Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 27.10.2014 27.10.2014

DEZ artistas que inspiraram Taylor Swift

Por Tiago Wonka
Se tivéssemos que eleger a jovem artista de maior destaque dos últimos tempos, sem dúvida Taylor Swift estaria entre as favoritas. Depois de emplacar 3 álbuns de sucesso, Fearless, Speak Now e Red, a cantora que começou na country music lança seu novo disco, 1989.
O primeiro trabalho oficialmente pop de Taylor, como a própria define, promete novas sonoridades vindas de 1980, década em que ela nasceu. E pelo primeiro single, “Shake it Off”, já dava para ter uma prévia do que viria.
A chamada “Década de Ouro” da música lançou muitos artistas que influenciaram esse trabalho de Swift. Por isso, conversamos com o crítico Daniel Corrêa, do site Tenho Mais Discos que Amigos, e separamos algumas referências musicais que Taylor cita em entrevistas ao longo de sua carreira, para que você conheça um pouco do que ela tem preparado.
1. SHANIA TWAIN
Let’s go, girls! Começamos a lista com uma exceção: Shania Twain, uma das cantoras mais conhecidas da história da música country, surgiu apenas nos anos 90; porém, é uma das artistas que mais exerceram influência direta sobre Taylor Swift. Apesar de Taylor ter definido 1989 como seu primeiro álbum pop, é impossível desvincular Shania de suas raízes, tanto musicalmente quanto com relação à imagem e carreira que Swift gostaria de seguir. Por isso, ela encabeça nossa lista.
2. MADONNA

Em segundo lugar, pela sua vanguarda, Madonna é principal inspiração de 99% das artistas pop femininas. No final dos anos 80, a cantora estava lançando seu álbum Like a Prayer, com single de mesmo nome, que se tornou uma de suas canções de maior sucesso. Para Taylor, “Like a Prayer” é “a música mais incrível de todos os tempos”.

3. CYNDI LAUPER
E como citar Madonna como referência nos anos 80 sem falar de Cyndi Lauper, que fez tanto sucesso quanto ela? Por isso ela figura aqui no 3º lugar. Nessa década, Cyndi emplacou vários hits, e o maior deles, “Girls Just Wanna Have Fun” do álbum She’s So Unusual, é uma música que se encaixa perfeitamente no conceito do novo trabalho de Taylor. Segundo a própria, o disco fala sobre viver a vida, aproveitar os amigos e se divertir. “Time After Time” é outro hit da veterana que deve influenciar 1989. É uma letra sobre um relacionamento conturbado, ponto que Taylor é especialista em abordar em suas canções.
4. MELISSA ETHERIDGE

Melissa Etheridge é uma cantora de rock americana vencedora de dois prêmios Grammy e um Oscar. Ela conseguiu emplacar várias músicas e se tornou uma artista muito respeitada, conhecida também por seu trabalho como ativista em prol da comunidade gay americana, fato que também dialoga com Taylor, como observa o crítico Daniel Corrêa: “O mais interessante desse processo de amadurecimento de Swift é que ela tem levantado bandeiras contra o sexismo”. Entre 1988 e 1989, Melissa lançou dois álbuns: Melissa Etheridge e Brave and Crazy, primeiro e segundo discos de sua carreira, respectivamente. Ela é citada pela própria Taylor como forte influência musical.

5. ANNIE LENNOX
Annie Lennox é uma artista escocesa lembrada por ser um dos maiores ícones femininos da música. É considerada a maior cantora branca de Soul Music. Além da carreira solo, ela foi vocalista da banda Eurythmics. Em toda sua história profissional, flertou com vários estilos musicais, entre eles o rock, pop e new wave, tornando-se uma artista extremamente versátil. É influência para várias cantoras de hoje, como Celine Dion, Christina Aguilera, Lady Gaga e, agora, Taylor Swift. Sua música mais conhecida, “Sweet Dreams (Are Made Of This)”, foi gravada por muitos outros artistas e se tornou um clássico.
6. BRUCE SPRINGSTEEN
Mas nem só de mulheres é feita esta lista! Bruce Springsteen é um cantor de folk rock muito conhecido nos EUA. Possui 20 Grammys e pouco mais de 25 álbuns em 45 anos de carreira. Em 1984, Bruce lançou seu disco Born in the U.S.A., um dos maiores trabalhos da carreira do cantor e um dos mais bem-sucedidos de todos os tempos, entrando para a lista de álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame. Taylor já declarou seu amor pelo cantor, inclusive já fez um cover de um de seus maiores hits, “Dancing in the Dark”.
7. A-HA

Um dos grupos mais famosos da década de 1980, a banda norueguesa A-ha trouxe a sonoridade do new wave para as paradas musicais. Em 1985, foi lançado o primeiro álbum do grupo, Hunting High and Low, que contém o hit de sucesso mundial “Take on Me”. Para Daniel, quem gostar de 1989 provavelmente também gostará de A-ha: “Lembra um som oitentista, com refrões com frases fortes e quase statements. Acho que os fãs dessa nova Taylor iriam gostar de bandas como A-ha ou Simple Minds”.

8. IMOGEN HEAP
Imogen é uma cantora e compositora britânica que flerta com o indie rock, eletrônico e pop. Heap não tem uma carreira artística muito expressiva quando falamos em vendas ou prêmios, porém é muito conhecida nos bastidores. Já fez colaborações com muitos artistas, principalmente os mais alternativos, como Mika. A influência de Imogen em 1989 é direta, pois ela coescreveu uma faixa com Taylor. Essa parceria é inclusive descrita por Swift como um “sonho”.
9. THE BEACH BOYS

Outra banda que figura entre as influências de Taylor é o grupo de rock The Beach Boys. Como o nome já sugere, o estilo musical é algo entre “surf music” e rock. Taylor fez um cover da música “God Only Knows”, presente no disco Pet Sounds, álbum considerado um clássico do pop.

10. STEVIE NICKS
Stevie Nicks está na lista de “100 Maiores Cantores de Todos os Tempos” da revista Rolling Stone. Swift certamente concorda com essa afirmação. Stevie é uma cantora de rock muito popular. Já lançou 7 discos solo e é conhecida por suas letras profundas e simbólicas. Stevie e Taylor dividiram o palco em uma performance no Grammy Awards de 2010, onde cantaram as canções “Today was a Fairytale” e “You Belong With Me”.
Mais sobre o novo CD no site da Saraiva.com.br:
Recomendamos para você