Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 02.05.2013 02.05.2013

DEZ opções de jogos para toda a família

Por Aline Maryama
 
O tempo passa para todos, inclusive para gamers de carteirinha que resolvem deixar as noites de jogatina para assumir uma família. Mas isso não significa que o console precisa de uma aposentaria precoce. Uma boa opção é juntar a família toda e aproveitar jogos educativos e divertidos.
Para o lazer nos dias chuvosos ou então para matar a saudade de ficar à frente da TV e do videogame, acompanhe a lista com 10 opções de jogos que trazem bons motivos para reunir a família:
 
1. NEW SUPER MARIO BROS (WII)
Classificação indicativa: livre para todas as idades
 
Os irmãos Mario e Luigi encantam gerações há muito tempo, desde a época do saudoso Super Nintendo até os dias de hoje. O New Super Mario Bros combina a competitividade e a cooperação entre os jogadores com cenários coloridos e divertidos. Com certeza as crianças ficarão encantadas e os pais poderão matar as saudades dos joguinhos favoritos dos anos 90.
 
2. BEN 10 GALACTIC RACING (XBOX 360, PS3, WII, NINTENDO DS, NINTENDO 3DS)
Classificação indicativa: livre para todas as idades
 
Ben 10 Galactic Racing fará os olhos de qualquer criança brilhar – afinal, o herói do momento é o Ben 10! Proteger os amigos, derrubar inimigos e mergulhar em uma aventura intergaláctica deixa qualquer criança animada. “Meu filho é fã do Ben 10, sempre que vê alguma coisa nova acha incrível e gosta de colecionar.
 
Ben 10 Galactic Racing
 
O jogo é um ótimo incentivo para melhorar sua coordenação motora e raciocínio lógico, então achamos o incentivo muito importante. Sem contar que ele se sente ainda mais próximo do herói favorito dele!”, afirma a fisioterapeuta Annelize Martins, que é mãe de Pedro Henrique, de 10 anos de idade e, segundo ele mesmo, fã número um do herói Ben 10.
 
3. JUST DANCE 4 (XBOX 360, WII, PS3, WIIU)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 3 anos
 
Just Dance 4
 
Just Dance é um sucesso mundial e, nesta quarta edição, traz mais de 40 músicas novas, de clássicos a novos hits. As crianças vão gastar muita energia, e os pais podem aproveitar para queimar calorias enquanto se divertem.
 
4. DONKEY KONG COUNTRY RETURNS (WII)
Classificação indicativa: livre para todas as idades
 
Donkey Kong Country Returns
 
Além de encantar as crianças com um jogo muito divertido, os pais mergulharão novamente em um mar de nostalgia. Rever os macacos mais queridos da década de 90 será emocionante, e com certeza a família toda irá se divertir. Em Donkey Kong Country Returns, a jogabilidade é 2D, porém os gráficos são tridimensionais. A trama do jogo é quase familiar: roubaram o estoque de bananas do gorilão e, logicamente, ele precisa recuperá-lo. Para ajudá-lo nessa aventura, reúna toda a família. “O Arthur é bem agitado, gosta muito de televisão e musiquinhas. Mesmo sendo pequenininho, ele adora mexer no controle, ficar apertando os botõezinhos do console. Também gosta muito quando aparece alguma coisa cheia de cores, e a interação desse jogo é ótima para isso!”, conta Valéria Cristina Silva Pereira, mãe de Arthur, que tem 1 ano e 1 mês. Ela e o marido são fãs de jogos há muito tempo e querem passar essa paixão para o pequeno, que já demonstra bastante interesse.
 
5. LITTLE BIG PLANET (PS3)
Classificação indicativa: livre para todas as idades
 
Little Big Planet 
 
Um jogo para toda a família caprichar na criatividade e deixar a imaginação fluir. Little Big Planet traz um mundo onde tudo é personalizável, desde o personagem escolhido até o cenário onde o jogo se desenvolve. “Considero um jogo extremamente inteligente, com desenvolvimento gráfico muito agradável aos olhos, divertido e inovador, além de podermos jogar em quatro jogadores de uma só vez – e particularmente, somos em quatro pessoas aqui em casa”, Conta Taís Matiello, professora de inglês. Ela e a família sempre se reúnem para jogar, e esse é o passatempo preferido de todos.
 
6. WONDERBOOK: BOOK OF SPELLS (PS3)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 7 anos
 
Book of Spells
 
Uma experiência única e incrível para toda família, o Book of Spells traz o recurso de Realidade Aumentada para transformar todo o cenário ao seu redor, com uma capacidade incrível de interação. As crianças poderão estudar e praticar feitiços da consagrada série Harry Potter, de J. K. Rowling. 
 
7. KINECT SPORTS (XBOX 360)
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
 
Kinect Sports Ultimate Collection
 
Com o Kinect Sports Ultimate Collection, a família toda poderá virar uma lenda dos esportes. São muitas opções para todos escolherem um favorito: Futebol, Beisebol, Futebol Americano, Tênis, Golfe, Esqui, Boxe, Tênis de Mesa, Arremesso de Dardos, Atletismo, Vôlei de Praia, Basquete e Boliche. 
 
8. RAYMAN ORIGINS (PS3, XBOX 360, WII, PC, PSVITA)
Classificação indicativa: livre para todas as idades
 
Rayman Origins
 
Outro game que faz parte da sessão nostálgica e que, sem dúvidas, irá agradar bastante aos pais. Depois de 15 anos ele está de volta com novas aventuras! Rayman Origins traz mais de 50 fases para a família se aventurar e brincar de salvar o mundo juntos.
 
9. RABBIDS LAND (WIIU)
Classificação indicativa: livre para todas as idades
 
Rabbids Land
 
No jogo Rabbids Land, coelhos fofos e hiperagitados vão fazer a família toda mergulhar em ação e aventura no cenário perfeito: um parque de diversões. É possível reunir até quatro jogadores para fazer muita bagunça e garantir uma diversão saudável. “O jogo é muito divertido, faz a família toda ficar mega-agitada! Nós gritamos, pulamos, fazemos os Rabbids correrem pelo parque inteiro, as crianças adoram e não veem a hora de jogar mais, acaba funcionando como uma moeda de troca para comerem melhor e também obedecerem, sem contar que incentiva muito a coordenação motora deles”, afirma Julio Cesar Monteiro, designer e fã de games, que reúne a irmã mais nova e os sobrinhos para apresentá-los ao mundo dos games de forma saudável.
 
10. DISNEY EPIC MICKEY: POWER OF TWO (WIIU)
 
Disney Epic Mickey
 
 
Nesta segunda parte da aventura Disney Epic Mickey, a família irá se reunir para ajudar o famoso Mickey Mouse e Oswald The Lucky Rabbit (estrela do primeiro desenho animado de Walt Disney) em Wasteland, um mundo alternativo com diversos personagens da Disney. Com muita criatividade e animação, prepare-se para uma batalha incrível para salvar essa realidade paralela e ajudar dois personagens tão queridos.
Entre lançamentos e jogos que relembram títulos já consagrados, há muitas opções para todos se unirem na frente da televisão, sem deixar o lado saudável e familiar de fora.
 
E qual é a sua opção para jogar com a família? Compartilhe.
 
 
 
 
Recomendamos para você