Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 02.04.2013 02.04.2013

DEZ curiosidades sobre a série “Tapas & Beijos”

Por Felipe Gatto
 
A série de humor Tapas & Beijos está prestes a estrear sua terceira temporada na TV Globo. Responsável pelos textos de TV Pirata, Sai de Baixo e A Grande Família, Cláudio Paiva diz que o trabalho nesse projeto tem sido sensacional. “É um desafio escrever toda semana um roteiro tão amarrado, onde as histórias se cruzam, e que seja engraçado e comovente ao mesmo tempo”.
Conversamos com o roteirista, que nos contou algumas curiosidades inéditas sobre o programa, além de adiantar várias novidades.
 
1. NOVIDADES NA TERCEIRA TEMPORADA
 
Para a nova temporada, Cláudio nos revelou as principais novidades, inclusive que Fátima e Sueli irão novamente viver no subúrbio. Elas perderão o apartamento em Copacabana e voltarão a andar de ônibus e pagar aluguel.
“O Djalma se afastará da loja e Flavinha bota as garrinhas de fora. A ex-mulher de Jorge vai morar com ele e Armane volta pra ‘barata cascuda’, para conseguir que o sogro banque a reconstrução da sua loja (que pega fogo no primeiro episódio)”.
2. CRIAÇÃO E TEMAS DA SÉRIE
O ponto de partida da série foi o desejo de escrever sobre as mulheres. “A vontade veio da convivência com minhas filhas, minha esposa e parentes. As mulheres da família Paiva não são fáceis”, brinca Cláudio.
Os temas do cotidiano são bases das situações do programa. “As histórias vêm de amigos, das pessoas que me cercam ou de quem observo. O desafio é transformar essa observação em roteiros em que o público se reconheça”, explica ele.
 

Cláudio reforça que busca escrever sobre os desejos comuns do ser humano. “Todos querem ser amados”, diz.

3. PERSONAGENS
 
Cláudio Paiva criou as protagonistas pensando justamente em Fernanda Torres e Andrea Beltrão. “Escrevo para os atores. Isso ajuda a fazer com que eles se sintam íntimos dos personagens mais rapidamente”.
A química entre as duas atrizes é inegável. Elas são amigas desde a adolescência, quando começaram a estudar teatro no Tablado – famoso curso de formação de atores fundado por Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro.
4. MOMENTO MARCANTE E CENA FAVORITA
“Para mim, um dos momentos mais marcantes de bastidores foi o primeiro dia em que vi o cenário da cidade. Deu um medão! Penso que construíram isso tudo e agora eu tenho que fazer a coisa funcionar. Passaram-se anos, mas sempre fico impressionado quando vou lá”, relembra Cláudio.
Uma das cenas favoritas e de maior emoção para o roteirista foi em um episódio no qual a dupla de amigas brigava. “O estúdio estava uma zona, com a equipe acertando luz, câmera, e as atrizes quietinhas num canto, concentradas. Quando chegou a hora da cena, baixou um santo nelas, nossa! Eu amo essas duas”.
 
                                                              TV Globo / Alex Carvalho
As protagonistas de Tapas & Beijos

5. FIGURINOS

Os figurinos das personagens Fátima e Sueli foram inspirados nas divas dos anos 50 e 70, com referências a Sophia Loren e Gina Lollobrigida. Entre os homens, Jurandir veio dos malandros cariocas e o Seu Chalita usa acessórios típicos do Líbano, como o Masbaha, cordões, colete e lenços.
6. CIDADE CENOGRÁFICA
Para as gravações de Tapas & Beijos, foi necessária a construção de uma cidade cenográfica que representasse Copacabana. Com cerca de 1.000 m², o visual criado é um misto de vintage com contemporâneo, o que torna o cenário o mais próximo possível da realidade do bairro.
A cidade fictícia tem 11 pontos de comércio, entre eles: a Djalma Noivas (com arquitetura similar à das grandes lojas de noivas), o Rei do Beirute (restaurante que mistura influências cariocas, libanesas e árabes) e a importadora de Armane (inspirada nas lojas da Rua 25 de Março, em São Paulo, e da Saara, no Rio de Janeiro).
7. PRÊMIOS CONQUISTADOS
Tapas & Beijos já acumula 12 prêmios recebidos (Contigo!, APCA, Arte Qualidade Brasil Televisão e Extra), em apenas dois anos no ar – dentre eles, troféus de melhor série de TV, autor, atriz e ator.
8. EM FAMÍLIA
O ator Fábio Assunção, que interpreta Jorge, sempre leva o seu filho mais velho para acompanhar as gravações. Além de assistir às cenas, o pequeno João aproveita os intervalos das filmagens para jogar xadrez com o pai.
9. SUCESSO NAS FESTAS DE CASAMENTO
Feitos em biscuit, os noivos do bolo de casamento que aparecem na abertura da série estão entre alguns dos itens de cenografia mais pedidos na Central de Atendimento ao Telespectador da Rede Globo.
10. TAPAS & BEIJOS NO CINEMA
Apesar de haver produtores interessados, o roteirista afirma que ainda não é o momento de a série virar um longa. “Por enquanto, toda ideia boa que tenho, ponho no programa. Ele é nosso principal produto”, finaliza Cláudio Paiva.
 
                                                                                                                               TV Globo / Alex Carvalho
Elenco, diretor e roteiristas em coletiva de imprensa da nova temporada
 
Recomendamos para você