Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 25.11.2013 25.11.2013

DEZ games que você precisa jogar no Wii U

Por Míriam de Souza
 
A Nintendo já tinha alcançado um filão de sucesso com o Wii, que vendeu mais de 800 milhões de unidades em todo o mundo. Agora, a empresa japonesa aposta em seu sucessor, o Wii U. Com gráficos aprimorados e um novo controle, o aparelho chega oficialmente ao Brasil em 26 de novembro.
 
Enquanto é aguardada a chegada do console, o SaraivaContéudo selecionou dez games imperdíveis. Confira:
 
 
O encanador mais querido do mundo está de volta em um novo game de plataforma. O jogo é a continuação de New Super Mario Bros. Wii, lançado em 2009. Até cinco pessoas podem jogar simultaneamente – aquele que estiver com o gamepad não controla um personagem, mas executa mudanças no cenário, como mover blocos. Uma das novidades é a expansão New Super Luigi U, lançada em comemoração aos 30 anos do personagem. É o quarto game a ter Luigi como protagonista – Mario não aparece nem nas fases extras.
 
 
 
Faz nove anos que saiu, para o Nintendo GameCube, o jogo Pikmin 2, segundo título da série de estratégia em tempo real criada pelo japonês Shigeru Miyamoto. Agora, no Wii U, o jogador comanda até 100 criaturinhas chamadas Pikmin. Juntas, elas podem construir pontes, derrubar muros e derrotar inimigos, facilitando a exploração dos cenários.
 
 
 
É a continuação de Super Mario 3D Land, lançado em 2011 para o Nintendo 3DS. Uma novidade é que a princesa Peach está entre os personagens jogáveis no multiplayer. Desta vez, ela não é sequestrada. Além de Peach, Rosalina, Luigi, Toad e, claro, Mario podem ser controlados pelo jogador. Um dos itens do game transforma os personagens em gatos e permite que eles ataquem com mais velocidade ou escalem paredes.
 
 
 
Originalmente lançado nos Estados Unidos em 2003, o jogo de Nintendo GameCube foi remasterizado para o Wii U. Dirigido por Eiji Aonuma, Wind Waker inovou por usar gráficos cel-shaded, que lembram desenhos animados. Na nova versão, o gamepad serve como inventário, ajudando a selecionar acessórios rapidamente. Também é possível usar a tela de toque em funções práticas, como atirar flechas.
 
 
 
O game foi anunciado em 2012 como exclusivo do Wii U – seria até um dos títulos de lançamento do console. No entanto, a Ubisoft preferiu elaborar versões para outras plataformas. Mesmo assim, Rayman Legends está entre os melhores títulos lançados até agora para o console da Nintendo. Acompanhado pelo amigo Globox, o herói Rayman tem que resgatar pequenas criaturas azuis chamadas Teensies, em fases de plataforma com muitos segredos espalhados.
 
 
É o quarto game da série Scribblenauts, que estreou no Nintendo DS em 2009. A jogabilidade continua basicamente a mesma. Maxwell, o protagonista, tem que pegar uma estrela em cada fase. Para isso, o jogador escreve e combina substantivos criando os mais diferentes objetos. Além disso, há o sistema de adjetivos que estreou no jogo anterior, Super Scribblenauts, de 2010.
 
 
Assim como os outros jogos de Lego, é impossível morrer e há um vasto mundo para explorar. No entanto, desta vez, os personagens são super-heróis da Marvel, como Homem-Aranha, Hulk e Wolverine. Cada um tem poderes diferentes, necessários para avançar em determinados pontos das fases. Por isso, o mais divertido é jogar no modo cooperativo e dividir tarefas.
 
 
O ganancioso rival de Mario está de volta com uma história própria. Game & Wario é composto de 16 minigames com os mais absurdos temas. Há, por exemplo, um game de boliche para dois jogadores; outro em que é preciso conduzir o personagem em uma vassoura por um mundo de sobremesas; e ainda um cujo objetivo é roubar maçãs sem ser notado.
 
 
 
 
O game funciona de maneira semelhante à de Wii Sports, para o Wii: serve principalmente para mostrar as funcionalidades do gamepad – mas nem por isso deixa de ser divertido. Em um cenário de parque de diversões, os jogadores têm acesso a 12 minigames. Até cinco pessoas podem jogar juntas, sendo que uma delas pode usar o gamepad.
 
 
Hideki Kamiya, criador da série Devil May Cry e do game Okami, é o responsável por esse título exclusivo do Wii U. O jogador controla um grupo de super-heróis que podem se unir, transformando-se em objetos maiores e atacando monstros gigantes. As formas também podem ser usadas para resolver quebra-cabeças.
 
 
Recomendamos para você