Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 22.01.2015 22.01.2015

DEZ séries animadas clássicas e suas curiosidades

Por Willians Glauber
Histórias cativantes e personagens que marcaram uma geração transformaram diversas séries animadas em clássicos do gênero, entre elas Snoopy e Charlie Brown, Os Jetsons, Os Flintstones, Os Simpsons, A Pantera Cor de Rosa, Manda-Chuva, Tom e Jerry, Corrida Maluca e Caverna do Dragão.
Sua importância e influência no modo atual de fazer animação para a TV são inegáveis, e por isso o SaraivaConteúdo listou dez produções que merecem ser apreciadas por adultos e crianças.
1. SNOOPY E CHARLIE BROWN

Um garoto e seu cachorro vivem aventuras com seus amigos, um mote simples que permeia todas as histórias vividas pelos protagonistas da série animada Snoopy e Charlie Brown.

Os personagens nasceram de uma série de tirinhas de quadrinhos chamada Peanuts, vistas diariamente em jornais. Criadas por Charles M. Schulz, elas foram impressas pela primeira vez em outubro de 1950, nos EUA.
Desde então, as aventuras da dupla ilustraram 2.600 diferentes jornais em 75 países e foram publicadas em 21 idiomas diariamente até o ano de 2000.
Dos jornais, Snoopy e Charlie foram para a TV. Depois de protagonizarem 25 especiais, eles ganharam sua própria série animada em 1983. Com isso, as histórias vistas nas páginas de tantos jornais ganharam vida e outras inéditas foram criadas para a atração.
2. SCOOBY-DOO
Outro cachorro que ficou famoso entre os fãs de séries animadas foi Scooby, um animal falante que, junto com quatro jovens, desvenda mistérios a bordo do furgão verde e laranja apelidado de Máquina Mistério. O seriado Scooby-Doo, Where Are You estreou na televisão em 1969.
“Essas séries mais antigas tinham muito a intuição do autor, o talento. Hoje elas são referências, estudadas para ver o que deu certo. Foram criados manuais e técnicas”, comenta Sérgio Lopes, produtor de audiovisual da empresa Conteúdos Diversos, que, junto com a produtora Cinema Animadores, criou a série animada Zica e os Camaleões, transmitida não só no Brasil como em toda a América Latina.
E por que Scooby-Doo?
O nome do famoso cão nasceu graças aos improvisos vocais de Frank Sinatra em sua música “Strangers in the Night”.
Antes de a série estrear, o executivo do canal CBS (no qual foi transmitida) ouviu o trecho “Scooby-Dooby-Doo” da canção e, naquele momento, encontrou o nome ideal para um cachorro falante.
A produção é uma das muitas criações do estúdio de animação Hanna-Barbera Productions, fundado por William Hanna e Joseph Barbera em 1957.
3. OS JETSONS
E da mente fértil desses dois gênios das animações seriadas, também nasceu a família do futuro com sobrenome Jetson, que chegou à TV em 1962.
A comédia abordava situações do dia a dia de uma família de classe média no ano de 2062. George, Jane, seus filhos Judy e Elroy, o cachorro Astro e a empregada robótica Rose protagonizaram um total de 26 episódios, reprisados durante anos depois que o seriado terminou.
“A produção de uma série composta de 26 episódios de 11 minutos cada dura em média de 15 a 18 meses”, explica Adriana Oda, gerente de produção da Mixer, uma produtora com experiência em séries animadas, com Sítio do Picapau Amarelo e Escola Pra Cachorro no portfólio.
O sucesso de Os Jetsons se deu graças à sua fonte de inspiração, a família da era das cavernas, os Flintstones.
4. OS FLINTSTONES
Essa foi a primeira série animada a fazer parte do horário nobre da programação televisiva nos EUA.
Ela revolucionou o modo de fazer animações na TV; antes dela, nenhuma outra produção do gênero havia concebido episódios com uma história única que durasse 30 minutos.

Um feito conquistado pelo estúdio Hanna-Barbera Productions em 1960, quando o seriado estreou.

Transmitido até 1966, ele acompanhava a rotina da família Flintstones e sua amizade com os Rubbles, seus vizinhos. Toda a trama era ambientada na Idade da Pedra.
A produção chegou a ser a sitcom de animação a ser transmitida por mais tempo na televisão, com um total de 166 episódios.
5. OS SIMPSONS
Mas esse recorde durou apenas até 1997, quando a famosa família de pele amarela iniciou sua 7ª temporada na televisão. A atração que acompanha as situações vividas pelos Simpsons está em seu 26º ano é transmitida desde 1989.
Homer, Marge, Lisa, Bart e Maggie apareceram pela primeira vez como personagens da série animada The Tracey Ullman Show.
6. A PANTERA COR DE ROSA
Outro personagem que se apoderou de uma cor inusitada de pele para conquistar o público foi o protagonista da série animada A Pantera Cor de Rosa.
O felino detetive nasceu para ilustrar os créditos de abertura de um filme live-action de 1963, que tinha o título de A Pantera Cor de Rosa. Em 1964, o personagem protagonizou um curta-metragem, que recebeu o Oscar.
Pelo sucesso e repercussão, a distribuidora do longa recebeu a encomenda de uma série animada com a pantera.
Assista ao curta premiado:
7. MANDA-CHUVA
Por falar em felino, a gangue de gatos vira-latas de Nova York que protagoniza as histórias da série animada Manda-Chuva também se envolvia em casos de polícia, porém trapaceando e se beneficiando com o dinheiro alheio.
O protagonista Manda-Chuva (por isso o nome do seriado em português) também nasceu da fértil imaginação de William Hanna e Joseph Barbera. Sua estreia na TV aconteceu em 1961 e ele se tornou um dos carros-chefe da produtora da dupla.
8. TOM E JERRY
E para não fugir da equação Hanna + Barbera + gatos, adivinhe quem são as mentes por trás dos famosos personagens Tom e Jerry? Quando trabalhavam para o estúdio MGM, os dois criaram o gato e o rato mais famosos das séries animadas de TV.
Predestinados a serem inimigos, os personagens são vistos constantemente em meio a confusões e perseguições. Mas, há casos extremos que obrigam Tom a unir forças com Jerry, para enfrentarem um mal que incomoda ambos.
Eles existem desde 1940 e suas histórias começaram a ser contadas em formato de curtas-metragens, que, com o tempo, tornaram-se famosos na TV.
Entre 1975 e 1977, foram criados 48 episódios exclusivamente para a televisão.
9. CORRIDA MALUCA
Mas o corre-corre entre protagonistas de séries animadas não se restringiu a Tom e Jerry. Em 1968 nascia A Corrida Maluca, um seriado em que o grande objetivo dos personagens era correr até a linha de chegada.
Com carros superelaborados e excêntricos (de casa mal-assombrada a um híbrido de barco e submarino), na trama os 11 competidores da corrida fazem de tudo para sabotar o veículo à frente.
O sucesso da série gerou dois spin-offs que estrearam na TV em 1969: um protagonizado pelos personagens Dick Vigarista e Mutley; e outro pela Penélope Charmosa.
10. CAVERNA DO DRAGÃO
E encerrando a lista está Caverna do Dragão, série animada que conquistou uma legião de fãs desde quando estreou na TV, em 1983.
Na história, seis jovens entram em uma montanha-russa no parque de diversões da cidade e são transportados para um mundo paralelo de fantasia. Lá, eles ganham armas mágicas para se defender e tentar retornar.
O seriado teve três temporadas e foi uma coprodução dos estúdios Marvel Productions. Ele ficou famoso não só pela originalidade, como também pela falta de um último episódio, que foi escrito, porém nunca produzido.
Recomendamos para você