Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 30.11.2009 30.11.2009

Dez coisas mais legais construídas com o Minecraft

por Míriam de Souza

Um bloco depois do outro. Assim, um jogador de Minecraft pode fazer praticamente qualquer coisa. De verdade: o game pertence ao gênero sandbox (“caixa de areia”), que dá total liberdade para criar suas próprias aventuras.

Lançado em 2009, o game já vendeu 54 milhões de cópias em todas as plataformas. Ele está em quase todo sistema de jogo: PC, Mac, Linux, Raspberry Pi, Java, Android, iOS, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation Vita. A popularidade do jogo se deve exatamente à capacidade de criar coisas novas.

Conheça abaixo DEZ das invenções mais legais dentro do mundo de Minecraft:

1. Mina Kvarter

Para promover a revitalização de bairros suecos construídos nas décadas de 1950 e 1960, foi criado o projeto Mina Kvarter. Membros da comunidade Minecraft recriaram as versões originais de cada bairro, e os habitantes foram convidados a modificá-los e, assim, sugerir mudanças ao governo.

2. Block by Block

A partir do sucesso do Mina Kvarter, a ONU criou uma parceria com a Mojang, criadora de Minecraft, para levar o projeto ao mundo todo. Assim, crianças de comunidades carentes em países como Índia, Etiópia e Haiti podem elaborar projetos para mudar suas cidades.

3. Porto Real (Game of Thrones)

A capital da terra retratada em Game of Thrones foi construída em detalhes por fãs. Eles decidiram levar o projeto a sério e criaram o site WesterosCraft, que se dedica a recriar as cidades da obra de George R. R. Martin. Uma delas foi Pedra do Dragão, sede do governo de Stannis Baratheon.

4. RMS Titanic

Em 1912, o Titanic era o maior navio de sua época. Seu naufrágio causou a morte de mais de 1.500 pessoas, tornando-se uma das mais conhecidas tragédias da história. Seus 269 metros de comprimento foram retratados em escala real por um grupo de admiradores franceses.

5. Minas Tirith (O Senhor dos Anéis)

A bela capital de Gondor, também conhecida como Cidade Branca, foi reconstruída em bloquinhos. O modelo é repleto de cavernas e salas secretas, mostrando como poderiam ser alguns locais da cidade criada por J. R. R. Tolkien.

6. Computador de verdade

Por incrível que pareça, um fã conseguiu montar um computador rudimentar dentro do universo de Minecraft. Com a aparência de um complexo de prédios, ele tem 14 bytes de memória RAM e faz operações simples, como adição e subtração.

7. Cidade Babilônica

Um casal era tão apaixonado por Minecraft que criou uma cidade totalmente inspirada na Babilônia. Um fator que torna a construção especial é que boa parte dela foi realizada no modo Survival, no qual é preciso angariar recursos e evitar a morte.

8. Acidente de avião

Este avião criado por um usuário do site Reddit caiu em uma ilha tropical fictícia e foi partido ao meio. Então, o jogador pode explorar seu interior enquanto curte uma partida.

9. Torre de Babel

Há diversas interpretações da história bíblica da Torre de Babel, mas um usuário do Minecraft decidiu que construiria um edifício gigante, com 100 andares. Para isso, ele precisou empilhar 7 milhões de bloquinhos disponíveis no jogo.

10. Hogwarts (Harry Potter)

Escadas, salões e torres: todo fã dos livros e filmes da saga Harry Potter vai reconhecer os cenários desta versão em bloquinhos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Até a ponte para chegar ao castelo foi recriada em detalhes.

Recomendamos para você