Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 29.11.2014 29.11.2014

DEZ motivos para não perder a Comic Con Experience

Por André Cordeiro
 
No começo de dezembro, a cidade de São Paulo vai viver uma grande explosão de cultura pop. Fãs de quadrinhos, cinema, literatura fantástica, ficção científica e séries de TV poderão se divertir na Comic Con Experience, evento que acontece em São Paulo entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Centro de Exposições Imigrantes, na zona sul da capital paulista.
 
A primeira edição da Comic Con Experience terá atrações para todos os gostos: de concursos de cosplay e campeonatos de videogame até painéis com as grandes novidades do cinema no ano que vem e pré-estreias de filmes como O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos e Operação Big Hero. A organização fica por conta do site Omelete e da Chiaroscuro Studios, responsável pelo Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH).
 
Baseada no modelo de eventos americanos de sucesso como a San Diego Comic Con, a Comic Con Experience também traz para o Brasil celebridades como os atores Edgar Vivar (o Sr. Barriga de Chaves), Jason Momoa (o Khal Drogo de Game of Thrones e o futuro Aquaman) e diversos quadrinistas da DC, da Marvel e até mesmo o brasileiro Mauricio de Sousa, o pai da Mônica. A seguir, listamos 10 motivos para que você – sim, você, fã de cultura pop que está usando uma camiseta engraçadinha agora – não deixe de ir à feira se divertir.
1.PAINÉIS COM NOVIDADES PARA 2015
Uma das atrações mais aguardadas da San Diego Comic Con, evento que é uma espécie de matriz para a feira de São Paulo, os painéis dos grandes estúdios de cinema também estarão presentes na CCXP. A Paramount, por exemplo, trará produtores para falar sobre Tartarugas Ninja e um novo Sexta-Feira 13. Além dela, Fox, Sony Pictures, Disney, Warner e Netflix estarão na CCXP, mostrando detalhes e revelando novidades de filmes e séries que devem chegar às telas apenas em 2016.
 
2. ASTROS DE GAME OF THRONES
Brace yourselves! Uma das principais séries da atualidade, com muita fantasia e intrigas, Game of Thrones ganhou um lugar no coração de muita gente nos últimos anos. Atenta a isso, a Comic Con Experience tem em dois atores da atração da HBO alguns de seus maiores destaques: Lino Facioli, o menino brasileiro que participa de Game of Thrones, e Jason Momoa (Khal Drogo) estarão em São Paulo para conversar com os fãs em um painel, além de tirar fotos e distribuir autógrafos. “Como fã incondicional de Game of Thrones, estou muito animado com a possibilidade de conhecer o Jason Momoa”, diz o organizador Ivan Costa. Mas atenção: para ter a oportunidade de chegar perto deles, é preciso comprar ingressos específicos – os chamados Meet & Greet.
 
Jason Momoa, da série Game of Thrones
3. RELÍQUIAS DA HISTÓRIA DO CINEMA
Apresentador do programa Hollywood Treasure, exibido pelo canal por assinatura Syfy, o colecionador Joe Maddalena tem em seu acervo figurinos, material cenográfico e peças exclusivas de séries e filmes de TV como Star Wars, Senhor dos Anéis, Mary Poppins e Mágico de Oz. Para a Comic Con Experience, Maddalena trará parte de seu acervo ao Brasil, além de realizar palestras e painéis sobre como é ser um colecionador de cultura pop. “Vocês não vão acreditar no que estão vendo”, garante ele. É esperar para ver.
 
4. MAURICIO DE SOUSA E A GRAPHIC MSP
Maior quadrinista do Brasil, Mauricio de Sousa é o grande homenageado da primeira edição da Comic Con Experience. Também, pudera: desde os anos 1960, Sousa foi capaz de criar personagens que marcaram a infância de muitos brasileiros – além de criar um império a partir de uma menina baixinha e dentuça. Na CCXP, ele estará presente em um painel onde os fãs poderão lhe questionar qualquer coisa sobre suas criações. Além disso, a Mauricio de Sousa Produções traz para a feira o lançamento de Astronauta – Singularidade, graphic novel de Danilo Beyruth que dá continuidade ao selo Graphic MSP. Iniciada em 2012, a coleção traz personagens clássicos da Turma da Mônica com roupagens novas, relidos por quadrinistas iniciantes como Gustavo Duarte (Monstros), Vitor Cafaggi (Valente) e Eduardo Damasceno (Achados e Perdidos).
 
Bidu – Caminhos, um dos títulos do selo Graphic MSP
 
5. ARTISTS ALLEY
Além de trazer o maior quadrinista nacional, a CCXP ainda pretende dar espaço para os novos talentos das HQs brasileiras na Artists Alley (em tradução literal: alameda dos artistas). Lá, 200 iniciantes e independentes mostrarão seus trabalhos, revelando o momento efervescente dos quadrinhos no País. “Temos crescido em quantidade e qualidade. A Artists Alley é a área para os novos artistas, com projetos autorais que merecem ser reconhecidos”, opina Ivan Costa. Gustavo Duarte, que além da Graphic MSP tem histórias como Monstros! e Có!, estará presente. “Terei uma mesa para autografar e vender meus trabalhos”, anuncia Gustavo.
 
6. AS MÃOS POR TRÁS DE BATMAN, WOLVERINE, THOR E MUITO MAIS
 
Ainda na área de quadrinhos, a CCXP guarda outra surpresa para os aficionados por gibis: a presença de desenhistas, coloristas e roteiristas de histórias estrangeiras.
 
O destaque fica para José Luiz García-López, da DC Comics. “A primeira HQ que li, há quase 30 anos, trazia uma história desenhada por José Luis García-López, e é uma enorme alegria ter esse grande artista na lista de convidados da CCXP”, diz Ivan Costa, um dos organizadores da feira.
 
Também chamam a atenção Don Rosa, da Disney, Klaus Janson, também da DC, e Edward Coipel, da Marvel. “Quero muito conhecê-lo. Sou um grande fã do Coipel”, afirma o brasileiro Vitor Cafaggi, que comenta sempre se comportar mais como fã do que como autor em eventos de quadrinhos.
 
Além de participar de painéis, os quadrinistas famosos também venderão reproduções de seus desenhos na feira .

7. CONCURSO DE COSPLAY

Mas a Comic Con Experience não se resume apenas ao mundo dos balõezinhos: um dos destaques da feira este ano é o C3PO, organizado pela Cosplay Order. Não se trata do robô carismático de Star Wars, mas sim de um concurso de cosplay. Cos… o quê? Calma! Cosplay é um termo em inglês derivado de costume play, isto é: brincar de se fantasiar, de ser um personagem. Na CCXP, o concurso de cosplay vai avaliar quem são os fãs que melhor se vestem e encarnam os personagens que tanto gostam – seja ele o Homem de Ferro, um vilão de mangá ou até mesmo… o Pikachu. Fica a cargo da imaginação do fã, que poderá disputar em duas categorias: desfile e smash challenge. A diferença entre eles é que a smash challenge compreende uma performance, enquanto a categoria desfile contempla apenas o esmero na fantasia.

8. PRÉ-ESTRÉIAS DE FILMES
Outro destaque da San Diego Comic Con que a CCXP tentou reproduzir no Brasil são as pré-estreias de filmes, que serão exibidos na feira semanas antes de sua estreia no circuito comercial. Até o momento, duas saltam aos olhos: Operação Big Hero, primeiro filme de animação da Disney inspirado em uma história da Marvel, e O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos, longa-metragem que encerra a trilogia baseada na obra de J. R. R. Tolkien que antecede O Senhor dos Anéis.
 

Operação Big Hero, da Disney
 
9. COMPRAR COLECIONÁVEIS E EDIÇÕES LIMITADAS DE QUADRINHOS
Com tantas atrações baseadas no mundo da cultura pop, é natural que a Comic Con Experience também aproveite a paixão dos fãs para vender alguns artigos especiais. “Como colecionador, é uma oportunidade que não dá para perder”, diz o organizador Ivan Costa. Além das reproduções de quadrinistas e das novidades do mercado, estarão disponíveis na feira bonecos exclusivos do Mickey, do Homem de Ferro, do Batman e do Coringa, além do fac-símile da primeira edição da revista Zé Carioca, protagonizada pelo papagaio malandro da Disney. O quadrinista Vitor Cafaggi resume o sentimento por trás disso tudo: “Quero gastar muito dinheiro! (risos)”, diz ele.

10. TIRAR FOTOS COM ÍDOLOS
 
Além dos convidados já destacados, a feira ainda terá presenças ilustres: o ator Edgar Vivar, intérprete do Sr. Barriga e do Nhonho, vem ao País comemorar os 30 anos de Chaves; já Sean Astin vem falar sobre sua carreira, que tem Goonies e Senhor dos Anéis como destaques. A dupla Brad e Fiona Dourif, de Chucky, também estará em São Paulo, para contar mais sobre as histórias do boneco assassino. “Além de falarem em painéis, esses artistas vão estar em sessões de Meet & Greet (“conhecer e cumprimentar”, em tradução literal), que são eventos privados nos quais o fã pode tirar uma foto e pegar um autógrafo do seu artista favorito", explica Ivan Costa. Ou seja: hora de preparar seu melhor sorriso e caprichar na selfie.
 
Se você se entusiasmou com tudo isso e decidiu comprar um ingresso para a Comic Con Experience, pode preparar o bolso: a entrada inteira custa R$ 140 para um dia de feira. Há uma promoção de meia-entrada, na qual se pede para que o visitante doe um livro em troca do desconto. Todos os preços e detalhes estão disponíveis aqui.
 
E, além de tudo, vale seguir a dica do jornalista Pablo Miyazawa, dono de um blog sobre cultura pop no UOL e veterano em eventos desse tipo: “Reduza as expectativas e permita-se a surpresa. Não vá focado em apenas uma coisa, mesmo porque será grande a quantidade de gente que estará lá para ver/fazer a mesma coisa que você. Prepare-se para andar muito, ficar em pé por horas e muito corpo a corpo com outros visitantes. Vista a camisa da diversão e deixe rolar. É só uma vez por ano!”.
 
O ator Sean Astin
 
 
Recomendamos para você