.
Emissora: Multishow
Estreia prevista: abril
 
10. DOCTOR PRI
Com o texto afiado de Aguinaldo Silva, autor de novelas de sucesso como Fina Estampa (2011) e Senhora do Destino (2004), a série será estrelada por Glória Pires, que vive uma psicóloga especializada em casos de adultério. José Mayer fará par com a protagonista do projeto, que terá 14 episódios. A direção será de Marcos Schechtman.
Emissora: Globo
Estreia prevista: 1º semestre
 
Tatá Werneck e Glória Pires
 
Recomendamos para você