Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 19.07.2013 19.07.2013

DEZ coincidências entre Robert Langdon e Indiana Jones

Por Carolina Cunha
 
O escritor Dan Brown já declarou que Robert Langdon, personagem criado por ele para protagonizar seus romances Anjos e Demônios, O Código da Vinci, O Símbolo Perdido e o recém-lançado Inferno, é na verdade seu alter ego.
No entanto, o herói de Brown tem muito em comum com outro personagem icônico de aventuras envolvendo História, arte e a descoberta de mistérios cabulosos. Estamos falando de Henry Jones Jr., mais conhecido como Indiana Jones, criado por George Lucas. Se você ainda não tinha reparado em algumas coincidências entre esses dois personagens, o SaraivaConteúdo listou dez motivos para acreditar que Langdon e Jones têm mesmo muito em comum.
1. PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Langdon e Jones têm uma profissão em comum: o primeiro é professor de iconografia religiosa e simbologia na renomada Universidade de Harvard, enquanto o segundo é professor de arqueologia. Em sala de aula, os dois gostam de trajar paletó de tweed e sapatos sociais.
2. DECIFRADORES DE CÓDIGOS
Todo pesquisador aventureiro precisa se gabar de suas descobertas. Quando comparados, tanto Langdon quanto Jones estão bem cotados nesse quesito. Pelos museus e quadros, o alter ego de Dan Brown encontrou um código nas pinturas de Leonardo da Vinci que indicava que Jesus foi casado com Maria Madalena. Em Inferno, ele precisa desvendar códigos criados por alguém que tem obsessão pela Divina Comédia, de Dante. Isso só para revelar parte das descobertas… Já o arqueólogo decifrou hieróglifos egípcios e realizou todos os sonhos dos seus colegas: achou a Arca da Aliança, a Caveira de Cristal e o mítico Santo Graal.
3. SOCIEDADES SECRETAS
Você acredita que facções secretas estão neste momento tramando uma conspiração? Robert Langdon já seguiu as pistas de grupos poderosos, como os maçons, os Illuminati e o Priorado de Sião. Já Indiana Jones desvendou a conspiração dos nazistas para conquistar a Arca da Aliança e enfrentou a fúria de uma seita indiana de assassinos.
4. IMITANDO SEUS CRIADORES
Os dois personagens herdaram um detalhe de seus criadores. A data de nascimento de Langdon é a mesma de Dan Brown, 22 de junho. Já o apelido “Indiana”, usado por Henry Jones Jr. quando encarna o aventureiro, é o mesmo nome do cachorro que George Lucas tinha quando pequeno.
5. SANTO GRAAL
A curiosidade é o combustível que move os dois personagens na busca por tesouros. No entanto, em um determinado momento de suas jornadas, o Santo Graal, como é chamado o cálice usado por Jesus na última ceia e que teria guardado seu sangue após a crucificação, entra na vida dos dois heróis: com Langdon em O Código Da Vinci, e com Jones no terceiro filme da série, Indiana Jones e a Última Cruzada, sendo o objeto a chave-mestra para que o aventureiro encontre o pai.
6. BELAS ASSISTENTES
 
Não é novidade que todo herói aparece acompanhado de uma bela moça. No caso dos nossos protagonistas, além de beleza, elas devem gostar de História, ciências e aventuras. Marion, a cantora Willie e a cientista nazista Elsa Schneider ajudaram e balançaram o coração de Indiana Jones. Langdon não fica atrás. Há sempre uma familiar de algum de seus colegas no caminho dele. Em Anjos e Demônios, ele ganha a companhia da cientista Vittoria Vetra, e conta ainda com a ajuda da criptologista Sophie Neveu em Código da Vinci, de Katherine Solomon em Símbolo Perdido e da doutora Felicity Sienna Brooks em Inferno.
7. INSPIRAÇÃO EM INTELECTUAIS
Robert Langdon foi inspirado no mitólogo Joseph Campbell. Ao assistir a uma entrevista com o autor de O Poder do Mito, Dan Brown ficou impressionado com o tom de voz e a mente aberta de Campbell e imaginou que seu personagem também falaria desse jeito. Outra inspiração veio de John Langdon, professor de tipografia na Universidade de Drexel, que é conhecido por sua criação de ambigramas. Já uma das inspirações de Indiana Jones foi o australiano Gordon Childe (1892/1957), um filólogo que se especializou em arqueologia. Childe é citado no filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). Em uma cena, Jones recomenda a um de seus alunos a leitura das obras desse estudioso.
8. NÚMERO DE SEQUÊNCIAS
 
Bem, até o momento os dois aventureiros têm quatro histórias cada um: Langdon nos livros, e Jones no cinema. Não sabemos se o escritor Dan Brown vai tirar da manga mais uma sequência, mas no caso do quinto longa de Indiana Jones, isso dependeria apenas do aval de George Lucas. Harrison Ford e Steven Spielberg já teriam topado.
 
9. MEDOS BOBOS
 
Indiana Jones morre de medo de um bicho que parece inofensivo se considerarmos as aventuras pelas quais o herói já passou: uma cobra. Sempre que encontra o animal, o aventureiro fica irreconhecível. Já o clássico Robert Langdon tem medo de ficar em lugares muito fechados. Ele sofre de claustrofobia desde que caiu em um poço quando tinha 7 anos de idade.
 
10. HARRISON FORD
 
No livro Código da Vinci, Langdon é descrito como um “Harrison Ford em tecido de lã”. Bem, Ford foi o protagonista dos quatro filmes da série Indiana Jones. Coincidência ou uma pista deixada por Dan Brown sobre a verdadeira inspiração de Langdon?
 
Tom Hanks na pele de Robert Langdon e Harrison Ford como Indiana Jones
 
Recomendamos para você