Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 23.10.2014 23.10.2014

Dez eventos imperdíveis em Manaus

por Felipe Candido

Manaus é uma cidade ímpar na cultura brasileira. Rodeada pela floresta, a capital amazônica é muito eclética e, dentre os seus diversos eventos anuais, apresenta uma rica diversidade de arte, moda e gastronomia. Da ópera ao boi-bumbá, do jazz à cultura indígena, tudo está em Manaus.

No dia 24/10, data em que a cidade completa 345 anos, o SaraivaConteúdo apresenta uma série com dez eventos imperdíveis do calendário oficial de Manaus, em diversas épocas do ano, que comprovam que a capital amazonense é uma referência nas mais diversas áreas culturais.

1. Festival Folclórico de Manaus

Assim como ocorre na vizinha cidade de Parintins, Manaus tem seu festival que exalta a tradição do Boi-bumbá. Há quase 60 anos, durante os meses de junho e julho, a capital vira palco para o Festival Folclórico de Manaus.
Pelas ruas manauaras desfilam as agremiações Boi Brilhante, Boi Corre Campo e Boi Garanhão. A festa, além de divertir os foliões, é uma forma de preservar a história e a tradição locais, passando os ensinamentos para as gerações mais novas. O Boi Corre Campo é o mais antigo ainda em atividade, tendo sido fundado em 1942.

2.Festival Amazonas de Ópera

Manaus, a capital amazônica encravada no coração da floresta, é também uma das principais referências mundiais quando o assunto é ópera. O Teatro Amazonas, um dos principais cartões-postais da cidade, recebe durante os meses de abril e maio o Festival Amazonas de Ópera, parte do calendário oficial da cidade desde 1996 e um dos mais importantes do mundo no gênero.
Além de apresentar ao público o que acontece de melhor no mundo da ópera, com montagens nacionais e estrangeiras, além de algumas encenadas especialmente para o evento, o festival também tem em sua programação debates, mesas-redondas e conversas sobre o universo da música erudita.

3. Carnaboi

Assim como em outras regiões do país, Manaus também tem seus desfiles de escola de samba, com alegorias, fantasias e muito samba no pé. Mas o grande destaque da folia de Momo na cidade fica por conta da presença do Boi-bumbá.
Vindas diretamente da cidade de Parintins, as agremiações Garantido e Caprichoso fazem a festa nas noites de segunda e terça-feira do Carnaval. Diferentemente da competitividade que acontece em Parintins, o Carnaval em Manaus é só festa: não há disputa de título entre eles.

4. Festival Amazonas de Jazz

Também realizado no Teatro Amazonas, o Festival Amazonas de Jazz ocorre no mês de julho e entrou no calendário oficial da cidade em 2005.
O evento também se tornou uma referência mundial para músicos e amantes do gênero, recebendo os mais tarimbados nomes da cena jazzística do planeta. Por ele já passaram artistas da importância de Gilson Peranzzetta, Guinga, Eumir Deodato, Dafnis Prieto e Naná Vasconcelos.

5. Mês do Mestiço e do Caboclo

Desde 2007 é comemorado na cidade o Dia do Mestiço, em 27 de junho. Para celebrar a data, desde então, é promovido na cidade, através do instituto cultural Nação Mestiça, o Mês do Mestiço e do Caboclo.
Durante todo mês de junho, a cidade recebe programação cultural, artística e educacional que visa demonstrar a importância e o orgulho que o povo amazonense tem de suas raízes, vindas dos mais diferentes grupos étnicos que formaram o Brasil, como os europeus, africanos e, em especial, as nações indígenas.

6. Amazonas Film Festival

Realizado desde 2001, entre os meses de outubro e novembro, o Amazonas Film Festival acabou se tornando um dos principais eventos cinematográficos do país.
Tendo como palco o Teatro Amazonas, o festival apresenta em sua programação longas-metragens e curtas-metragens amazonenses, nacionais e internacionais, mas o diferencial do Amazonas Film Festival é que ele proporciona e estimula a descoberta de novos talentos e a formação de técnicos e artistas no campo do audiovisual.

7. Samba Manaus

Quando pensamos em samba, Manaus não é a primeira cidade que nos vem à mente. Porém, todos os anos, em setembro, a capital vira palco para o “maior evento de samba do mundo”.
Presente no calendário oficial de festas da cidade desde 2001, o Samba Manaus reúne alguns dos maiores expoentes do gênero e faz a alegria dos cidadãos da capital amazonense. Apresentando desde os nomes mais populares do pagode até os mais tradicionais sambistas de raiz, a festividade contagia o público, que sempre lota os locais de apresentação.

8. Boi Manaus

O aniversário de Manaus, comemorado em 24 de outubro, não poderia ficar de fora das celebrações dessa cidade tão efervescente. Durante três dias consecutivos, a capital do Amazonas é tomada pelo Boi Manaus, uma espécie de micareta de boi-bumbá que arrasta para as ruas do município milhares de foliões. Estima-se que, a cada ano, aproximadamente 150 mil pessoas participem da festa.
Dançando ao som das tradicionais toadas e vestindo os tururis (versão manauara dos abadás baianos), os brincantes acompanham os trios-elétricos, sendo levados pela cadência do “dois pra lá, dois pra cá”, típico das músicas de influência indígena, durante os três dias oficiais do Boi Manaus.

9. Brasil Sabor

É claro que uma cidade com riqueza de paladares não poderia deixar de ter uma festa gastronômica. O Brasil Sabor acontece uma vez por ano – sempre no mês de maio – em todo o país, mas em Manaus ele tem sabor especial.
Divulgando os sabores locais, o evento acabou atraindo inúmeros turistas para a cidade. Ingredientes como pirarucu, tambaqui, jaraqui e muitos outros são usados para criar combinações de gostos e cheiros que encantam os paladares.

10. Estética e Moda Manaus

A capital amazonense também tem seu evento dedicado à moda. O Estética e Moda Manaus acontece no mês de setembro e apresenta as principais tendências para roupas, acessórios e outros assuntos estéticos.
Durante os dias de feira também acontecem as finais de alguns concursos de beleza tradicionais da cidade, como Miss Amazonas Plus Size, Mister Amazonas Fitness e Top Model Amazonas. Na edição realizada em 2014, o evento apresentou uma novidade. Dentro da programação, foi realizado o Congresso Científico de Estética e Moda, com debates, palestras e outras atividades sobre o assunto.

Recomendamos para você