Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

Dez anos sem ‘Friends’

Por Thaís Ferreira
 
Se ao escutar a frase “So no one told your life was gonna be this way”, você bate três palmas. Se você já teve que inventar um pseudônimo e o primeiro que veio a sua cabeça foi Regina Falange. Se ao pedir unagui em um restaurante em japonês, você coloca dois dedos na têmpora. Você não está louco. É apenas um dos muitos aficionados por Friends
Em maio de 2004, os seis amigos encerravam um capítulo de suas vidas. Monica (Courteney Cox) e Chandler (Matthew Perry) adotaram gêmeos e estavam se mudando para o subúrbio. Depois de idas e vindas, Ross (David Schwimmer) e Rachel (Jennifer Aniston) ficavam finalmente juntos. Todos entregavam as chaves do apartamento e foram tomar um último café no Central Perk. O capítulo final de Friends emocionou os fãs e foi assistido por 52 milhões de pessoas, apenas nos Estados Unidos.
No Brasil, o fim da série não representou a última transmissão. Friends continua sendo reprisada regularmente pela Warner Channel durante os últimos anos. Mas ao contrário de alguns seriados que acabaram e são exibidos novamente, o programa criado por David Crane e Marta Kauffman não é apenas um tapa buraco na programação.
A atração entra no ar em vários períodos, inclusive no horário nobre da televisão por assinatura, que vai da 19h até a meia-noite. O canal também costuma fazer maratonas da série, atendendo aos pedidos dos telespectadores. Friends teve dez temporadas e foi tão bem sucedida que continua a fazer parte da vida de muitas pessoas.
OS ANTIGOS FÃS
 
A administradora Marcela Moreno tem 35 anos e começou a acompanhar o programa quando tinha 20. “Na época, um amigo meu, que morava nos Estados Unidos, me contou sobre a série e comecei a assistir. Até hoje não parei”, afirma Marcela. Ela revê os episódios diariamente e já perdeu as contas de quantas vezes viu a série completa.
Marcela não está sozinha. Vários admiradores do seriado continuam a assistir as temporadas frequentemente. É o caso do dentista Miguel dos Santos Couto, de 28 anos: “Friends não ficou datada e, mesmo depois de ver diversas vezes, ainda dou boas risadas”.
Os dois fãs da atração tem características em comum: assistiram ao último episódio há dez anos, reveem a série quase todos os dias, usam as frases do seriado durante conversas do cotidiano e sentem que são amigos de Monica, Rachel, Joey, Phoebe, Chandler e Ross.
 
O elenco de Friends
 
Segundo a psicóloga Camila Maia, é possível criar uma ligação afetiva com personagens da ficção. Esse é um fenômeno que acontece principalmente com programas de televisão que retratam situações que se aproximam do dia a dia dos telespectadores. “Faz parte de uma convivência. As pessoas conhecem os personagens e suas histórias de vida. Depois, começam a se identificar e se sentir parte da trama. É um processo muito parecido com o de fazer um novo amigo”, diz Maia.
O sucesso de Friends não pode ser atribuído apenas a esse efeito psicológico, mas por um conjunto harmonioso que inclui um elenco bem escalado, um roteiro engraçado, o bom desenvolvimento dos seis protagonistas e vários outros fatores que a fazem uma das melhores séries de todos os tempos. O reconhecimento não é apenas dos fãs; o programa também foi aclamado pela crítica: foram 163 indicações e 59 prêmios conquistados.
OS NOVOS FÃS
 
Mas não são apenas os fãs nostálgicos que assistem as reprises. Guilherme Marcos de Almeida, de 16 anos, começou a acompanhar a atração há dois anos: “Fiquei curioso porque sempre escutava falar sobre a série. Peguei um box emprestado com um amigo e viciei.”
Uma nova geração cresceu vendo as reexibições ou está descobrindo a série através dos DVDs. Eles acham que as roupas dos anos 1990 são estranhas e que os celulares e os computadores, que aparecem em cena, são peças de museu. Mesmo assim se divertem com as histórias.
Pietra Guerra, de apenas sete anos, vê o seriado junto com a mãe, Camila Pereira Guerra, desde que nasceu. “Ela assiste desenhos e programas educativos como qualquer criança, mas ela também pede para ver Friends”, afirma Camila. “O episódio favorito dela é o que Joey coloca a cabeça dentro do peru”.
O RETORNO SONHADO
 
Há dez anos os boatos sobre uma possível volta da série enchem os fãs de todas as idades de esperança e decepção. Com frequência surgem rumores sobre um possível filme com os personagens ou sobre um episódio especial. “Cansei de ler sobre o retorno de Friends. No começo, eu acreditava, mas agora acredito que isso não vai acontecer”, diz Marcela Moreno.
Mesmo sem esperanças de uma nova história, os fãs ligam suas televisões diariamente para encontrar todos os dias os seis amigos.
 
Encerramento após o último capítulo da série
 
Recomendamos para você