Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 06.12.2017 06.12.2017

DEZ museus que contam a história do rock

Por Priscila Roque
Os grandes museus de Arte e História não podem faltar nos guias de viagem. Mas você já pensou em acrescentar ao seu roteiro de férias para o exterior alguns locais que fogem do tradicional?
O SaraivaConteúdo selecionou dez museus que têm como principal atrativo o rock n’ roll. Passeie por um universo de áudios, memorabílias, instrumentos musicais, pôsteres e fotos raras para conhecer mais sobre o gênero e descobrir segredos de seus ídolos.
1. ROCK AND ROLL HALL OF FAME AND MUSEUM
Com 18 anos de existência, esse museu preserva artigos de diversos artistas que marcaram a trajetória do rock, como a primeira guitarra de Bono Vox, do U2, e uma máquina de pinball dos Rolling Stones usada pelo guitarrista Keith Richards. São sete andares repletos de atrações – algumas delas interativas – em dezenas de exposições temporárias e permanentes que formam uma verdadeira biografia do gênero por meio de seus principais personagens.
Endereço: 751 Erieside Ave, Cleveland, Ohio – Estados Unidos
Informações: www.rockhall.com/visit-the-museum
Veja como é o Rock and Roll Hall of Fame and Museum por dentro
2. THE BEATLES STORY
Localizado em Liverpool, esse museu mantém seis atrações que relacionam os Beatles ao passado e à atualidade. A exposição principal leva os visitantes para uma viagem dentro da vida, da cultura e da música da banda, narrada pela irmã de John Lennon, Julia – com audio guia disponível em português. Há ainda uma coleção de imagens raras feitas pelo fotógrafo Paul Berriff durante a turnê de 1963 e 1964 e um monumento dedicado a John Lennon.
Endereço: Britannia Vaults, Kings Dock St, Liverpool – Inglaterra
Informações: www.beatlesstory.com
3. EMP MUSEUM
Esse não é um museu dedicado inteiramente à música, mas também à ciência e à cultura pop. Entretanto, há diversas mostras que contemplam o rock, como uma galeria que exibe a transformação da guitarra ao longo dos anos em uma coleção de 55 instrumentos; a maior exposição de memorabílias do Nirvana no mundo; e uma espécie de laboratório em que os visitantes podem experimentar microfones, baterias e baixos.
Endereço: 325 5th Avenue N Seattle, Washington – Estados Unidos
Informações: www.empmuseum.org
  The Beatles Story                                                                                                                                            EMP Museum
The Beatles Story: a banda recepciona os visitantes em 12 idiomas
EMP Museum: os visitantes podem experimentar instrumentos musicais
4. RAMONES MUSEUM
Um endereço para reunir fãs e celebrar a história de um dos maiores nomes do punk rock. O museu soma mais de 500 memorabílias expostas, incluindo objetos pessoais de todos os integrantes, pôsteres de shows, bandeiras e fotos raras. O local conta ainda com um pequeno bar e mantém uma parede com autógrafos de artistas que já estiveram lá, como Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam.
Endereço: Krausnickstr. 23  10115, Mitte, Berlim – Alemanha
Informações: www.ramonesmuseum.com
5. ROCKHEIM
Fundado em 2010, esse museu mantém seis andares com atrativos para roqueiros, principalmente aqueles interessados em saber onde se encontra a música norueguesa na linha do tempo do rock. Há uma área em destaque para o black metal local – estilo que projetou o rock norueguês para o mundo. Espaço para shows e conferências, além de uma lojinha com biografias e camisetas, completam o museu.
Endereço: Brattørkaia 14, Trondheim – Noruega
Informações: www.rockheim.no/english
  Priscila Roque                                                                                                                                                         Rockheim
Ramones Museum: fotos raras e pôsteres fazem parte do acervo
O museu norueguês Rockheim impressiona por sua arquitetura
6. ELVIS PRESLEY’S GRACELAND MANSION
A mansão do Rei do Rock permite que os visitantes conheçam a intimidade de Elvis e admirem objetos raros que fizeram parte de sua carreira, por meio de um circuito que engloba: sala de estar, sala de música, quarto dos pais do cantor, sala de jantar, cozinha, sala de TV, sala de bilhar e a famosa Jungle Room. Discos de ouro, itens dos filmes de que participou e até seus carros e aviões também estão expostos. O local dispõe de audio guia em português.
Endereço: 3765 Elvis Presley Blvd., Memphis, Tennessee – Estados Unidos
Informações: www.elvis.com/graceland
7. HARD ROCK CAFÉ LONDON
O Hard Rock Café nasceu em Londres, em 1971. Um pequeno restaurante, de mesmo nome, tinha o guitarrista Eric Clapton como um de seus frequentadores assíduos. Certa vez, o proprietário perguntou se o músico não gostaria de colocar sua guitarra lá, exposta na mesa reservada a ele. Na semana seguinte, uma outra guitarra chegou. Era a Gibson Les Paul de Pete Townshed, do The Who, que trazia um bilhete dizendo que a sua era melhor do que a de Eric. Hoje, o tal restaurante se tornou uma rede e tem cerca de 70 mil guitarras de grandes artistas – entre outros itens – espalhadas por unidades do mundo todo. O instrumento de Eric continua no mesmo lugar, marcando sua mesa favorita.
Endereço: 150 Old Park Lane, Londres – Inglaterra
Informações: www.hardrock.com
  Photos (c) Elvis Presley Enterprises, Inc.
Mobília impecável na sala de música de Elvis Presley, em sua mansão
O Hard Rock Café tem 143 unidades espalhadas por 36 países
8. ROCK LEGENDS WAX MUSEUM
O Madame Tussauds é o museu de cera mais famoso do mundo. Entretanto, há outros com menos glamour, mas com a mesma diversão, em diversas cidades. Esse é o caso do canadense Rock Legends Wax Museum. O local conta a história do rock por meio de suas mais de 60 estátuas de personalidades e bandas como Sex Pistols, Kurt Cobain e Alice Cooper.
Endereço: 5020 Centre Street, Niagara Falls, Ontário – Canadá
Informações: www.rocklegendswaxmuseum.com
9. FENDER MUSEUM OF MUSIC AND THE ARTS
A famosa marca de guitarras mantém um espaço em Corona, na Califórnia, para apresentações, workshops e exposições de grandes lendas da guitarra. O tour guiado passa pela fábrica da Fender e oferece aos visitantes informações sobre a construção do instrumento e sua história. Todo o dinheiro arrecadado com os ingressos é revertido ao projeto “Kids Rock Free”, um programa de aulas de música gratuitas para crianças.
Endereço: 365 N Main Street, Corona, Califórnia – Estados Unidos
Informações: www.fendermuseum.com
Veja como é a área de exposições do Fender Museum
10. YOUNGTOWN
Com memorabílias que contemplam as três primeiras décadas do rock (1950, 1960 e 1970), o local abriga ainda um impressionante material de Neil Young. Em virtude disso, o nome do museu também é uma homenagem ao músico canadense, que passou sua infância em Omemee. Nas sete salas disponíveis, há peças de Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Bob Dylan, entre outros.
Endereço: 45 King St., East, Omemee, Ontário – Canadá
Informações: www.youngtownmuseum.com
  Divulgação                                                                                                                                                           Youngtown
John Lydon, Freddie Mercury e Kurt Cobain estão entre as atraçõesdo Rock Legends Wax Museum
Neil Young é a estrela principal do museu canadense Youngtown
Recomendamos para você