Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 22.03.2013 22.03.2013

DEZ filmes para conhecer Robert Downey Jr.

Por Thaís Ferreira
 
 
O Homem de Ferro estará de volta às telonas no próximo dia 26/4. Depois de duas produções próprias e da aparição em Os Vingadores, o personagem retorna. Desta vez, ele será desafiado pelo vilão Mandarin, interpretado por Ben Kingsley (de A Lista de Schindler e A Invenção de Hugo Cabret). 
O novo malfeitor irá colocar a vida do protagonista e de sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) em risco. A franquia do herói mais sarcástico da Marvel chega ao terceiro filme com algumas alterações: a saída do diretor Jon Favreau (que também atua como o personagem Happy Hogan) para a entrada de Shane Black, conhecido por seu trabalho como roteirista de Máquina Mortífera.
 
Assista ao trailer do filme: 
 

 
Robert Downey Jr. interpreta pela quarta vez o Homem de Ferro e se prepara para representar o papel novamente em Os Vingadores 2, que tem o lançamento previsto para 2015. Mas muito antes de vestir a armadura do herói, ele já viveu outros personagens que marcaram sua carreira. O SaraivaConteúdo separou dez filmes para você conhecer a trajetória do ator no cinema. 
 
1. Tuff Turf – O Rebelde (1985)
 
O ator vive o nerd Jimmy em Tuff Turf – O Rebelde
 
Ele iniciou muito cedo na carreira: aos cinco anos, no filme Pound, dirigido pelo seu pai Robert Downey. Após alguns papéis durante a adolescência, interpretou Jimmy Parker no drama adolescente Tuff Turf – O Rebelde. O longa conta a história de Morgan (James Spader, atualmente conhecido pelo seriado Justiça Sem Limites), um jovem que muda de cidade e acaba arrumando problemas com uma gangue violenta. Robert Downey Jr., com apenas 20 anos, é um dos coadjuvantes da trama. 
 
2. Abaixo de Zero (1987) 
 
Downey no papel de Julian
 
Baseada no livro homônimo, a película conta a trajetória de Julian, um garoto de boa família, mas que se tornou viciado em drogas. Clay (Andrew McCarthy), seu melhor amigo, e sua namorada Blair (Jami Gertz) lutam para tirá-lo da dependência. A interpretação de Downey como o protagonista foi elogiada e abriu caminhos para personagens mais densos. 
 
3. Chaplin (1992) 
 
O ator foi indicado ao Oscar por Chaplin
 
Robert foi Charlie Chaplin na produção que contava a história da vida do grande cineasta. A obra retrata desde a infância em Londres até o reconhecimento pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 1929, passando pelos grandes amores e pelos problemas políticos. O filme recebeu três indicações ao Oscar, incluindo o de melhor ator para Downey Jr. 
 
4. Ricardo III (1995)
 
Cena de Ricardo III
 
De Chaplin a Shakespeare, ele interpretou o Lord Rivers na adaptação cinematográfica de Ricardo III. Nesse trabalho, Downey contracenou com atores experientes, como Ian McKellen (de Senhor dos Anéis), Annette Bening (de Beleza Americana) e Jim Broadbent (Moulin Rouge). A clássica história do rei tirano e sanguinário ganha uma versão moderna, em uma Inglaterra dominada por um estado fascista. 
 
5. Na Companhia do Medo (2003) 
 
Downey no terro Na Companhia do Medo
 
O ator se arrisca no gênero terror no longa Na Companhia do Medo. No filme, a psiquiatra criminal Miranda Grey (Halle Berry) é acusada de matar o seu marido. O personagem de Robert Downey Jr., Pete Graham, tenta ajuda-la a entender o que aconteceu realmente. Nesse papel, ele teve a oportunidade de mostrar o seu lado mais sombrio e obscuro.
 
6. Boa Noite, e Boa Sorte (2005)
 
Robert em Boa noite, e Boa Sorte
 
O confronto entre o âncora da CBS Edward R. Morrow e o senador Joseph McCarthy é o enredo de Boa Noite, e Boa Sorte. Nesta trama, Downey é Joseph Wershba, editor e correspondente da CBS News. A película foi dirigida por George Clooney e foi indicada a melhor filme e melhor roteiro original. 
 
7. Zodíaco (2007)
 
Downey Jr. interpreta mais um jornalista em Zodíaco
 
Outra obra cheia de suspense que teve a participação do ator foi Zodíaco, que narra, a partir de fatos verídicos, a trajetória de David Toschi (Mark Ruffalo): um inspetor de polícia que tenta, obsessivamente, desvendar a identidade de um serial killer, conhecido como Zodíaco. Interpretando mais uma vez um jornalista, Downey é Paul Avery, repórter policial do jornal San Francisco Chronicle que se envolve nas investigações do caso. 
 
8. A Pele (2006) 
 
 Cena de A Pele
 
Em A Pele, Downey é Lionel Sweeney, um portador de tricotomia, disfunção caracterizada pelo excesso de pelos em todo o corpo. A obra conta a história de Diane Arbus (Nicole Kidman), uma fotógrafa casada que se encanta por Lionel e decide retratá-lo. O filme é inspirado na vida da artista que, ao longo de sua carreira, dedicou-se a registrar o bizarro e o incomum por meio de séries fotográficas.
 
9. O Solista (2009)
 
Sempre em busca de uma boa história, um colunista do Los Angeles Times conhece o morador de rua Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), ex-músico clássico e esquizofrênico que toca nas ruas da cidade. O jornalista, vivido por Downey Jr., começa uma amizade com o mendicante, e essa relação muda a vidas de ambos. 
 
10. Trovão Tropical 
 
Em Trovão Tropical, ator foi Kirk Lazarus
 
Robert Downey Jr. interpreta o ator premiado Kirk Lazarus no satírico Trovão Tropical. O filme é metalinguístico e conta, com muito humor, os bastidores de uma produção de guerra. Lazarus é um intérprete exagerado que troca a cor da pele para viver o papel.  
 
 
 
Recomendamos para você