Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 15.12.2014 15.12.2014

DEZ personagens de ‘Super Smash Bros.’: os mais populares e os mais obscuros

Por Míriam de Souza
Depois do lançamento de Super Smash Bros. para Nintendo 3DS, em outubro, o jogo de luta mais popular da Nintendo chega finalmente ao Wii U. A nova versão permite se divertir em partidas com até oito jogadores e tem mais arenas que a edição portátil, além de gráficos superiores. Ambas reúnem os personagem mais famosos da companhia japonesa – e alguns nem tão conhecidos assim.
Enquanto franquias clássicas como Mario e The Legend of Zelda marcam presença no game, há personagens de jogos mais antigos ou obscuros. Selecionamos DEZ deles: cinco bem conhecidos e cinco que você pode não conhecer.
OS QUE VOCÊ CONHECE
LINK
Franquia/jogos: The Legend of Zelda
O protagonista de The Legend of Zelda é figurinha carimbada de Super Smash Bros. e esteve em todas as edições da franquia. A partir de Super Smash Bros. Melee, ele apareceu em duas versões: Young Link, no Nintendo GameCube, e Toon Link – personagem que também reaparece no Wii U.
MARIO
Franquia/jogos: Mario
Como mascote da Nintendo, Mario nunca esteve de fora do jogo de luta. Ele é o personagem mais balanceado do game, sem vantagens ou desvantagens muito acentuadas, o que o torna ideal para jogadores iniciantes. Há outra versão, o Dr. Mario, que é mais lento, mas ataca forte.
SONIC THE HEDGEHOG
Franquia/jogos: Sonic
O ouriço já foi o maior rival de Mario. Mas a época em que Sega e Nintendo guerreavam pelo público gamer acabou e, hoje, Sonic é parceiro do encanador italiano. Sua primeira participação foi como personagem secreto em Super Smash Bros. Brawl, no Wii. A velocidade com que o personagem se move torna difícil controlá-lo para os novatos.
Os personagens mais conhecidos
PIKACHU
Franquia/jogos: Pokémon
Por mais que haja outros personagens de Pokémon em Super Smash Bros. for Wii U, como Charizard e Greninja, Pikachu é o rosto principal dos monstrinhos de bolso. Presente em todas as edições do game de luta até hoje, o mascote usa velocidade superior e ataques elétricos para derrotar os inimigos.
PAC-MAN
Franquia/jogos: Pac-Man
É difícil que um gamer nunca tenha ouvido falar de Pac-Man. O jogo que dominou os fliperamas na década de 1980 é, até hoje, sinônimo de videogame para os mais velhos. Junto a Mario, Mega Man e Sonic, ele forma o quarteto de personagens clássicos no novo Super Smash Bros.
OS QUE VOCÊ TALVEZ NÃO CONHEÇA
R.O.B.
Franquia/jogos: Stack-Up e Gyromite
Personagem secreto desde Super Smash Bros. Brawl, R.O.B. é mais um acessório do que um personagem da Nintendo. Criado em 1985, o robô foi criado para ajudar a vender o Nintendo Entertainment System (NES) após uma grande crise no mercado de games. Apenas dois jogos usavam o periférico, que teria ficado esquecido nos anos 1980, não fossem as homenagens.
DUCK HUNT
Franquia/jogos: Duck Hunt
Título de lançamento do NES, Duck Hunt vinha em um cartucho duplo com Super Mario Bros. No Wii U e no Nintendo 3DS, o jogador controla o cachorro e o pato que apareciam no game. Diversos de seus ataques fazem parecer que há um terceiro personagem atacando de fora da tela – assim como, no game original, o jogador apontava uma arma de luz para acertar seus alvos.
MR. GAME & WATCH
Franquia/jogos: Ball e outros jogos do Game & Watch
Antes do Game Boy, havia o Game & Watch, portátil mais rudimentar da Nintendo. O personagem Mr. Game & Watch é retratado em apenas duas dimensões em homenagem aos jogos lançados a partir de 1980. Cada ataque é referência a um game: em Chef, por exemplo, ele lança pedaços de comida nos inimigos.
Personagens como Duck Hunt e Mr. Game não são tão conhecidos pelo público, mas fazem parte do jogo
NESS
Franquia/jogos: MOTHER
O garotinho de boné está em Super Smash Bros. desde o primeiro game da franquia. No entanto, o jogo em que ele aparece é um clássico cult nem de longe tão popular quanto outros retratados acima. Ness é o protagonista de EarthBound, segundo game da série MOTHER, lançado em 1994 para o SNES. O título foi criado pelo HAL Laboratory, mesmo estúdio de Super Smash Bros. – talvez por isso o uso do personagem.
LITTLE MAC
Franquia/jogos: Punch-Out!!
Um boxeador puro. Little Mac é o protagonista de Punch-Out!!, game que fez sucesso no lançamento, em 1984. Para compensar sua desvantagem por não lançar projéteis, o personagem usa uma grande velocidade e socos poderosos.
Recomendamos para você

Os produtos Saraiva mais comentados