Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 23.05.2014 23.05.2014

DEZ nerds queridas da ficção

Por Felipe Gatto
Ser nerd está longe de apenas sofrer bullying e viver o patinho feio das histórias. Na telona e nos seriados, várias personagens conquistaram o coração do público com esse perfil meio geek.
Algumas são meio esquisitas e excêntricas. Já outras chamam atenção por conta da beleza e do charme que possuem. Mas quando se trata de inteligência, sagacidade e determinação, todas se destacam.
Ao agir com sabedoria, decifrar mistérios mirabolantes, propor soluções certeiras e conquistar seus mais diversos objetivos, elas deram a volta por cima. Com isso, provaram que podiam muito mais do que ser somente chamadas de garotas diferentes.
Para celebrar o Dia do Orgulho Nerd, comemorado em 25 de maio, o SaraivaConteúdo bateu um papo com Daniel Reininger, do Cineclick e Milena Dias, do Garotas Nerds, que elegeram DEZ nerds queridas da ficção.
1. HERMIONE GRANGER (HARRY POTTER)
Dentre os personagens mais queridos de Hogwarts, Hermione (Emma Watson) se destaca por ser a mais inteligente do grupo. Geralmente com um livro a tiracolo, a garota não tem vergonha de ser uma nerd, pelo contrário, ela sempre arruma um jeitinho de exibir, com orgulho, as suas admiráveis habilidades. “Ao longo da saga, a personagem fica cada vez mais importante à medida que seus conhecimentos salvam a ela, Harry (Daniel Radcliffe) e Rony (Rupert Grint) de vários problemas, o que a torna não apenas útil, mas uma amiga essencial”, afirma a redatora do Garotas Nerds, Milena Dias. No final da sequência Harry Potter, a esperteza e as experiências vividas em tantas aventuras tornaram Hermione uma mulher forte e de função primordial na história.
2. VELMA DINKLEY (SCOOBY-DOO)
Considerada uma típica nerd, a personagem, que se veste de uma maneira simples e não dispensa os óculos de armações pesadas, é estudiosa, perspicaz e sempre atenta nas tarefas a serem desempenhadas. Apesar de ter sua beleza ofuscada pela atraente Daphne (Sarah Michelle Gellar), Velma (Linda Cardellini) é o cérebro da turma do Scooby-Doo e detentora de um raciocínio lógico e bastante realista. Difícil uma pista passar despercebida por ela. “Velma tem tiradas ótimas e ainda é o contraponto para os não tão inteligentes protagonistas, o Salsicha (Freddie Prinze Jr.) e o Scooby. Ela é muito corajosa e não tem medo de enfrentar os desafios das investigações do grupo, além de sempre ser a principal responsável por desvendar todos os mistérios”, comenta Daniel Reininger, redator do Cineclick.
3. ANDREA SACHS (O DIABO VESTE PRADA)
Andrea (Anne Hathaway) é uma daquelas nerds que viveram uma grande transformação na ficção. No começo da história de O Diabo Veste Prada, ela surge como uma garota idealista, um tanto quanto ingênua e um fiasco nos quesitos moda e vaidade. Inteligente, a jornalista aceita trabalhar com a megera editora da revista Runway, Miranda Priestly (Meryl Streep), na ânsia de conquistar uma boa colocação em algum veículo nova iorquino. Apesar de lidar com diversos imprevistos ao longo da trama, Andrea se mostra uma profissional destemida, inovadora e bastante esperta, o que a destaca daquelas que já haviam passado por seu cargo. “Andrea é um bom exemplo quando o assunto é conseguir o que quer. Sem perder a dignidade, ela se torna uma linda e estilosa mulher que surpreende a todos, mostra o seu valor e consegue atingir o seu objetivo”, reforça Milena.
 
4. BLOSSOM
Com um look colorido composto por peças antigas, contemporâneas e chapéus de gosto duvidosos, a excêntrica Blossom tem um bom humor sarcástico que permeia todos os episódios da série. Muito inteligente, a garota consegue ser brilhante em meio a uma família nada convencional e composta apenas por homens. Apesar de ser a caçula da casa, ela é a responsável pela maturidade e disciplina necessárias na maioria dos dilemas do cotidiano. “Blossom (Mayim Bialik) é uma nerd que passa por conflitos típicos dos adolescentes, por isso, muitos se identificam com ela. Mesmo vivendo longe da mãe, ela consegue crescer e enfrentar os seus desafios de frente”, ressalta Daniel.
 
5. ELLE WOODS (LEGALMENTE LOIRA)
Elle Woods (Reese Witherspoon) pode ser considerada como a perfeita garota de Beverly Hills. Apesar de fugir um pouco do estereótipo nerd por ser linda, popular e aparentemente fútil, ela é bem inteligente e determinada em seus objetivos. Em busca do que almeja, a patricinha se foca em estudar Direito em Harvard para provar que não é apenas uma jovem de rostinho bonito e sem conteúdo. “Elle mostra força para ir atrás do seu sonho e prova que é capaz. Estudiosa, ela enfrenta muitos preconceitos em sua árdua batalha para conseguir acabar com o estigma das loiras serem burras. Na sequência do primeiro filme, ela é uma recém-formada advogada que consegue resolver um importante caso de testes cosméticos em animais e acaba conquistando o respeito de todos”, opina Daniel.
6. LISA (OS SIMPSONS)
Lisa é uma garotinha de apenas oito anos mas que tem um Q.I. elevado. Ótima aluna, a nerd de Os Simpsons tem como hobbie tocar saxofone barítono. Mesmo com a família desestruturada, ela possui uma ideologia bem clara de certo e errado. É fiel defensora de que todos deveriam agir com inteligência perante qualquer situação, e apesar de ser alvo de muitas piadas em meio a tanta gente desmiolada de Springfield, Lisa tem tiradas espertas e carregadas de ironia. “Lisa é uma nerd cheia de boa vontade para mudar o mundo e transformá-lo em um lugar melhor. Mesmo às vezes levando a pior, ela não desiste do que quer e está sempre pronta para lutar por tudo o que acredita”, afirma Milena.
 
7. PRINCESA LEIA ORGANA (STAR WARS)
Apesar de ser uma princesa, Leia (Carrie Fisher) desce do salto e vai à luta por seus ideais. Seja lutando com armas ou usando modelitos nobres e sofisticados, a personagem é a junção de inteligência, beleza, simpatia e habilidade física, características que a fizeram deixar sua marca entre os revolucionários de Star Wars. “Ela é uma nerd devido à grande inteligência e capacidade de liderança em vários momentos cruciais. Sem cair no estereótipo da princesa frágil e indefesa, Leia encara com garra as situações complicadas e participa ativamente da batalha entre a Aliança Rebelde e o Império Galáctico”, ressalta Daniel.
8. SUSAN STORM (QUARTETO FANTÁSTICO)
O que faz Susan Storm (Jessica Alba) ser considerada uma nerd é o fato de tratar-se de uma habilidosa cientista. A personagem é a única garota com superpoderes no Quarteto Fantástico, além de ser a segunda líder no comando do grupo. Com raciocínio rápido, ela foi a responsável pelos heróis terem recebido poderes sobre-humanos após conseguir persuadir o piloto Ben Grimm (Michael Chiklis) a participar de uma perigosa missão especial. “Além de ficar invisível, ela pode tornar outras coisas invisíveis e ainda é capaz de criar campos de força quase indestrutíveis. Por conta das suas proezas, Susan se mostra cada vez mais importante nas batalhas do grupo, protegendo-os com a inteligência aliada aos seus poderes”, comenta Milena.
 
9. DANA SCULLY (ARQUIVO X)
Dana Scully (Gillian Anderson) é uma nerd destemida que não se deixa enganar por pouca coisa. Para acreditar nos eventos mais estranhos que aparecem nas histórias, a médica legista e cientista precisa antes usar a razão e verificar que se tratam de fatos realmente concretos. Bastante inteligente e concentrada, a personagem da série Arquivo X consegue provar que é mais do que uma mulher bonita. “Dana é esperta e bem astuta. Desafia o sistema e ajuda a manter seu parceiro, o agente Fox Mulder (David Duchovny), com os pés no chão. Passa por momentos complicados diante de raças alienígenas e conspirações, mas continua acreditando na importância do seu trabalho bem feito”, explica Daniel.
10. KITTY PRYDE (X-MEN)
Kitty Pryde (Ellen Page), a Lince Negra do X-Men, é uma garota especialista em eletrônicos. Exímia conhecedora da arte de combate ninja, ela é uma jovem que conquista o seu espaço entre os membros da história com um jeito natural e divertido. Além disso, a nerd queridinha entre os mutantes é dona de poderes de intangibilidade, então, consegue atravessar objetos sólidos e andar no ar. “Mesmo sendo uma adolescente, ela se destaca no universo dos mutantes. Foi responsável por salvar o mundo em diversas vezes”, diz Daniel.
 
 
Recomendamos para você