Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 27.09.2013 27.09.2013

DEZ filmes inspirados em obras de Elmore Leonard

Por Marina Della Valle
 
Empolgado com a atuação de Timothy Olyphant como seu personagem Raylan Givens na série Justified (Space), o escritor Elmore Leonard, antes de falecer em agosto deste ano, aos 87 anos, decidiu trazer o delegado de volta. O personagem aparece em seu último livro, Raylan, lançado agora pela Companhia das Letras.
 
Leonard tinha participação ativa no seriado, do qual era produtor executivo, fornecendo ideias e textos para a trama. Foi Olyphant, por sua vez, quem sugeriu a ele um novo livro com Raylan, que já fazia parte dos romances Pronto e Riding the Rap e do conto “Fire in the Hole”. Em Raylan, o personagem se envolve com uma quadrilha de traficantes de órgãos.
 
O relacionamento do escritor com as telas sempre foi simbiótico e prolífero. São 20 livros adaptados para o cinema e nove para a TV, além de nove roteiros originais. Ele quase sempre participava das produções e não se furtava a criticar o que não gostava.
 
Veja dez filmes baseados em obras de Elmore.
 
1. JACKIE BROWN (1997)
Livro: Ponche de Rum (Rocco, 1997)
Direção: Quentin Tarantino
 
O filme de Tarantino talvez seja a adaptação cinematográfica mais conhecida de uma obra de Elmore. Jackie Brown (Pam Grier) – no livro, o sobrenome dela é Burke – é aeromoça de uma companhia aérea mexicana que contrabandeia dinheiro para os Estados Unidos a mando do traficante de armas Ordell Robbie (Samuel L. Jackson). Quando ela é detida com a grana de Ordell e cocaína, o bandido teme que a aeromoça se torne informante da polícia e paga sua fiança com a intenção de matá-la, mas o plano desanda. A adaptação era uma das prediletas do escritor.
 
2. OS INDOMÁVEIS (2007)
Conto: “3:10 to Yuma” (publicado originalmente na revista Dime Western Magazine, em 1953)
Direção: James Mangold
 
Remake de uma adaptação de 1957 do conto de Elmore, Os Indomáveis revisita um gênero bem explorado pelo autor: o faroeste. No enredo, Dan Evans (Christian Bale), rancheiro atormentado por dívidas, termina por ajudar a prender o fora da lei Ben Wade (Russel Crowe), que acabou de assaltar uma diligência levando o pagamento de uma empresa ferroviária. Evans aceita participar da escolta que conduzirá Wade a bordo de um trem para outra cidade, onde será julgado. Mas a gangue do bandido resolve enfrentar a comitiva para libertar o chefe.
 
Jackie Brown
Os Indomáveis
 
 
3. O NOME DO JOGO (1995)
Livro: Get Shorty (1990)
Direção: Barry Sonnenfeld
 
Chili Palmer, o gângster interpretado por John Travolta, é um dos personagens mais conhecidos de Elmore. Ao coletar uma dívida de jogo em Los Angeles, resolve apostar no ramo do cinema, com um filme baseado em sua vida. A sequência da saga de Chili Palmer, Be Cool (1999), também ganhou versão cinematográfica: O Outro Nome do Jogo (2005), dirigida por F. Gary Gray. Cheio de participações especiais de astros pop, o longa não agradou muito ao escritor, que declarou renegá-lo.
 
4. IRRESISTÍVEL PAIXÃO (1998)
Livro: Irresistível Paixão (Rocco, 1999)
Direção: Steven Soderbergh
 
Este longa mostra mais uma aventura da delegada Karen Sisco (Jennifer Lopez), que é sequestrada por dois fugitivos da prisão: Jack Foley (George Clooney) e Buddy (Ving Rhames). É o começo de uma grande atração entre Jack e Karen e de um jogo de "gato e rato" entre a gangue de ladrões e a delegada. O filme foi indicado ao Oscar nas categorias melhor edição e melhor roteiro adaptado. A interpretação de Clooney arrancou elogios do autor.
 
O Nome do Jogo
O Outro Nome do Jogo
 
 
5. LIFE OF CRIME (2013)
Livro: The Switch (1978)
Direção: Daniel Schechter
 
O filme fechou o último Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá), em setembro deste ano, e é baseado na história anterior a Ponche de Rum, obra que gerou Jackie Brown. Traz outra aparição cinematográfica dos personagens Ordell Robbie e Louis Gara, interpretados pelo rapper Mos Def e por John Hawkes, respectivamente. Os dois sequestram Mickey (Jennifer Anniston), a mulher do empresário Frank Dawson (Tim Robbins), atrás de um resgate milionário. Mas o marido não parece tão ansioso para trazê-la de volta.
 
6. HOMBRE (1967)
Livro: Hombre (Rocco, 2004)
Direção: Martin Ritt
 
Este clássico do faroeste traz Paul Newman como John Russel, um homem branco que sofre preconceito por ter sido criado por índios apache. Durante uma viagem, um dos outros passageiros da diligência descobre sua ligação com os índios e pede que ele vá para cima do veículo, com o condutor. Quando o grupo é atacado por bandidos, é Russel quem ajuda todos a escaparem com sua habilidade no gatilho.
 
Life of Crime
Hombre
 
 
7. TOUCH (1997)
Livro: Touch (1987)
Direção: Paul Schrader
 
Juvenal (Skeet Ulrich) fica conhecido por seu aparente dom de curar doentes com o toque das mãos. O ex-evangélico Bill Hill (Christopher Walken) vê nele a oportunidade de conseguir um bom lucro e manda sua amiga Lynn (Bridget Fonda) se aproximar do moço. A trilha do filme foi composta por Dave Grohl, ex-Nirvana e atual líder do Foo Fighters.
 
Touch
 
 
8. QUANDO OS BRAVOS SE ENCONTRAM (1971)
Livro: Valdez Vem Aí (Rocco, 2004)
Direção: Edwin Sharin
 
Western no estilo “vingança do justiceiro”. Burt Lancaster, que interpreta o xerife Bob Valdez, é enganado por um rancheiro, Frank Tanner (John Cypher), que o leva a matar um inocente. Por isso, Bob pede a Frank uma indenização para a viúva, mas é brutalmente espancado, humilhado e torturado por seus capangas. Quando se recupera, volta carregado de armas, e o resto é bangue-bangue.
 
9. O GOLPE (2004)
Livro: The Big Bounce (1969)
Direção: George Armitage
 
Essa adaptação está entre as menos cotadas por Elmore. O livro já tinha sido filmado em 1969, com Ryan O'Neall. A versão de Armitage dá um ar mais pastelão à história de Jack Ryan (Owen Wilson), malandro com um gosto por pequenos golpes que vai para o Havaí, onde é cooptado pelo poderoso Walter Crewes para investigar criminosos locais.
 
10. KILL SHOT – TIRO CERTO (2008)
Livro: Kill Shot – Tiro Certo (Rocco, 2007)
Direção: John Madden
 
O próprio Elmore assina a adaptação de seu livro de mesmo nome (ed. Rocco, 2007), em parceria com o diretor e roteirista iraniano Hossein Amini. O assassino de aluguel Armand “Blackbird” Degas (Mickey Rourke) e seu parceiro Richie Nix (Joseph Gordon-Levitt) armam um golpe frustrado, que acaba sendo testemunhado por um casal em crise, Carmen (Diane Lane) e Wayne Colson (Thomas Jane). A partir daí, os Colson são colocados no programa de proteção a testemunhas, mas isso não impede que se tornem os novos alvos da dupla de bandidos. 
 
O Golpe
Kill Shot
 
 
Recomendamos para você