Por Thaís Ferreira
Elas já foram retradas de diversas maneiras, de vítimas a depravadas. A vida secreta das prostitutas gera curiosidade e, por isso, é recorrente na ficção – desde A Dama das Camélias até Uma Linda Mulher.
Duas novas séries brasileiras vão retomar o tema trazendo diferentes perspectivas. Uma Rua Sem Vergonha, estreia do Multishow, tem como cenário um prostíbulo da Avenida Prado Júnior, bairro de Copacabana, e acompanha a vida de cinco garotas de programa com origens e ambições bem diferentes. O enredo é baseado no livro homônimo do jornalista e escritor Cláudio Henrique.
A outra atração, intitulada O Negócio, começa a ser transmitida no próximo dia 18 pela HBO. Como o próprio título sugere, o seriado mostra uma visão mais empresarial da prostituição: três jovens bem educadas, que são garotas de programa, decidem usar técnicas de administração e marketing para aperfeiçoar os ganhos.
De olho nessas estreias, o SaraivaConteúdo listou dez personagens de série que retratam a prostituição a partir de diversos pontos de vista.
1. PAULA, de PREAMAR (HBO)
A atriz Karen Junqueira vive uma estudante de Direito que se torna garota de programa. Ela é recrutada por Fred (Hugo Bonemer), traficante de drogas e também universitário, para atender aos desejos sexuais de seus clientes. A atração narra não só o mundo da prostituição, mas de várias atividades ilegais que movimentam fortunas na cidade do Rio de Janeiro.
2. HANNAH, de SEGREDOS DE UMA GAROTA DE PROGRAMA (VH1)
![]() A série Segredos de Uma Garota de Programa é baseada em um blog
|
O programa é baseado no blog de uma prostituta inglesa, assinado apenas por Belle de Jour (referência ao filme francês de Luis Buñuel). Na série, Hannah vive uma vida dupla: de dia é secretária em um escritório de advocacia e à noite se transforma na garota de programa Belle. A protagonista é vivida pela atriz e cantora Billie Piper, conhecida por interpretar Rose Tyler em Doctor Who.
3. RILEY PARKS, de THE CLIENT LIST (SONY)
![]() Riley Parks se torna massagista depois de quase perder a casa
|
Os caminhos que levam a personagem de Jennifer Love Hewitt para a profissão mais antiga do mundo não são convencionais. A dona de casa é abandonada pelo marido e tem dois filhos para criar. Prestes a perder a casa ela decide trabalhar em uma casa de massagem. O local, no entanto, esconde um bordel de luxo.
4. DORA, de OSCAR FREIRE 279 (MULTISHOW)
![]() A prostituição de luxo é retratada em Oscar Freire 279
|
A história, como o título sugere, se passa em um dos endereços mais luxuosos de São Paulo. A protagonista Dora (Lívia de Bueno) é uma arquiteta recém-formada que começa gostar de Beto (Júlio Andrade). O que ela não sabe é que ele tem planos de transformá-la em uma acompanhante de luxo.
5. RAY DRECKER, de HUNG (HBO)
![]() A prostituição com uma pitada de humor negro é a receita de Hung
|
Prostituição masculina também é tema de série. Em Hung, o protagonista é um professor de basquete, divorciado e pai de dois filhos, que tem sérios problemas financeiros. Como sempre teve fama de bem dotado, ele decide ganhar dinheiro como gigolô. Para entrar no ramo, Ray (Thomas Jane) tem a ajuda da poetisa Tanya Skagle (Jane Adams) que se torna sua cafetina.
6. MARLENE, de UMA RUA SEM VERGONHA (MULTISHOW)
![]() Juliana Knust vive a ex-participante de reality show e prostituta, Marlene
|
Juliana Knust vive uma prostituta que, além de cenas sexuais, protagoniza muitas situações cômicas. Ela é uma ex-participante de reality show que trabalha na boate Fahrenheit, comandada por Marconi (Ricardo Blat). A personagem tem ambição de se tornar famosa e faz qualquer coisa para alcançar seus objetivos.
7. KARIN, de O NEGÓCIO (HBO)
![]() Além de garota de programa, a personagem Karin é uma mulher de negócios
|
A personagem tem uma visão empresarial para a profissão mais antiga do mundo: inovar o mercado da prostituição, usando estratégias de marketing. O objetivo é conseguir administrar o próprio negócio, sem precisar depender de ninguém, muito menos de um cafetão. Além de garota de programa, Karin (Rafaela Mandelli) está decidida a se tornar uma empresária do ramo.
8. HEATHER , de SATISFACTION (GNT)
![]() Peta Sergeant vive uma prostituta lésbica em Satisfaction
|
A produção australiana conta a história de um bordel luxuoso e acompanha a vida de cinco mulheres, entre elas Heather (Peta Sergeant). Garota de programa e lésbica, ela tem problemas para lidar com sua parceira, Ally, que decide ter um filho. Durante o seriado, ela vai tentar manter sua vida pessoal e profissional separada.
9. SHAE, de GAME OF THRONES (HBO)
![]() Personagem Shae em cena de Game of Thrones
|
Interpretada por Sibel Kekilli, ela é uma prostituta que desperta o interesse de Tyrion Lannister (Peter Dinklage), durante a batalha do ramo verde. Ela se torna sua amante e, secretamente, passa a viver como serva da esposa de Tyrion, Sansa Stark (Sophie Turner).
10. BRIDGET KELLY, RIGER (THE CW)
![]() Sarah Michelle Gellar vive dois papéis em Riger
|
Conhecida pelo papel principal em Buffy – A Caça-Vampiros, Sarah Michelle Gellar vive duas personagens em Riger: Siobhan Martin/ Bridget Kelly. As irmãs gêmeas separadas no nascimento têm passados bem diferentes: a primeira é milionária e tem uma vida aparentemente perfeita, já a segunda é viciada em drogas e faz programas para sobreviver.